DEJOR - Departamento de Jornalismo
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Item Um 13 de maio antecipado : edições temáticas, atualidade e memória no circuito TRIP e TPM.(2016) Tavares, Frederico de Mello BrandãoEm abril de 2014, as revistas brasileiras TRIP e TPM publicaram uma edição temática, sob o mesmo título base – “Ser negro/negra no Brasil é f*da”, e estabeleceram um diálogo editorial a partir de um gancho temporal: o dia 13 de maio, quando se comemora a abolição da escravatura no país. Com um mês de antecedência e a partir de coberturas estruturadas por conteúdos específicos, em contato ou não, as publicações anteciparam o acontecimento, previsto, encerrando-o em uma “totalidade” de pautas, acionada por seções e provocadora de um circuito que, antes do “acontecer do acontecimento”, atualizou-o como temática, indicando seus sentidos. Neste contexto, o presente artigo observa relações existentes em acionamentos acontecimentais no jornalismo, mesmo quando estes não partem de uma cobertura factual. Tendo como objeto as edições de TRIP e TPM indicadas, busca-se percorrer a transversalidade originada pela tematização das revistas e compreender as afetações e/ou “determinações” que nela aparecem.Item Afetos e velhice feminina em Grace and Frankie.(2017) Silva, Karina Gomes Barbosa daEste artigo se propõe a realizar uma análise crítica cultural, com os aportes das teorias do audiovisual, dos estudos sobre afeto e dos estudos de gênero, a respeito das figuras de afeto manifestas na ficção seriada norte-americana Grace and Frankie. Buscamos entender as relações entre figuras de afeto e a visibilidade da velhice feminina representada no seriado, discutindo as figuras da família, do beijo e da intimidade a fim de compreender as relações de amizade e amor representadas no produto audiovisual.Item Análise de marcas linguísticas, intertextualidade e discurso político nos filmes “Peões” e “Entreatos”.(2011) Caminhas, Lorena Rúbia Pereira; Maia, Marta ReginaA proposta deste artigo é identificar as configurações linguísticas das narrativas dos documentários “Peões”, de Eduardo Coutinho e “Entreatos”, de João Moreira Salles. Para tanto, o enfoque será dado para as condições de produção e interpretação do discurso e a constituição dos signos. A análise tem enfoque na intertextualidade, nas marcas linguísticas e no discurso político como constituintes do aspecto da linguagem destes filmes. Dessa forma, pretende-se apreender alguns dos sentidos construídos pelos documentários a respeito dos diversos discursos e do personagem Lula.Item Anitta, #elenão e as cobranças por representatividade e coerência.(2020) Prado, Denise Figueiredo Barros do; Monteiro, Livia Alessandra Campos; Sarmento, RayzaEste artigo tem como objetivo analisar como se deu a cobrança pública por posicionamento de Anitta durante a campanha #elenão. Nosso aporte teórico dialoga com os estudos sobre a emergência das celebridades e sua relação com a política, junto da discussão sobre representatividade. Desenvolvemos uma análise de conteúdo de 184 tweets publicados durante o período eleitoral de 2018. Entre nossos achados, verificamos um entrecruzamento de questões associadas ao gênero da cantora, sua trajetória como artista e demais posicionamentos morais para cobrar a publicização de seu apoio ou não ao candidato e/ou à hashtag.Item Apontamentos sobre a importância do design de informação de modelagem poliscópica para o jornalismo do século XXI.(2017) Prado, Jan Alyne BarbosaO artigo tem caráter pedagógico e propõe um percurso de raciocínio que visa a sistematizar como os princípios subjacentes à metodologia do design de informação de modelagem poliscópica, desenvolvida por Dino Karabeg, potencializam a constituição de modelos de relato inovadores para o jornalismo no século XXI. Discutimos alguns dos pressupostos relativos ao design de informação para modelagem poliscópica, e em seguida, sistematizamos alguns apontamentos sobre como estes princípios, e mais especificamente, a noção de escopo ou perspectiva, podem ser aplicados à modelização do relato jornalístico em ambientes digitais, a partir de experiências em curso aqui analisadas, que tangenciam ainda a reconfiguração de modelos e processos produtivos, bem como competências subjacentes à cultura profissional.Item Arquiteturas de participação aplicadas ao crowdsourcing : sistematizando processos e práticas de apuração jornalística em ambientes digitais convergentes.(2016) Prado, Jan Alyne Barbosa; Anjos, Edienari Oliveira dosO artigo tem por objetivo sistematizar e discutir, por meio de casos específicos, como as práticas colaborativas, dentro das quais o crowdsourcing se insere, são potencializadas por arquiteturas de participação mais abertas, expandindo o escopo de práticas de apuração da notícia. Acreditamos que as potencialidades e limitações ligadas às iniciativas descritas aqui são úteis para se pensar algumas dinâmicas de apuração em ambientes digitais e processos produtivos convergentes.Item Artesanato e mídia : quando o midiático atravessa o tradicional.(2020) Prado, Denise Figueiredo Barros doNeste artigo, discute-se como as produções artesanais revelam articulações entre a cultura popular e o midiático a partir da observação e análise do artesanato de Mariana (MG). Isto se deve à percepção de que tais produções são fortemente vinculadas à cultura midiática, especialmente pela incorporação de personagens de HQs famosos e desenhos animados (como Minions, Homem Aranha e Galinha Pintadinha). Entende-se que o surgimento deste tipo de produção artesanal se constitui como um fenômeno privilegiado para a compreensão da forma como o contexto midiático contemporâneo é processado e articulado às práticas culturais populares. Para entender este cenário, buscamos as contribuições de Canclini (2015), relativos à hibridização, e Certeau (2008, 2009) sobre as práticas culturais, entre outras contribuições teórico-conceituais.Item Audiência radiofônica : a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio.(2015) Lopez, Debora Cristina; Viana, Luana; Alves, Ticiane Karita Gomes; Ferreira, Laís Stefani; Santos, Priscila Francielle dosO presente artigo busca, a partir de um percurso histórico- descritivo, desenhar o perfil da audiência radiofônica no cenário da convergência. Para isso, construímos uma revisão de literatura organizada a partir dos marcos da história do meio, observando a importância da audiência na definição de sua essência, de seu conteúdo e de suas características. Trata-se de um olhar quase ensaístico, em que se busca compreender o fenômeno a partir de seu contexto. O estudo, que integra a primeira etapa de um projeto mais amplo, indica uma reversão na relação entre o rádio e sua audiência, passando de uma lógica verticalizada para outra inicialmente horizontalizada, que contempla sujeitos mais ativos e menos contemplativos.Item O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna : matrizes culturais, literárias e religiosas.(2018) Laia, Evandro José MedeirosEste artigo tem o objetivo de buscar as matrizes culturais, literárias e religiosas que deram origem à peça teatral O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Para isso, lançamos mão do conceito de intertextualidade, no sentido de entrever as camadas anteriores, as histórias da literatura de cordel e da tradição oral ibérica que Suassuna usou como fonte para criação de seu universo ficcional. Esta herança é retomada por meio do conceito de heterologos, a ideia de que, em língua portuguesa, não é na filosofia, mas sim na poesia e nas artes que se encontra o modo de pensamento, o conhecimento sobre o mundo. As relações sociais que marcam a história do Brasil, especificamente encarnadas nas desigualdades do nordeste brasileiro, aparecem traduzida em diálogos e rubricas do autor, nas cenas da religiosidade popular e da devoção à Nossa Senhora, A Compadecida, decupadas e apresentadas em análise, neste trabalho.Item Bicampeão da fé : um estudo das estratégias de comunicação usadas pelo Sport Club Corinthians paulista na campanha fé alvinegra.(2019) Azevedo, Núbia Maria Silva de; Martins, Nair Prata MoreiraCom o futebol transformado em negócio, os clubes precisam, cada vez mais, de receitas que fujam das tradicionais, como bilheteria e comercialização do passe de jogadores. Ademais, como são organizações que lidam com incertezas, alterando momentos positivos e negativos em curtos espaços de tempo, sujeitas a bom desempenho da equipe, tornou-se imprescindível a estas instituições, oferecerem condições para que suas marcas ofereçam aos torcedores uma experiência especial, evitando assim, a dependência das tradicionais fontes de renda e buscando manter o seu torcedor engajado mesmo nos momentos difíceis. Em paralelo, assiste-se ao surgimento de um torcedor consumidor que, mais do que pertencer à torcida, busca vivenciar o clube do coração de todas as formas possíveis. Assim, a demanda pelo Marketing Esportivo cresce a cada ano, tendo o futebol como protagonista. Tal atividade procura enxergar o consumidor como algo além do que o objetivo a ser buscado, oferecendo a ele uma oportunidade de participar ativamente, por meio de campanhas interativas de marketing, que atingem a esse consumidor de uma maneira rápida e efetiva, gerando resultados promissores. O presente artigo visa então, analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelo Sport Club Corinthians Paulista na campanha Fé Alvinegra, realizada pelo clube e sua patrocinadora, Nike, em 2017. O clube paulista se tornou referência, conquistando prêmios com grandes campanhas de marketing, como a República Popular do Corinthians, em que o corinthiano podia tirar os documentos da república, como carteira de identidade e passaporte, além de ocupar cargos como o de Governador e Congressista. Campanhas deste tipo aproximam o torcedor, fazendo com que este se sinta parte importante da história da equipe. Metodologicamente o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, que consiste no levantamento teórico acerca dos assuntos abordados, e na análise de conteúdo, utilizada a fim de examinar as estratégias usadas pelo Corinthians na referida campanha. Desta forma, este estudo está estruturado em quatro tópicos, que abordam a transformação do futebol em negócio; as definições de marketing esportivo, marketing digital e comunicação integrada de marketing; um breve histórico do clube alvinegro, e a análise da campanha Fé Alvinegra. Conclui-se que, ao reforçar a identidade do corinthiano, retomando o simbólico momento da conquista de 1977 e exaltando o amor e a fidelidade do torcedor ao clube, além de tratar este sentimento como religião, com base na fé e na crença de que no fim tudo dará certo, a campanha desperta os sentimentos de emoção e pertencimento a algo único, o que estimula o consumo dos produtos.Item O branded content como modelo de negócio : o caso da agência Radioweb.(2019) Avelar, Kamilla Morando; Martins, Nair Prata MoreiraA crise financeira vivida pelos meios de comunicação tem levado empresas da área a repensar seus modelos de negócio. Assim, é objetivo deste artigo, entender o modelo de negócio da Agência Radioweb, empresa brasileira com mais de 15 anos de mercado, que atua na produção de conteúdo para rádio. Para a condução da pesquisa, utilizou-se o método Estudo de Caso (YIN, 2001) e o protótipo Business Model Canvas (OSTERWALDER e PIGNEUR, 2010). Os resultados apontam que a Agência Radioweb possui um modelo de negócio consolidado e lucrativo, tendo no branded content o cerne de sua estratégia co- municativa e negócio.Item A busca de sons ao redor : uma análise fílmica auditiva.(2013) Rocha, Adriano Medeiros daEsse texto apresenta reflexões a respeito do uso do áudio no filme brasileiro O som ao redor, do cineasta Kleber Mendonça Filho. Aqui, pretendemos buscar pistas preciosas para imergir no estudo das dimensões socioculturais e estético-sensoriais da experiência sonora no cinema contemporâneo. Neste caminho, percorreremos o próprio estudo do som, a paisagem sonora como forma construtora da narrativa audiovisual, bem como os pontos de conexão e processos relacionais entre imagens e sons propostos na referida obra.Item Celebridades, política e engajamento público.(2022) Silva, Terezinha; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Simões, PaulaItem Central da Periferia e as práticas culturais : uma revisão dos critérios de valorização cultural.(2015) Prado, Denise Figueiredo Barros doNeste artigo, discutimos como os critérios de valorização cultural dialogam com formas sociais de justificação do gosto. Para isso, propomos a análise do projeto “Central da Periferia”, com o objetivo de compreender como a categorização e valorização das práticas culturais realizadas dentro da emissão são sustentadas por critérios de valorização criados no decurso do projeto. Para empreendermos esta análise, buscamos as contribuições de Pierre Bourdieu, a partir da sua teoria da legitimidade cultural, e também de Lahire (2005), Coulangeon (2005) e Glévarec (2005). Além disso, soma¬mos as contribuições de Certeau (2009) quanto às discussões de cultura popular e suas formas de acesso e produção.Item Central da Periferia e o debate sobre a valorização cultural : como Estado de Minas, Veja, Observatório da Imprensa e seus públicos receberam esse programa.(2015) Prado, Denise Figueiredo Barros doNeste artigo, refletiremos sobre os sentidos acionados pelos colunistas e pelos leitores-internautas do Estado de Minas e dos sites da Veja e Observatório da Imprensa em suas interpretações sobre o programa televisivo Central da Periferia (2006). O objetivo desse programa foi apresentar as práticas culturais populares em seu contexto de surgimento com a intenção de valorizá-las e inseri-las no panorama cultural brasileiro. A análise do material recortado nos permite compreender como essa tentativa de valorização cultural promovida pelo programa foi recebida e debatida nesses veículos midiáticos e conduziu à problematização sobre as formas sociais de valorização cultural. Notamos que a maioria dos argumentos contrários ao programa, bem como às práticas culturais e aos artistas apresentados, é sustentada por representações sociais arraigadas, nas quais preconceitos de classe e discursos elitistas são reforçados. Assim, este estudo nos permite entender, com base nas manifestações tanto dos colunistas quanto dos leitores internautas, que os processos de valorização cultural não estão desvinculados de um embate a respeito do lugar social dos grupos populares. Desta forma, esta análise contribui para a reflexão sobre como as relações sociais afetam os processos de valorização cultural no Brasil.Item Cine Theatro Popular de Juiz de Fora : “Filme que passa pra um, passa pra cem”.(2009) Rocha, Adriano Medeiros da; Rocha, Anderson Medeiros daA proposta deste artigo é evidenciar o formato de cinema de atrações desenvolvido numa das mais conhecidas e frequentadas salas de exibição do interior mineiro: o Cine Theatro Popular, de propriedade do cinejornalista João Gonçalves Carriço. Tal empreendimento, na cidade de Juiz de Fora, teria contribuído para uma revolução democrática no que se refere à popularização da cultura. Além desse aspecto central, vamos analisar as formas de divulgação utilizadas por Carriço em suas sessões cinematográficas, bem como os mecanismos criativos que propiciavam grande interação com a camada mais simples da população local.Item Cinema de Picardia : o conto “Malagueta, Perus e Bacanaço” transmutado em “O Jogo da Vida”, de Maurice Capovilla.(2016) Coração, Cláudio Rodrigues; Eduardo, André Gustavo de PaulaO presente artigo se dedica ao estudo do filme “O jogo da vida”, de Maurice Capovilla, tendo como premissa ser este longa-metragem adaptação do conto “Malagueta, Perus e Bacanaço”, de João Antônio. Assim, interessa aqui o entendimento da estrutura fílmica através da ideia de adaptação ou transposição da linguagem escrita para o meio audiovisual, bem como entender as heranças da obra de João Antônio presentes no filme de Capovilla e a relevância de “O jogo da vida” para o cinema brasileiro.Item O cinema Maxakali : a narrativa audiovisual como ação política.(2018) Maia, Marta Regina; Andrade, Andriza Maria Teodolino deO cinema indígena tem adquirido força no interior do campo da comunicação e antropologia com diversas pesquisas sobre o tema. Essa potência se torna mais relevante dentro de uma sociedade que ainda reforça tantos preconceitos e estereótipos em torno da população indígena. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar a produção dos cineastas Maxakali, que vêm realizando seus filmes em uma narrativa compartilhada e comunitária entre os membros da Aldeia Verde, seus pajés e seus yãmiy, os povos espíritos que tanto os ajudam e fortalecem. Nesse trabalho, consideramos, como eixos teóricos, o ponto de vista de um “território multiperspectivado”, a relação entre os espíritos da natureza e os rituais e o espaço compartilhado no processo de produção fílmica. A perspectiva metodológica acontece por intermédio da análise das narrativas fílmicas, avaliando a produção audiovisual da comunidade como um ato político que contribui para a reverberação dos gestos, costumes e modo de vida da comunidade, além de contribuir para o registro e atualização da memória identitária da nação indígena.Item Claudia Leitte e a indiferença na pandemia : jornalismo e celebridades na ambiência de um ciberacontecimento.(2022) Prado, Denise Figueiredo Barros do; Tavares, Frederico de Mello BrandãoA partir de uma fala insensível de Claudia Leitte com relação ao contexto brasileiro durante a pandemia de covid-19 no programa Altas Horas (Rede Globo), em maio de 2021, houve intensa reverberação nas redes sociais, seguida de retratação da artista e cobertura noticiosa. Estimulados por essa ocorrência, neste artigo, problematizamos como o cenário de reverberações e afetações do evento na cobertura noticiosa é capaz de revelar traços associados às formas de presença, ao posicionamento político dos célebres no contexto brasileiro e às relações entre jornalismo e ciberacontecimentos na contemporaneidade. Mapeamos e analisamos 19 publicações relacionadas ao tema, coletadas entre 22 de maio de 2021 e 29 de maio de 2021, período de emergência do caso, nas quais observamos como o processo interacional entre artista e público é estabelecido e se constitui como fenômeno no âmbito jornalístico.Item Coisas, mundos, traduções : dobras para uma comunicação pelo equívoco.(2022) Laia, Evandro José Medeiros; Guimarães, Lara LinhalisO artigo apresenta a proposta inicial de um modelo de comunicação a partir da virada ontológica, tomando o conhecimento dos povos originários do Brasil não como metáfora, mas como análogos de conceitos, a partir de três dobras. A primeira delas, a comunicação das coisas, trata das contribuições da teoria ator-rede para o campo da comunicação, especialmente a partir da perspectiva de que humanos e não humanos se comunicam, como um atalho para acessar a segunda dobra, a comunicação entre mundos, especialmente a partir do entendimento da hiperconexão dos povos da floresta como uma experiência comunicacional. A terceira dobra diz respeito à operação tradutória xamânica ameríndia, que pretendemos tomar como referência para pensar a comunicação pelo equívoco. Ao fim, sistematizamos a proposta como ponto de partida para outras pesquisas.