DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    O currículo de formação dos cursos de educação física : novas rupturas ou antigas continuidades?
    (2011) Mendes, Cláudio Lúcio; Prudente, Paola Luzia Gomes
    Neste artigo, tivemos como objetivo explicitar como são interpretadas – no currículo dos cursos superiores de Educação Física da região Centro-oeste de Minas – as normatizações constantes das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores do Conselho Nacional de Educação. Metodologicamente trabalhamos com: análises documentais (para a compreensão dos momentos que marcaram a trajetória dos cursos de Educação Física das referidas instituições) e entrevistas semiestruturadas (com o fim de captar atitudes, valores e opiniões dos entrevistados). Ao longo das análises, observamos a necessidade de mais pesquisas que abordem essas discussões, pois as interpretações das diretrizes, muitas vezes, passam por um desconhecimento da normatização e se baseiam em noções do senso comum circulantes na Educação Física. Concluímos que os processos de reestruturação curricular foram significativos momentos de disputas políticas que vão além do senso comum, mas não escapam de visões do senso comum.
  • Item
    Licenciatura x bacharelado : o currículo da educação física como uma arena de luta.
    (2011) Mendes, Cláudio Lúcio; Prudente, Paola Luzia Gomes
    Como os cursos de Educação Física interpretam as Diretrizes Curriculares Nacionais? Quais práticas discursivas dão base para a elaboração dos currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado? Essas são as duas perguntas que orientaram a problematização deste trabalho, e com base nelas foram investigadas cinco instituições privadas na região Centro-Oeste de Minas Gerais que oferecem o referido curso. Levamos em conta que todo currículo deve ser analisado como um espaço perpassado por relações de poder. Além disso, discutimos como as interpretações das Diretrizes são pautadas por relações de poder que dão forma aos currículos, forma adquirida em uma arena social de luta. Para a coleta de dados, utilizamos de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas e, para problematizar as Diretrizes, trabalhamos com análise documental. Analiticamente falando, na medida em que pesquisamos os históricos das reformas nos cursos de Educação Física, percebemos certa ênfase na estabilidade e na harmonia, não exatamente na mudança. As instituições pesquisadas optaram por manter uma estrutura curricular mais abrangente, sem se definirem claramente por uma das diplomações possíveis: licenciatura e bacharelado (em primeiro momento) e licenciatura e graduação (em segundo momento), não fazendo, assim, alterações e mudanças consideráveis em seus currículos.