DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Descrição da competência leitora no ensino fundamental.(2023) Barbosa, Lauren Angela Maria Nogueira; Matos, Daniel Abud Seabra; Soares, José FranciscoEsta pesquisa se propôs a elaborar objetivos de aprendizagem de leitura a partir da análise de sentenças descritoras de itens de avaliações externas em língua portuguesa. O principal referencial teórico foi a Taxonomia Revisada de Bloom, associada ao quadro conceitual do Programme for International Student Assessment 2018 de letramento em leitura. Foram usadas 1.813 sentenças descritoras, obtidas principalmente do Sistema de Avaliação da Educação Básica, a fim de elaborar um conjunto de objetivos com maior precisão dos termos nos enunciados que indicam o que se espera que os alunos aprendam. Como resultado, produziu-se um conjunto de 84 objetivos de aprendizagem de leitura que pode ser considerado uma síntese representativa da área de avaliação em leitura, com potencial de aplicação no ensino ou na avaliação.Item Avaliação no ensino superior : concepções múltiplas de estudantes brasileiros.(2013) Matos, Daniel Abud Seabra; Cirino, Sérgio Dias; Brown, Gavin Thomas Lumsden; Leite, Walter LanaOs objetivos dessa pesquisa foram: 1) analisar as concepções de avaliação dos alunos do ensino superior; 2) adaptar e validar o questionário Students’ Conceptions of Assessment (SCoA); 3) investigar as definições de avaliação dos alunos; 4) analisar como as concepções de avaliação predizem as definições de avaliação dos alunos; 5) analisar diferenças nas concepções de avaliação dos alunos pertencentes a uma Instituição de Ensino Superior pública e a uma privada. Utilizamos a teoria da aprendizagem autorregulada e métodos quantitativos e qualitativos.