DEEDU - Departamento de Educação

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    A história da educação dos negros no Brasil.
    (EdUFF, 2016) Fonseca, Marcus Vinícius; Barros, Surya Aaronovich Pombo de
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    O congado vai para a escola e a escola vai para o congado.
    (2020) Fonseca, Marcus Vinícius; Silva, Fabiana Siqueira
    Nesse artigo apresentamos aspectos ligados à uma experiência singular envolvendo o congado e a escola que ocorre na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), onde surgiu um grupo de congado como parte de um projeto pedagógico e se firmou como elemento de culto à Nossa Senhora do Rosário. Analisamos essa experiência através de um estudo de caso que procurou caracterizar o congado em Ouro Preto, sua emergência dentro da escola e seus desdobramentos pedagógicos. Procuramos destacar a singularidade dessa experiência demonstrando como ela está relacionada com a dinâmica de uma cidade onde a cultura negra se manifesta com intensidade.
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    Padre Vitor : um educador negro entre a escravidão e a santidade.
    (2020) Fonseca, Marcus Vinícius
    Este artigo apresenta aspectos relacionados à vida de ‘Padre Vitor’, um indivíduo negro que nasceu livre, em 1827, no sul de Minas Gerais, onde teve destacada atuação como padre e professor. Após a sua morte, em 1905, iniciou-se um movimento de culto a sua imagem dando origem a um processo de canonização. Sua canonização segue avançando e junto com ela vai se afirmando sua imagem como um ex-escravo que atingiu a santidade. Escravidão e santidade são aspectos contraditórios dentro da trajetória de ‘Padre Vitor’. Abordamos essa contradição retratando-o fora da perspectiva representada pela ideia de escravo e santo, ou seja, procuramos recuperar seu processo de formação e atuação tratando-o como um ser humano que agiu a partir das condições e possibilidades inscritas no Brasil, do século XIX.
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    Escola de Tempo Integral e Juventude : a experiência da cidade de Governador Valadares-MG.
    (2020) Fonseca, Marcus Vinícius; Rocha, Roosvany Beltrame
    Este artigo trata a escola de tempo integral que foi implementada no município de Governador Valadares/MG na qual detectamos elevados índices de evasão e transferência, sobretudo entre os jovens que a frequentavam. Partimos dessa constatação para elaborar um estudo de caso que procurou identificar os elementos que concorreram para a resistência dos jovens em relação à escola de tempo integral. No Brasil, é possível perceber que as políticas educacionais têm favorecido ao desenvolvimento de escolas de tempo integral, mas entrevistas com jovens que vivenciaram essa experiência em Govenador Valadares/MG revelaram que esses apresentam sérias restrições ao movimento de ampliação da jornada escolar.
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    O espaço e a história da educação em Minas Gerais : uma análise a partir de Campanha da Princesa, no século XIX.
    (2019) Fonseca, Marcus Vinícius; Batista, Vanessa Souza
    This article aims to bring elements that allow the analysis of education in Campanha da Princesa, the most important city in the southern region of Minas Gerais in the nineteenth century. In order to address the education of the city, we situate it in the process of social and political changes in Minas Gerais, which took place after the quick development of the Rio das Mortes region in the late 18th century. We highlight Campanha as the protagonist of this process and the constitution of a territorial identity that originated the idea of the South of Minas as a specific region. We present some particularities of education and the people in the schools. For this, we highlight its specificities, especially when compared with other regions of Minas Gerais. Thus, we present some elements that point to the importance of considering regional specificities in the studies of education in Minas Gerais.
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    O processo de institucionalização da lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de educação profissional, científica e tecnológica.
    (2019) Fonseca, Marcus Vinícius; Rocha, Laura Fernanda Rodrigues da
    Este artigo tem como objetivo a elaboração de uma análise sobre o processo de institucionalização da educação das relações étnico-raciais nas escolas que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para o encaminhamento da análise construímos alguns critérios de avaliação que tiveram como referência o documento relativo ao Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, de 2009. Estes critérios foram aplicados em uma análise que considerou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de cada uma das instituições selecionadas a partir de perspectivas teóricas relativas à avaliação de políticas educacionais. Isso tornou possível a constatação de que há um nível muito baixo de institucionalização da educação das relações étnico-raciais nas escolas que compõe esta modalidade de ensino.
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    Invisibilidade de crenças não cristãs na formação de professores de ensino religioso em Ouro Preto e Mariana.
    (2016) Santos, Gláucio Antônio; Torres, Marco Antônio; Fonseca, Marcus Vinícius
    Este trabalho tem como proposta apresentar reflexões a respeito da invisibilidade das religiões e doutrinas não cristãs na formação de professores de Ensino Religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. Por meio de parceria institucionalizada, mas não formalizada, a Secretaria de Estado da Educação e a Arquidiocese de Mariana se uniram para realizar os Encontros de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso, titulação quase homônima ao Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso oferecida no passado pelo próprio Governo Estadual com apoio das denominações religiosas, amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Nas cidades de Ouro Preto e Mariana, o Estado se valeu da Superintendência Regional de Ensino - SRE/Ouro Preto para qualificar os docentes, formação realizada nas dependências da Igreja Católica Apostólica Romana.
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    Laicidade da educação em questão : encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana.
    (2016) Santos, Gláucio Antônio; Torres, Marco Antônio; Fonseca, Marcus Vinícius
    Baseado em recorte de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação apresentado à Universidade Federal de Ouro Preto, o estudo investigou como a laicidade do Estado brasileiro e a diversidade religiosa foram abordadas nos Encontros de Metodologia e Filosofia de Ensino Religioso nas tricentenárias cidades de Ouro Preto e Mariana (MG). A formação era oferecida aos professores de ensino religioso das redes pública e privada pela Secretaria de Estado da Educação/SRE Ouro Preto e Arquidiocese de Mariana. Adotou-se análise qualitativa, pesquisa documental, observação-participante, entrevista semiestruturada e questionários para identificar a proposta pedagógica das reuniões e compreender e analisar como a diversidade religiosa e o conceito de Estado laico eram abordados. Os resultados mostraram que a diversidade religiosa não foi respeitada, o Estado não regulou tais práticas pedagógicas e que as formações podem ser consideradas inadequadas para formação de professores, considerando os princípios da escola pública e laica.
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    A educação como expressão do urbano na cidade de Mariana na primeira metade do século 19.
    (2016) Fonseca, Marcus Vinícius
    Em Minas Gerais o espaço urbano produziu as condições para o desenvolvimento rural. Esta configuração espacial diferenciada é o ponto de partida para elaboração de uma análise que aborda a educação nesta sociedade. Para isso tomamos como referência a cidade de Mariana, que era uma das expressões mais elevadas do padrão de urbanidade que se desenvolveu em Minas Gerais no século 18. Para demonstrar esta condição da cidade analisamos a ação de segmentos ligados às escolas e comparamos com São Gonçalo, cidade com fortes características rurais. As diferenças entre as cidades permitiram destacar o papel da educação no espaço urbano, principalmente pela sua capacidade de ampliar a circulação de sujeitos tradicionalmente marginalizados dentro da sociedade escravista e patriarcal, destacadamente negros e mulheres.