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Resultados da Pesquisa

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    A socialização entre pares e as experiências pregressas : elementos facilitadores para os professores iniciantes da educação infantil.
    (2020) Cardoso, Solange; Nunes, Célia Maria Fernandes
    O crescimento quantitativo das pesquisas sobre formação de professores tem sido acompanhado também por um crescimento qualitativo, em que podemos observar a preocupação em abordar diferentes temas que procuram conhecer cada vez melhor os diversos aspectos que estão relacionados aos docentes, entre estes, o professor principiante. Autores como Garcia (1999) e Lima (2004) têm apontado, em seus estudos, a importância da investigação de aspectos relativos à etapa de iniciação na carreira docente, haja vista que, para eles, essa é a etapa mais importante no desenvolvimento da carreira docente, mas também a mais complexa, marcada por momentos de tensão e dúvidas diante de uma fase cheia de novidades. Este estudo tem como objetivo apresentar alguns elementos facilitadores no início da carreira docente, a partir dos dados de um estudo concluído no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto, sobre os desafios da docência das professoras iniciantes da Educação Infantil da Região dos Inconfidentes, cujo problema investigado refere-se ao modo como os professores principiantes vivenciam os desafios do início da docência. Como referencial metodológico, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa. Para a coleta de dados, optou-se por utilizar o questionário, a observação e a entrevista semiestruturada com um grupo de professoras selecionado a partir de critérios previamente definidos, qual seja, ser professor iniciante, com até 5 anos de carreira na Educação Infantil. Os dados da pesquisa apontaram que a socialização dos professores iniciantes, as experiências pregressas com a sala de aula e os estágios foram apresentados como fatores facilitadores no início da carreira docente. Apontaram ainda que essa rede de relações no cotidiano, na qual a socialização ocorre com diversos sujeitos da escola e fora dela, favorece para que os professores aprendam sobre o trabalho docência de forma menos sofrida.
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    Professoras iniciantes da educação infantil : encantos e desencantos da docência.
    (Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Cardoso, Solange; Nunes, Célia Maria Fernandes
    O início da carreira docente, marcado pela passagem da condição de aluno para professor, representa a primeira etapa do desenvolvimento profissional docente. Essa fase da carreira caracteriza o início da docência como um momento marcado por muitas angústias, descobertas, desafios, tentativas do tipo “erro e acerto” e, ainda, como um momento em que o professor vive um “choque de realidades”. Esta pesquisa refere-se a um estudo sobre o desenvolvimento profissional das professoras iniciantes da Educação Infantil. Para compreendermos essa fase da carreira e os sujeitos que dela fazem parte nos apoiamos em autores como Garcia (1998; 1999; 2009), Huberman (2000), Tardif e Raymond (2000) e Lima (2006; 2011). Definimos como questão de investigação compreender os desafios e dilemas das professoras iniciantes que atuam na Educação Infantil da rede Pública Municipal da abrangência da 25ª Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, MG, Brasil. No intuito de encontrarmos respostas para o nosso problema de investigação, traçamos os objetivos visando identificar e analisar os dilemas e tensões vivenciados pelas professoras da Educação Infantil nos primeiros anos do desenvolvimento profissional. Como referencial metodológico, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa. Para a coleta de dados optamos por utilizar o questionário, a observação e a entrevista semiestruturada; e, para a exploração dos dados, optamos pela análise de prosa. O estudo revelou que as professoras iniciantes da Educação Infantil vivenciam diversos dilemas e tensões nos primeiros anos da carreira, identificados em sua fala por meio da constatação de fatores que, ao mesmo tempo, levam ao encanto e/ou desencanto. O encantamento se manifesta quando elas revelam que se sentem realizadas por estarem na profissão que sempre sonharam, por estarem trabalhando com alunos da faixa etária que se identificam e que sentem “amor” por eles, por assumirem uma sala de aula sozinha, por poderem receber e dar carinho e perceberem que as experiências com a sala de aula e os estágios contribuíram para que elas não ficassem perdidas, bem como que podem recorrer a seus pares para buscarem apoio. Mas, atrelado a essas constatações positivas, há o “desencantamento” revelado por elas quando percebem que o curso de formação inicial não as preparou para atuarem com esse segmento de ensino; quando elas notam que há uma significativa distância entre os conhecimentos teóricos e a prática, diante da dificuldade de não terem a quem recorrer e buscar apoio na sala de aula; e quando precisam improvisar diante de situações inesperadas em sala de aula. A pesquisa nos revelou a necessidade de se reconhecer a importância e a necessidade de construção de propostas, programas e ações de iniciação à docência de maneira a possibilitar uma maior aproximação da prática educativa na Educação Infantil.