DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Desenvolvimento profissional e inovação pedagógica : a experiência de formação dos professores supervisores do PIBID na Região dos Inconfidentes-MG.(2017) Jardilino, José Rubens Lima; Oliveri, Andressa Maris Rezende; Silva, Ises Mitiko MasagoEste trabalho é um recorte de uma investigação em rede desenvolvida no OBEDUC pela UECE, UFOP e UNIFESP, denominada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID”, que teve como objetivo reconhecer as contribuições do programa para a formação continuada e o desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica que integram o PIBID. Neste artigo, serão apresentadas considerações sobre a experiência de formação dos professores supervisores da Região dos Inconfidentes - MG, no que se refere ao desenvolvimento profissional e a inovação das práticas pedagógica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com trinta docentes. Os dados foram analisados a partir da perspectiva de Candau (2009), García (2009), Nóvoa (1995) e Jardilino et. al (2014), entre outros. Dentre os resultados, destaca-se que os entrevistados apontam que essa experiência de formação contribuiu para a ressignificação das práticas e para o seu desenvolvimento profissional. Assim, programas de formação nos moldes do PIBID podem ser pensados como uma alternativa de formação também para os docentes experientes, firmada na reflexão sobre a prática e na troca de experiências.Item Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.(2016) Jardilino, José Rubens Lima; Diniz, MargarethO presente artigo trata da temática sobre a formação continuada de professores(as) da Educação Básica no âmbito da discussão sobre a formação do professor(a). O lócus desta experiência refere-se a dois projetos dos grupos de pesquisa Formação e Profissão Docente (Foprofi e Caleidoscópio, respectivamente): “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”, projeto de pesquisa interinstitucional realizado com três universidades públicas (Ceará, São Paulo e Minas Gerais), financiado pela Capes/Obeduc; e o projeto “Conversações com mulheres-professoras em Santa Rita de Ouro Preto (2009-2015)”, que integra o Programa Caleidoscópio. Este artigo, embasado em duas metodologias da pesquisa no campo educacional – narrativas educacionais e conversação – retrata como professores(as) estão fazendo sua formação continuada no interior dos referidos projetos de pesquisa. Os resultados demonstram que os sujeitos/pesquisadores(as) envolvidos se situam numa concepção de professor(a)-pesquisador(a) para além do que genericamente vimos denominando de professor(a) crítico-reflexivo e professor(a)-pesquisador(a).