DEJOR - Departamento de Jornalismo
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Item A composição textual de perfis pelo jornalismo narrativo.(2022) Maia, Marta ReginaCom o objetivo de expor e problematizar alguns perfis produzidos e publicados em livros por dois profícuos jornalistas, Eliane Brum e Fred Melo Paiva, esse trabalho apresenta, a partir do procedimento metodológico de análises de conteúdo e de narrativas, o modo como as narrativas jornalísticas são configuradas, tendo como base o aspecto relacional entre entrevistador e entrevistado, identificando ainda o caráter testemunhal do jornalismo e dos personagens retratados nesse contexto. Compreendendo esse processo como parte do jornalismo narrativo, que rompe com o tecnicismo ainda vigente em algumas produções, as análises mostram que há uma diversidade de personagens e abordagens, que evidenciam o jornalismo de testemunho por intermédio dos personagens/fontes, dos jornalistas e do próprio texto compartilhado.Item O testemunho como elemento central na produção jornalística : a narrativa de Operação Massacre.(2018) Maia, Marta Regina; Barretos, Dayane do CarmoEsse trabalho tem como objetivo refletir sobre o testemunho como centro da produção de narrativas jornalísticas, tendo como mote o livro Operação Massacre, de Rodolfo Walsh. Recorremos, metodologicamente, à Análise da Narrativa, a partir de uma visada ampla que compreende a construção de narrativas enquanto um processo para além da materialidade textual e que nos permite inserir a figura do jornalista enquanto protagonista do ato de narrar. Ato que reflete não só as escolhas desse jornalista narrador, mas do modo de apropriação do mundo que está ligado a um contexto sóciohistórico-político-cultural.Item O cinema Maxakali : a narrativa audiovisual como ação política.(2018) Maia, Marta Regina; Andrade, Andriza Maria Teodolino deO cinema indígena tem adquirido força no interior do campo da comunicação e antropologia com diversas pesquisas sobre o tema. Essa potência se torna mais relevante dentro de uma sociedade que ainda reforça tantos preconceitos e estereótipos em torno da população indígena. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar a produção dos cineastas Maxakali, que vêm realizando seus filmes em uma narrativa compartilhada e comunitária entre os membros da Aldeia Verde, seus pajés e seus yãmiy, os povos espíritos que tanto os ajudam e fortalecem. Nesse trabalho, consideramos, como eixos teóricos, o ponto de vista de um “território multiperspectivado”, a relação entre os espíritos da natureza e os rituais e o espaço compartilhado no processo de produção fílmica. A perspectiva metodológica acontece por intermédio da análise das narrativas fílmicas, avaliando a produção audiovisual da comunidade como um ato político que contribui para a reverberação dos gestos, costumes e modo de vida da comunidade, além de contribuir para o registro e atualização da memória identitária da nação indígena.Item As narrativas dramáticas e obsessivas utilizadas na cobertura política das revistas semanais.(2017) Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Maia, Marta ReginaEste trabalho apresenta e problematiza as estratégias discursivas construídas e exploradas pelas revistas Veja, IstoÉ e Época na cobertura política de acontecimentos específicos que, ao longo do ano de 2015, envolveram o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT). A discussão se dá a partir das noções de política como interesse comum e da relação entre sociedade civil e Estado (Santos, 2000; Bobbio, 1986, 1987, 2000; Arendt, 1987, 2002, 2005). Para além do chamado jornalismo declaratório, as narrativas analisadas apoderam-se de recursos dramáticos, outrora observados em maior escala nas editorias de polícia e geral, e são repaginadas de maneira espetacular nas capas das publicações, bem como nas matérias internas, assumindo, ao menos nas revistas em questão, um consenso na forma de abordagem.Item Análise de marcas linguísticas, intertextualidade e discurso político nos filmes “Peões” e “Entreatos”.(2011) Caminhas, Lorena Rúbia Pereira; Maia, Marta ReginaA proposta deste artigo é identificar as configurações linguísticas das narrativas dos documentários “Peões”, de Eduardo Coutinho e “Entreatos”, de João Moreira Salles. Para tanto, o enfoque será dado para as condições de produção e interpretação do discurso e a constituição dos signos. A análise tem enfoque na intertextualidade, nas marcas linguísticas e no discurso político como constituintes do aspecto da linguagem destes filmes. Dessa forma, pretende-se apreender alguns dos sentidos construídos pelos documentários a respeito dos diversos discursos e do personagem Lula.Item O fazedor e as ferramentas de pensar.(2013) Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Maia, Marta Regina; Lima, RicardoO artigo desenvolve uma discussão sobre a prática docente em jornalismo, trazendo para o debate a importância de se aliar ensino, pesquisa e extensão na formação universitária do profissional da área. Tratando o jornalista como agente gestor da informação e construtor da parte da realidade social que se instaura de forma mediada, o texto procura dar destaque à necessidade de aquisição, por parte do estudante, das ferramentas de compreensão de sua prática profissional, assim como às possibilidades ampliadas de atuação decorrentes dos usos de tais ferramentas.