DEJOR - Departamento de Jornalismo
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Item Da beleza ao horror, da ditadura à resistência : a ressignificação de paisagens em Postcards from Brazil.(2022) Santos, Ana Carolina Lima; Vilela, Isabela de SouzaEste artigo investiga a obra Postcards from Brazil, realizada em 2016 por Gilvan Barreto, na qual fotografias de paisagens difundidas durante a ditadura civil-militar brasileira são transformadas em cartões-postais que, retalhados, passam a referenciar assassinatos ocorridos nos locais retratados. Busca-se, aqui, apreender de que forma a ressignificação dessas imagens visa o passado autoritário sob a ótica da reconstrução da verdade e da memória sobre a violência ditatorial. O artigo reflete sobre a noção de paisagem, inclusive no que diz respeito à sua constituição histórica. Em seguida, analisa como o artista a subverte em seus predicados imaginados na medida em que inscreve os crimes no espaço, dando visibilidade aos horrores da ditadura, em um mecanismo de resistência voltado para as vítimas, então eternizadas nos vazios impostos à paisagem.Item A mobilização da infância em fotos de migração e refúgio no Instagram da Reuters.(2021) Lage, Nádia Nunes; Santos, Ana Carolina LimaEste trabalho analisa a maneira como o perfil da Reuters no Instagram fez uso de fotos de meninos e meninas para noticiar, de 2016 a 2019, a migração, o refúgio e temas correlatos, notadamente a situação dos sujeitos nos países responsáveis pelos grandes deslocamentos transnacionais contemporâneos. Observando de forma particular as imagens mais curtidas na rede social da agência, o artigo se propõe a identificar os modos de ver e narrar essas pautas possibilitados pela figuração de crianças.Item As imagens de Dilma Rousseff da ditadura civil-militar ao impedimento.(2020) Santos, Ana Carolina LimaA fotografia, entendida em seu valor de testemunho histórico e em sua potência poética, pode comportar leituras distintas dos fatos, de como eles foram e de como poderiam ter sido. Este artigo investiga de que modo essas duas facetas se apresentaram em imagens de Dilma Rousseff feitas na ditadura civil-militar e reformuladas durante a campanha eleitoral de 2014 e a luta contra o impedimento de 2016. Por meio da análise do processo de transmutação (de forma, mas também de sentido e de adequação memorialista) pelo qual passaram essas imagens, avaliam-se as implicações da mudança de temporalidade que as permeou, posto que, recompostas e ressignificadas, as fotos já não aludiam mais a um passado dado e se configuravam como materializações de uma instância simbólica que apontava para o futuro, para certo horizonte de expectativas. Além disso, tenta-se explicitar como, ao propor comparações entre passado e presente, as imagens inadvertidamente ajudaram a sabotar o amanhã por elas almejado.Item Escravidão a cores : aproximação, reconhecimento e acolhimento da humanidade dos sujeitos negros na obra de Marina Amaral.(2020) Santos, Ana Carolina Lima; Ferreira, Sarah GonçalvesEste artigo toma para análise o trabalho In Color: Slavery in Brazil, 1869, da colorista Marina Amaral para observar de que maneira o gesto de apropriação da artista ressignifica os arquivos da escravidão brasileira, mais precisamente os tipos fotográficos feitos por Alberto Henschel. Parte-se do entendimento de que as imagens de Henschel (e de outros fotógrafos da época que apontavam suas câmeras para mulheres e homens negros) são assinaladas por uma lógica tipificadora que perpassa não apenas sua produção, mas seu consumo, no passado e no presente. Nessa acepção, os novos sentidos que são alcançados com o projeto da artista só podem emergir da ruptura com esse estatuto. Para isso, Amaral recorre à colorização e à montagem das fotografias de maneira que convida o espectador a enxergá-las de outro modo, distanciado daquele que é o cerne da representação das pessoas negras escravizadas: a ideia de Outro, peculiar, diferente e estranho. O que a colorista propõe, em direção contrária, é fazê-las aparecer nas fotos a partir de sua natureza humana. Trata-se, defende-se aqui, de uma ação de caráter estético amplo, de teor político – essencialmente antirracista.Item Do vilarejo colonial à cidade do café : um percurso pela visualidade paulistana.(2018) Valle, Flávio PintoNeste artigo, propomos apreender a historicidade dos processos urbanos em curso em São Paulo na passagem do século XIX para o XX por meio de um exercício metodológico que consiste em escrever nossa caminhada pela iconografia da capital paulista, principalmente pelas imagens fotográficas que a constitui. Posto que a caminhada encerra algo que não pode ser explicado, que somente pode ser praticado, em um primeiro momento ofereceremos ao nosso leitor um percurso pela visualidade da capital paulista e, em seguida, as associações que fabricamos ao longo do percurso com o propósito de compreender como o processo de produção do território urbano, mediado pela especulação imobiliária, foi captado e mostrado pelo trabalho de fotógrafos que atuaram ou que ainda atuam em São Paulo.Item Sobre paisagens conhecidas e corpos anônimos : memórias fotográficas do fluxo migratório no Mediterrâneo.(2019) Santos, Ana Carolina Lima; Teixeira, Rafael TassiNos últimos trinta anos, uma série de fotografias jornalísticas que retrata o drama de africanos e médio-orientais tentando (e quase sempre fracassando em) cruzar o Mediterrâneo tem produzido memórias sobre a questão migratória. Este artigo parte da análise de algumas dessas imagens a fim de discutir de que modo à construção memorialística, conformada a partir de certa política do testemunho, pode ser capaz de entrelaçar dever de memória e dever civil de ação. Trabalha-se com imagens que estabelecem relação entre as paisagens conhecidas (do mar e da praia) e os corpos anônimos (de imigrantes cujas identidades e trajetórias permanecem indefinidas) que parecem desestabilizá-las, uma relação marcada pela noção de fronteira – a qual, ao mesmo tempo em que serve para separar, abre uma possibilidade de unir o familiar e o estranho.Item O Memorial da Resistência em fotos de visitantes no Instagram : modos de ver, sentir e pensar o passado, o presente e o futuro.(2019) Santos, Ana Carolina LimaEste artigo visa investigar as múltiplas temporalidades que embasam as imagens feitas e publicadas nas redes sociais por visitantes do Memorial da Resistência de São Paulo. Por meio da análise de algumas dessas fotografias, coletadas no Instagram, busca-se evidenciar aquilo que elas iluminam sobre visões, sentimentos e pensamentos acerca do passado, do presente e do futuro – como permitidos por esse museu e lugar de memória e como traduzida visualmente pelos indivíduos que experienciaram o espaço.Item Entrevendo olhares espectrais : as fotografias de vítimas das ditaduras em obras de arte contemporâneas.(2018) Santos, Ana Carolina LimaEste artigo analisa os catálogos de três exposições apresentadas no Memorial da Resistência de São Paulo que têm como principal material expressivo fotografias de mortos e desaparecidos políticos, vítimas das ditaduras civilmilitares da Argentina, do Brasil e do Chile. “Buena memoria”, de Marcelo Brodsky, “Ausenc’as”, de Gustavo Germano, e “119”, de Cristian Kirby, são examinados pelo modo como mobilizam esses retratos, destacados em suas estratégias próprias. Guardadas as singularidades de cada trabalho, a análise aponta neles uma potência comum: a capacidade de agenciar os olhares encarnados nas imagens, que então podem mirar de volta os espectadores para deles exigir recordação, responsabilização e redenção.Item Entre o afetivo e o político : o ensaio Ausências, de Gustavo Germano, como reconfigurador das memórias da ditadura.(2017) Santos, Ana Carolina Lima; Oliveira, Michel deNo projeto Ausências, realizado entre 2006 e 2012, o fotógrafo Gustavo Germano se apropriou e reencenou fotografias de família de algumas pessoas que perderam pais, cônjuges e/ou filhos (mortos e desaparecidos) durante os regimes militares na Argentina e no Brasil. O presente artigo objetiva servir de aproximação analítica desse trabalho, aqui entendido como uma forma de tornar pública a dor privada dos indivíduos envolvidos, ressignificando-a coletivamente, para conferir novas dimensões ao conhecimento que se tem acerca das sequelas ocasionadas pela ditadura. O poder memorialista da fotografia, a aura afetiva atribuída aos registros familiares e o saber imaginativo solicitado ao espectador, na tensão entre recordação e testemunho, são algumas das noções mobilizadas neste paper, tomadas para apreender o projeto em suas particularidades poéticas e em sua importância histórica.