DEEDU - Departamento de Educação

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Resultados da Pesquisa

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    Inclusão para quem? : a luta de famílias das camadas populares pela escolarização dos estudantes surdos.
    (2022) Ferreira, Renata Lena de Lourdes; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Torres, Marco Antônio
    As pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Este estudo teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva com duas mães de estudantes surdos de camadas populares e o questionário aplicado com dois diretores e duas professoras de duas escolas públicas. Concluiu-se que, embora leis voltadas para a inclusão destes estudantes já existam, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias vêm tentando incluir esses estudantes dentro de certas possibilidades, porém o processo de escolarização ainda apresenta muitos obstáculos e tem causado frustração e sensação de impotência aos estudantes surdos e às suas famílias.
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    Estudantes trabalhadores de camadas populares em seu desafio cotidiano de conciliar trabalho e estudo.
    (2020) Pereira, Lucinea de Souza; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as vivências universitárias de estudantes trabalhadores de camadas populares da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo sob a perspectiva da sociologia da educação, que traz entrevistas interpretativas com estudantes trabalhadores dos cursos de graduação que ingressaram na UFOP no segundo semestre de 2013. Os resultados revelaram o desafio pessoal de conciliar estudo e trabalho causando até a interrupção da formação escolar. Trata-se de um contingente muito expressivo nas universidades que é, na maioria dos casos, invisível para seus pares, seus professores e para a própria instituição.
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    Quando os esforços são grandes, mas não suficientes : o caso de jovens que abandonaram os estudos.
    (2019) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Prado, Giovani Barbosa
    A ampliaça o do ensino formal no se culo XX no Brasil impactou na sociedade como um todo. Desde enta o, a escola vem interferindo de forma mais ou menos sutil, pore m irreversí vel, nas pra ticas familiares. Este trabalho e fruto de uma pesquisa sobre a constituiça o das pra ticas e saberes voltados ao processo de escolarizaça o de duas geraço es de famí lias de camadas populares. A pesquisa teve como principal objetivo conhecer as pra ticas educativas e as transmisso es familiares em duas geraço es subsequentes de famí lias de baixa renda que abandonaram os estudos. A abordagem escolhida foi a qualitativa e, ale m da pesquisa documental, foram feitas entrevistas com pais e filhos de tre s famí lias de baixa renda. As entrevistas foram analisadas considerando a contextualizaça o e a lo gica interna dos pro prios depoentes e do grupo. O presente artigo traz a ana lise dos depoimentos de tre s jovens adultos da segunda geraça o que abandonaram os estudos precocemente. Buscou-se conhecer as disposiço es e o envolvimento familiar no processo de escolarizaça o dos mesmos. A pesquisa revelou que, mesmo com baixa escolaridade, os pais valorizavam a escola. Houve a mobilizaça o de diferentes agentes internos e externos a famí lia em prol da continuidade dos estudos dos filhos, pore m, apesar de todos os esforços, diante de dificuldades concretas e imediatas, esses jovens viram-se forçados a deixar seus estudos precocemente.