DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.
    (2022) Santos, Fernanda Franco; Nunes, Célia Maria Fernandes; Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
    Esse artigo objetiva discutir as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil, no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de COVID-19, a partir de pesquisas sobre a temática. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Como fonte de dados, recorreu-se à análise das pesquisas: “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em 2020, pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e “Educação escolar em tempos de pandemia”, desenvolvida nesse mesmo ano pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A partir do diálogo entre esses dados, analisam-se aspectos das condições de trabalho, especialmente, a intensificação e a precarização que foram agravadas durante o ensino remoto emergencial. Esse cenário aponta para a necessidade de políticas de valorização docente, as quais serão ainda mais prementes no contexto pós-pandemia.
  • Item
    Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.
    (2020) Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Nunes, Célia Maria Fernandes
    As pesquisas sobre a formação de professores têm sido temáticas de destaque tanto no Brasil como América Latina. Neste artigo pretendemos apresentar o Dossiê que integra este número da Revista Formação Docente, bem como destacar alguns aspectos que ora aproximam, ora distanciam os países objeto dessas reflexões. Esse estudo envolveu seis países, a saber, Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. A escolha se baseou tanto na diversidade dos processos formativos evidenciados em cada país como na proximidade com os pesquisadores e pesquisadoras convidados. Mesmo com os avanços que cada país sinalizou em relação à formação de seus professores, os governos na América Latina ainda precisarão investir na formação e valorização profissional dos docentes, como um passo importante e decisivo na melhoria da qualidade da educação ofertada, bem como na redução das desigualdades sociais que enfrentam cada contexto regional.
  • Item
    Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.
    (2020) Nunes, Célia Maria Fernandes; Sales, Fernanda Karine Moura Silva
    A formação de professores é uma temática que permeia o campo de estudos na área da educação, bem como as políticas educacionais. Dentre as políticas, ressaltamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que consiste em uma ação indutiva na formação de professores objetivando valorizar e melhorar a formação docente. O programa é desenvolvido em parceria com universidades e escolas de educação básica e envolve licenciandos, supervisores (professores da educação básica), coordenadores de área e professores que atuam na coordenação institucional e na gestão dos processos educacionais (professores do ensino superior). Esse artigo faz parte de uma pesquisa qualitativa que buscou investigar a relação entre a formação e a prática docente na percepção dos coordenadores de área do PIBID/Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Neste artigo, apresentamos a análise dos dados coletados, por meio de questionários e entrevistas, referentes à categoria: “O que é ser professor e formador de professores”. Dentre as percepções foi possível identificar que os coordenadores de área do PIBID/UFOP estão em formação permanente e o PIBID foi uma possibilidade de aproximação com a escola pública de educação básica. O estudo permitiu-nos concluir ainda que há uma reciprocidade formativa entre os participantes, onde além de formarem também são formados. Os coordenadores de área reforçaram a concepção do conhecimento e do tato pedagógico alinhados à indissociação da teoria e da prática, o trabalho do formador pautado no diálogo, no compromisso com a educação pública, a formação de professores, com o ensino e aprendizagem e com a constante reavaliação de sua própria prática.
  • Item
    De mãos dadas : ensino e pesquisa na formação docente.
    (2014) Nunes, Célia Maria Fernandes; Corrêa, Hércules Tolêdo
    Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de estudos que temos desenvolvido procurando integrar o ensino e a pesquisa junto à formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossa metodologia consistiu na coleta de memoriais de leitura e escrita produzidos por alunos do curso de Pedagogia e numa análise de três memoriais escritos por alunos que, além de terem coeficiente de aproveitamento de ensino igual ou superior a nove, interagiram mais com os pesquisadores e apresentaram textos que se destacaram dos demais, tendo em vista suas reflexões e trajetórias. Os resultados mostram três textos com características bem distintas e que nos permitem desvelar as memórias e trajetórias singulares dos pedagogos em formação.
  • Item
    Saberes docentes e formação de professores : um breve panorama da pesquisa brasileira.
    (2001) Nunes, Célia Maria Fernandes
    As pesquisas sobre formação e profissão docentes apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais. Considera-se assim que este, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de sua utilização, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais etc. O objetivo deste texto é apresentar uma análise de como e quando a questão dos saberes docentes aparece nas pesquisas sobre formação de professores na literatura educacional brasileira, identificando as diferentes referências e abordagens teórico-metodológicas que os fundamentam, os enfoques e tipologias utilizadas e criadas por pesquisadores brasileiros. Acredita- se que a investigação dessa temática possibilitará identificar um percurso de pesquisa desenvolvido com características próprias, mas em compasso com uma tendência internacional no âmbito das pesquisas sobre o ensino e sobre os docentes.