DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item Juventude e transição para o ensino médio : desafios e projetos de futuro.(2021) Lebourg, Elodia Honse; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Silva, Luciano Campos daPara contribuir para o debate sobre a chegada dos jovens ao ensino médio, esta pesquisa analisou um grupo de estudantes de um distrito que, após a conclusão do ensino fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município. Para compreender como percebiam seus processos de transição para o ensino médio, a pesquisa de campo foi realizada com base em entrevistas reflexivas com oito jovens e o material gerado foi analisado por meio de perfis de configuração com informações organizadas individualmente. Constatou-se que a transição para o ensino médio, especialmente para jovens do interior, é um momento no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem complexos desafios. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para as discussões sobre os sentidos do ensino médio para jovens das camadas populares, sobretudo associados ao que planejam para o futuro.Item Delicadas travessias : um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil.(2015) Lebourg, Elodia Honse; Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoContribuindo com o debate sobre as juventudes em comunidades do interior do país, esta pesquisa analisou a situação de jovens que mudaram de ambiente escolar e social para ingressarem no Ensino Médio. Como objeto de estudo enfocou-se um grupo de estudantes do distrito de Lavras Novas que, após a conclusão do Ensino Fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município, em Ouro Preto. Buscando-se compreender como perceberam o processo de transição para o Ensino Médio em um espaço prioritariamente urbano e diversificado cultural e socialmente, esta pesquisa qualitativa privilegiou metodologicamente a realização de entrevistas reflexivas com oito moças e rapazes que atualmente estudam em diferentes escolas de Ouro Preto. O material produzido a partir dessa interlocução foi analisado por meio da elaboração de perfis de configuração nos quais as informações obtidas sobre cada jovem foram organizadas individualmente, através das seguintes categorias de análise: trajetória escolar, sociabilidade entre pares, sociabilidade com professores e constituição do sujeito. Esta pesquisa trouxe importantes contribuições para os estudos sobre juventude, entre elas a constatação de que a transição para o Ensino Médio, especialmente para jovens do interior brasileiro, é um momento complexo, no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem novos desafios e problemas. Deste jovem é exigido que saiba se situar em um novo espaço, lidar com estímulos e realidades até então desconhecidos, fazer novas amizades e se relacionar de forma diferente com seus pares e seus professores. É um momento delicado de transição que merece, portanto, maior atenção por parte das famílias, das escolas e dos gestores públicos.