DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    As mulheres zapatistas diante do tempo : a arte decolonial como caminho para os estudos em Arte na América Latina.
    (2021) Cruz, Nathane Alves; Campos, Alexandra Resende
    Considerando a necessidade de propostas educativas que dialogam de maneira horizontal e democrática com outras formas de saberes, o objetivo deste artigo é apresentar perspectivas de decolonização dos currículos escolares a partir da arte das mulheres zapatistas, que vivem nas montanhas do sudeste do México de maneira autônoma e anticapitalista. Entende-se que a história sempre foi contada sob a ótica colonizadora e pelos que detiveram o poder. Portanto, torna-se urgente legitimar a arte como um instrumento historiográfico que contribua significativamente para a construção da identidade latino-americana. A arte das mulheres zapatistas será apresentada enquanto aporte teórico para contribuir nos estudos de arte no Brasil, sob o contexto latino- americano, contemplando a Educação Básica. Este estudo apoia-se no conceito de Ecologia dos Saberes, do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos (2007), bem como no Epistemicídio, aprofundado por Sueli Carneiro (2005). Tal estudo foi inspirado nas vivências de uma das autoras no México, em 2017, quando conheceu o movimento e pode vislumbrar um outro mundo possível, um mundo onde caibam todos os outros.
  • Item
    Cante lá que eu canto cá : a experiência do grupo GiraCampo no território dos Inconfidentes.
    (2020) Campos, Alexandra Resende; Marcatti, Amanda Aparecida; Santos, Marcelo Loures dos; Honorato, Juscimara dos Santos; Carvalho, Eduarda Santos de Oliveira; Vaz, André Geraldo Gilberto Alves
    O GiraCampo UFOP é um grupo de pesquisa e ação, que realiza atividades de ensino, extensão e pesquisa em torno das temáticas Educação do Campo e Agroecologia no Território dos Inconfidentes. Tem como princípios ações que integrem os saberes científicos e populares, valorizando e reconhecendo ambos como necessários para uma educação transformadora. No âmbito do ensino, possui um Grupo de Estudos que realiza encontros regulares de formação sobre distintas temáticas; Grupo de Trabalho voltado para a construção de uma rede de Ed. do Campo no Território dos Inconfidentes, contribuindo também na formação de professores que lecionam em escolas do campo. Na pesquisa, desenvolve investigações através das Metodologias de Produção Narrativa com estudantes do Curso de LICENA da UFV, bem como escolas da região do Rio Doce. Na Extensão faz o acompanhamento da implementação das Diretrizes para a Ed. do Campo e Agroecologia em escolas públicas do campo e o organiza o estágio curricular na EFA-Paulo Freire.
  • Item
    Práticas pedagógicas em Agroecologia : o caso da Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio.
    (2020) Campos, Alexandra Resende; Vaz, André Geraldo Gilberto Alves; Marcatti, Amanda Aparecida; Santos, Marcelo Loures dos
    Como parte do processo de implementação das Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais, através da Resolução 2820/2015, o Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo (GiraCampo – UFOP) vem realizando atividades formativas em algumas escolas estaduais da Região dos Inconfidentes. O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio, cujo propósito foi articular a temática da Agroecologia com os conteúdos escolares, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento. O trabalho tem propiciado troca de saberes populares entre moradores da comunidade, familiares, estudantes e professores, criação de horta na Escola, composteira, minhocário, formação pedagógica com a comunidade educativa sobre os princípios agroecológicos e sua relação com a Educação do Campo, entre outras atividades.