DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 25
  • Item
    Pedagogos da SRE-OP : desvelando o perfil, as escolhas e a formação desses profissionais.
    (2019) Lucindo, Nilzilene Imaculada; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Este artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado que buscou conhecer quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. O estudo, de abordagem qualitativa, privilegiou a pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Os dados foram coletados por questionário e entrevista e tratados pela análise de conteúdo. Identificamos que a escolha pela Pedagogia teve influência do curso de Magistério e que esses pedagogos são os especialistas de educação que se formaram na vigência do Parecer CFE nº 252/69, quando o curso estava estruturado por habilitações. A formação inicial teve cunho mais teórico que prático, com pouco incentivo à pesquisa e, quanto à formação continuada, os pedagogos hoje se formam participando de cursos, congressos, pesquisando, trocando experiências com outros profissionais e participam, também, das formações ofertadas aos docentes, pois não há uma formação específica para esses sujeitos.
  • Item
    O que revelam as pesquisas sobre as classes multisseriadas nos anos iniciais do ensino fundamental da EJA?
    (2019) Ribeiro, Ada Guimarães; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Este trabalho traz como objeto de estudo as Classes Multisseriadas na Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos- EJA, é uma modalidade de ensino ainda hoje, alvo de intensas pesquisas e indagações no cenário educacional brasileiro. O objetivo desta investigação é apresentar as pesquisas educacionais desenvolvidas sobre o objeto de estudo acima citado, para assim, traçarmos um panorama do que já foi produzido sobre a temática, fazendo em seguida uma seleção das pesquisas realizadas entre os anos de 2010 a 2017 no país. Pretendemos com este estudo, apresentar parte do referencial teórico utilizado para fundamentar as bases da pesquisa de Mestrado, intitulada A prática docente na EJA multisseriada no programa de Pós-Graduação/ Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto-MG. A pesquisa procura investigar como se dá o processo de ensino em Classes Multisseriadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA, mostrando o quão se faz importante refletir e revelar o papel docente nos contextos escolares pesquisados afim de compreender o cotidiano escolar desta modalidade de ensino. Foi realizado um estudo do tipo Estado do Conhecimento, onde foi possível verificar um número reduzido de trabalhos que abordam a temática.
  • Item
    A formação continuada de professores da educação básica : concepções e desafios na perspectiva dos docentes.
    (2019) Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Silva, Marcelo Donizete da; Silva, Marilene do Carmo
    O presente estudo investiga a concepção e os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, em sua formação continuada, com foco na compreensão e nas implicações que a mesma pode trazer para a prática desses profissionais. Considerada como essencial nas discussões sobre o desenvolvimento profissional docente, a formação continuada dos educadores é um direito e um dever previsto pela Lei nº 9393, de 1996. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa realizamos, além de análise bibliográfica e documental, a aplicação de um questionário aos professores que atuam na rede pública do ensino básico, nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Os resultados apontaram uma frágil concepção de formação continuada por parte dos educadores envolvidos na investigação e a ausência de ações institucionais que garantam um trabalho mais coerente, crítico e coletivo. Evidenciamos a necessidade de aprofundamento das políticas que versam sobre a formação como condição sine qua non para a transformação da escola, da realidade docente e, acima de tudo, da educação como questão emancipadora das desigualdades sociais.
  • Item
    Os desafios enfrentados pelos professores da educação de jovens e adultos diante do processo de avaliação da aprendizagem dos alunos.
    (2019) Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Martins, Mayara Carvalho
    Esta investigação encontra-se no entrecruzamento de duas temáticas: avaliação da aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos e consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como vêm se dando no campo educacional as práticas avaliativas dos professores dos anos iniciais dessa modalidade. De abordagem qualitativa, este estudo usou como instrumento de organização de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram os desafios enfrentados pelos docentes, dentre eles, a falta de material didático específico como, por exemplo, livro didático e atividades pedagógicas que contextualizem o conteúdo às vivências dos educandos; a dificuldade do professor em desconstruir as representações de escola tradicional que os alunos trazem para a sala de aula e, por fim, a dificuldade do ofício docente, que vai muito além do domínio de conteúdos e conhecimentos pedagógicos. A conclusão da investigação indica a necessidade de ampliação das discussões em torno da avaliação na EJA.
  • Item
    A formação continuada de professores e a elevação da qualidade da educação básica.
    (2019) Esteves, Maria Manuela Franco; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Compreendemos a formação e o desenvolvimento profissional docente que a mesma proporciona como uma questão social e política de primeira ordem no campo da educação e que se agrava em tempos atuais. A discussão desses aspectos configurase como uma importante estratégia na busca de melhorias da educação e das práticas formativas e profissionais dos professores. Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da formação continuada, tendo como foco as realidades de dois países Brasil e Portugal que, desconsiderando as distâncias que os separam, trazem proximidades e singularidades que mobilizam novas aprendizagens e diálogos no desafio de se pensar a formação e o desenvolvimento profissional docente. É fruto do encontro de duas educadoras, uma brasileira e a outra portuguesa, que em suas trajetórias acadêmicas tiveram a oportunidade de unirem seus interesses e questionamentos num projeto de pesquisa. Em linha com as mais recentes discussões que vêm tomando lugar no campo da formação docente, com este texto pretendemos ampliar os debates e incitar novos questionamentos tomando como referência as realidades educacionais desses dois países.
  • Item
    Gestão escolar, autonomia e mobilização social : o olhar dos professores de escolas públicas da Região dos Inconfidentes – MG.
    (2019) Jardilino, José Rubens Lima; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Sampaio, Ana Maria Mendes
    Este artigo tem por objetivo discutir o princípio da autonomia e da capacidade de mobilização social em processos de gestão escolar, mediante dados levantados na pesquisa de abordagem qualitativa, intitulada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”. As análises apresentadas são resultado de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 30 (trinta) professores das redes públicas municipais e estaduais de ensino das cidades de Mariana e Ouro Preto, do estado de Minas Gerais. A conclusão aponta que, somente em um contexto de luta, de pressões e de efetivas mudanças, a escola poderá fortalecer sua autonomia que se instaura como princípio indispensável ao processo de mobilização social, enquanto instrumento de fortalecimento da cidadania e construção de uma gestão escolar democrática.
  • Item
    As vozes dos egressos de pedagogia de uma IES pública federal : entre as políticas e a formação de pedagogos.
    (2019) Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Lucindo, Nilzilene Imaculada
    O curso de Pedagogia e suas diferentes formas de organização, ditadas pelas políticas educacionais dos últimos 20 anos, têm sido objeto de estudos no campo educacional. Este artigo tem como principal objetivo analisar o curso de Pedagogia de uma IES pública federal a partir das vozes de seus egressos. Trata-se dos resultados finais da pesquisa intitulada "Por onde andam os ex-alunos do curso de pedagogia/UFOP? Conhecendo a Trajetória e o lugar profissional desses egressos”, desenvolvida na Universidade Federal de Ouro Preto, nos anos de 2016 e 2017. A investigação de cunho qualitativo, em sua abordagem teórica examinou as contribuições de diferentes teóricos que estudaram o papel do pedagogo na sociedade e na educação e na abordagem empírica, a pesquisa de campo tomou como sujeitos os 145 estudantes que se formaram entre os anos de 2012 a 2015. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line, desenvolvido no sistema Google Docs, estruturado em quatro categorias: o perfil; a formação acadêmica; a atuação profissional; o curso de Pedagogia e a profissão de pedagogo, encaminhado via e-mail. A análise dos dados foi realizada com base nas respostas dos egressos, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos caracterizaram o perfil dos egressos e propiciou uma análise da formação oferecida na UFOP e da profissão escolhida. Os estudantes investigados percebem a importância do pedagogo para a sociedade e a sua desvalorização social, mas mantêm a esperança de que podem fazer a diferença e contribuir para uma mudança positiva na educação. A pesquisa contribuiu com as reflexões acerca dos desafios e possibilidades do curso de Pedagogia, sinalizando a importância de se conhecer a realidade vivida pelos egressos desse curso.
  • Item
    O papel da pesquisa na formação inicial dos pedagogos : desafios e avanços nas discussões atuais.
    (2018) Lucindo, Nilzilene Imaculada; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    A formação do pedagogo tem se mostrado como um constante desafio. A cada modificação que o curso sofreu surgiram novos questionamentos apontando para a necessidade de avaliar a formação oferecida. No Mestrado buscou-se averiguar como se constituiu a formação inicial dos pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da SRE-OP e um achado que chamou a atenção foi o ínfimo estímulo que foi dado à pesquisa. Tomando por base esse resultado, este texto se propõe a discutir o lugar que a pesquisa vem ocupando na formação inicial de pedagogos e qual a relevância dessa na formação e para a atuação dos educadores. Os resultados indicaram que o estímulo e a participação em projetos de pesquisa não eram considerados, pois o incentivo à iniciação científica se deu somente para 40% dos entrevistados. A maior parte dos pedagogos, 46,7%, disse não ter tido contato com a pesquisa durante o curso e 13,3% relataram que pesquisavam para fazer os trabalhos propostos. As discussões apontam para a necessidade de formar um professor reflexivo e pesquisador. Tomar a pesquisa enquanto elemento formador para a docência implica considera-la como instrumento facilitador da estruturação de uma análise sistemática da ação do professor em sala de aula, ou do pedagogo no espaço escolar, em relação a uma situação problemática. A formação em pesquisa auxilia na organização do saber e do saber fazer docente; a tomar consciência do referencial teórico que fundamenta as decisões pedagógicas no contexto da sala e a identificar as situações que necessitam de intervenção.
  • Item
    Relação família – escola e políticas públicas no Brasil e em Portugal : um estudo da regulamentação da participação parental na gestão escolar.
    (2019) Oliveira, Rosilane Katia de; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    A partir de uma revisão da literatura, este trabalho discute as legislações portuguesa e brasileira objetivando compreender como os dois países tratam oficialmente o tema da relação entre família e escola, com foco central de análise, a legislação sobre a participação parental na gestão escolar. Os resultados evidenciam que, enquanto em Portugal houve um movimento associativo dos pais, no Brasil, mesmo que se observe uma regulamentação da participação parental na escolarização dos filhos, não se verifica a evidência de algum tipo de movimento associativo de pais e não há clareza sobre os modos como as famílias devem participar da vida escolar da prole.
  • Item
    Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.
    (2018) Lucindo, Nilzilene Imaculada; Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns.