DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.(2012) Jardilino, José Rubens Lima; Barbosa, Nayara Ferreira de MouraEste estudo tem como objetivo fazer um diálogo entre o conceito “professor-reflexivo” do pensamento schöniano com a disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura. Traça-se um percurso a partir do surgimento do conceito, sua utilização em pesquisas educacionais brasileiras e as respectivas críticas. Em seguida, abordam-se as concepções de Estágio Supervisionado utilizadas nesse estudo e a legislação que regulamenta tal disciplina a fim de identificar a presença de termos que aludem o conceito “professor-reflexivo”. Por fim, as considerações finais apontam para a utilização desse conceito para embasar melhor as atividades dessa disciplina e promover uma formação docente e uma preparação para a inserção no mercado de trabalho mais condizente com a realidade educacional.Item A formação de professores : notas sobre o pensamento educacional de Anísio Teixeira.(2012) Barbosa, Nayara Ferreira de Moura; Jardilino, José Rubens LimaEste artigo propõe analisar como as contribuições das ideias do educador brasileiro Anísio Teixeira influenciaram e ainda influenciam pesquisas relacionadas à formação de professores. O educador discute vários conceitos extremamente necessários para a área da Educação: ensino, modalidades de ensino, escola, educação, democracia, direitos. Estes são conceitos que devem ser debatidos em um curso de formação de professores, e por isso, reafirmamos a necessidade em estudar o pensamento de Anísio Teixeira. Nesse sentido, expomos uma breve trajetória do autor e suas ideias educacionais sobre a educação brasileira, devido à necessidade de os estudantes da área da Educação conhecer esse educador que se fez presente em vários momentos históricos, políticos e administrativos importantes do ensino brasileiro.Item O estágio na formação inicial de professores no ensino de língua inglesa.(Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Barbosa, Nayara Ferreira de Moura; Jardilino, José Rubens LimaO estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura e é considerado como uma etapa importante na formação inicial e para a profissão docente. Com o tema o estágio supervisionado na formação docente, essa dissertação tem como problema, ou questão de pesquisa, entender de que maneira o estágio supervisionado da Licenciatura em Língua Inglesa do curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) contribui para a formação de um professor no modelo contra-hegemônico, categoria criada por Diniz-Pereira (2008), na perspectiva prática de formação docente. Tem-se como objetivo geral investigar como as relações que envolvem os estágios supervisionados dessa licenciatura podem contribuir para a formação e inserção na profissão docente. Já os objetivos específicos são: analisar as alterações curriculares e as legislações referentes ao estágio supervisionado; traçar um perfil da disciplina de estágio supervisionado em Língua Inglesa através dos relatos de experiência de alunos em formação inicial e dos professores das disciplinas; e, deixar contribuições para a discussão sobre os estágios das licenciaturas na UFOP e outras implementações relevantes nessa área. A hipótese foi previamente definida, ou seja, criada antes da coleta dos dados: o modelo de estágio implementado após a Resolução CNE/CP 1/2002 (BRASIL, 2002a) – que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena – possui melhores condições de formação do professor na perspectiva de formação de um professor reflexivo, pois a prática nessa Resolução é vista sob a ótica interdisciplinar que articula diferentes práticas desenvolvendo-se a partir de procedimentos de observação e reflexão para atuar em situações contextualizadas. O referencial teórico proposto nessa pesquisa é composto por autores que tratam de concepções de estágio – Pimenta e Lima (2010) e Barreiro e Gebran (2006); modelo contra-hegemônico – Diniz-Pereira (2008); conceito de “professor reflexivo” – Schon (1995) e (2000), Gómez (1995), Zeichner (2003), Pimenta (2010), Duarte (2003), Pimenta e Ghedin (2010), Ghedin (2010). Os caminhos metodológicos utilizados foram a abordagem qualitativa, pesquisa participativa e as técnicas de coleta de dados: análise documental, observação participante, grupo focal e entrevista semi-estruturada. Os dados coletados foram submetidos ao método análise de conteúdo, tendo por base principalmente a proposta de Laurence Bardin (2008), e discutidos dentro de 03 categorias “estágio como espaço privilegiado na formação docente”, “critérios legais e praticas formativas no estágio” e “professor de línguas”. Os resultados indicam que o estágio se ajusta a perspectiva de instrumentalização técnica (PIMENTA; LIMA, 2010), no modelo de formação hegemônico (DINIZ-PEREIRA, 2008) e pouco se articula com o conceito de professor reflexivo.