DEJOR - Departamento de Jornalismo
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Item Bicampeão da fé : um estudo das estratégias de comunicação usadas pelo Sport Club Corinthians paulista na campanha fé alvinegra.(2019) Azevedo, Núbia Maria Silva de; Martins, Nair Prata MoreiraCom o futebol transformado em negócio, os clubes precisam, cada vez mais, de receitas que fujam das tradicionais, como bilheteria e comercialização do passe de jogadores. Ademais, como são organizações que lidam com incertezas, alterando momentos positivos e negativos em curtos espaços de tempo, sujeitas a bom desempenho da equipe, tornou-se imprescindível a estas instituições, oferecerem condições para que suas marcas ofereçam aos torcedores uma experiência especial, evitando assim, a dependência das tradicionais fontes de renda e buscando manter o seu torcedor engajado mesmo nos momentos difíceis. Em paralelo, assiste-se ao surgimento de um torcedor consumidor que, mais do que pertencer à torcida, busca vivenciar o clube do coração de todas as formas possíveis. Assim, a demanda pelo Marketing Esportivo cresce a cada ano, tendo o futebol como protagonista. Tal atividade procura enxergar o consumidor como algo além do que o objetivo a ser buscado, oferecendo a ele uma oportunidade de participar ativamente, por meio de campanhas interativas de marketing, que atingem a esse consumidor de uma maneira rápida e efetiva, gerando resultados promissores. O presente artigo visa então, analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelo Sport Club Corinthians Paulista na campanha Fé Alvinegra, realizada pelo clube e sua patrocinadora, Nike, em 2017. O clube paulista se tornou referência, conquistando prêmios com grandes campanhas de marketing, como a República Popular do Corinthians, em que o corinthiano podia tirar os documentos da república, como carteira de identidade e passaporte, além de ocupar cargos como o de Governador e Congressista. Campanhas deste tipo aproximam o torcedor, fazendo com que este se sinta parte importante da história da equipe. Metodologicamente o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, que consiste no levantamento teórico acerca dos assuntos abordados, e na análise de conteúdo, utilizada a fim de examinar as estratégias usadas pelo Corinthians na referida campanha. Desta forma, este estudo está estruturado em quatro tópicos, que abordam a transformação do futebol em negócio; as definições de marketing esportivo, marketing digital e comunicação integrada de marketing; um breve histórico do clube alvinegro, e a análise da campanha Fé Alvinegra. Conclui-se que, ao reforçar a identidade do corinthiano, retomando o simbólico momento da conquista de 1977 e exaltando o amor e a fidelidade do torcedor ao clube, além de tratar este sentimento como religião, com base na fé e na crença de que no fim tudo dará certo, a campanha desperta os sentimentos de emoção e pertencimento a algo único, o que estimula o consumo dos produtos.Item O branded content como modelo de negócio : o caso da agência Radioweb.(2019) Avelar, Kamilla Morando; Martins, Nair Prata MoreiraA crise financeira vivida pelos meios de comunicação tem levado empresas da área a repensar seus modelos de negócio. Assim, é objetivo deste artigo, entender o modelo de negócio da Agência Radioweb, empresa brasileira com mais de 15 anos de mercado, que atua na produção de conteúdo para rádio. Para a condução da pesquisa, utilizou-se o método Estudo de Caso (YIN, 2001) e o protótipo Business Model Canvas (OSTERWALDER e PIGNEUR, 2010). Os resultados apontam que a Agência Radioweb possui um modelo de negócio consolidado e lucrativo, tendo no branded content o cerne de sua estratégia co- municativa e negócio.Item Rádios comunitárias no Brasil : entre a clandestinidade e a relevância social.(2019) Santos, Eliene; Martins, Nair Prata Moreira; Medeiros, RafaelAs primeiras rádios comunitárias surgiram no Brasil na década de 1980 como uma vertente de diversos movimentos de transmissões radiofônicas ilegais que aconteceram a partir dos anos 1970 sob inspiração das chamadas rádios piratas europeias. Embora já inseridas na legislação específica para os serviços de radiodifusão, ainda existem muitas rádios funcionando ilegalmente no país. Este trabalho verifica o panorama atual do rádio comunitário no Brasil evidenciando seu surgimento clandestino e buscando suas especificidades através do estudo de caso de uma rádio com características de emissora comunitária que funciona clandestinamente há quase duas décadas no interior do país.Item A divulgação científica sobre rádio no Brasil : um estudo da revista Rádio-Leituras.(2019) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Henrique Cordeiro; Avelar, Kamilla MorandoO objetivo deste artigo é analisar as publicações so- bre o rádio e a mídia sonora no Brasil, a partir dos artigos publicados no único periódico brasileiro es- pecializado na temática, a revista Rádio-Leituras, modelo open acess, editada pelo Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Fede- ral de Ouro Preto, com o apoio do Grupo de Pes- quisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Os dados coletados na Rádio-Leituras – 102 artigos de 14 edi- ções, no período de 2010 a 2016, – foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bar- din, 1997), com uma abordagem exploratória para a mineração dos dados com utilização do software ATLAS.TI. A análise dos dados aponta que a revista Rádio-Leituras cumpre o seu papel de abrir espaço para a publicação de artigos sobre rádio e mídia so- nora, mas o estudo não alcança a qualidade destes textos e o impacto do periódico no cenário científico brasileiro e internacional. Mas a pesquisa revela que os temas de estudo sobre rádio mudaram no decor- rer dos anos e com a evolução tecnológica e aponta, ainda, os autores mais citados nos textos, permitindo uma avaliação sobre a base teórica que referencia as investigações sobre o campo. É possível apon- tar também que a revista necessita se ampliar para uma maior internacionalização.Item Jornalismo, memória e mito : um olhar sobre a vitória de Barack Obama em 2008.(2015) Tavares, Michele da Silva; Antunes, EltonO objetivo desse artigo é discutir o papel do jorna- lismo como lugar de articulação e operador da memória do personagem político, através da análise comparativa da manei- ra como a imagem de Barack Obama foi apresentada nas revis- tas Time e Veja nas eleições presidenciais norte-americanas de 2008. Do ponto de vista metodológico fizemos um mapeamen- to dos enquadramentos que privilegiam esse passado biográfi- co, identificando o que é acionado pelo discurso jornalístico, e o modo como os relatos jornalísticos fizeram apelo à sua pecu- liaridade biográfica e ao ineditismo que permeia o significado da sua vitória em âmbito mundial.Item Jogando com a perspectiva : a profanação do controle do acesso aos cenários de conflito durante a Guerra do Iraque.(2016) Valle, Flávio PintoA cobertura fotojornalística da Guerra do Iraque (2003-11) foi marcada pela incorporação de profissionais da imprensa a unidades militares. Se, por um lado, esta prática oferecia aos repórteres condições para desempenharem suas atividades, por outro, restringia sua liberdade de ação. Neste ensaio, propomos observar a constituição deste dispositivo de controle do acesso dos fotojornalistas aos cenários de conflito. Dedicaremos-nos, em particular, à reflexão sobre a maneira como o fotógrafo Benjamin Lowy, por meio do jogo com sua perspectiva e a dos soldados, o profana.Item O retrato da epidemia de meningite em 1971 e 1974 nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo.(2015) Schneider, Catarina Menezes; Tavares, Michele da Silva; Musse, Christina FerrazEste artigo apresenta um recorte analítico acerca da cobertura dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo sobre a epidemia de meningite que eclodiu em 1971, e atingiu seu ápice em 1974. Essa epidemia surge na época em que o Brasil vivia sob o regime ditatorial e se encontrava no pior período, conhecido como “anos de chumbo” (1968- 1972). Do ponto de vista teórico, desenvolvemos uma discussão sobre a evolução dos conceitos de “saúde”, “doença” e “epidemias”, além de fazer um breve histórico da epidemia de meningite na época. A partir da análise dos jornais, verifica-se como a doença foi comunicada e também se observa como no início ela quase não era divulgada, tendo um salto do número de publicações e uma grande exposição pelos meios de comunicação a partir de 1974.Item O testemunho como elemento central na produção jornalística : a narrativa de Operação Massacre.(2018) Maia, Marta Regina; Barretos, Dayane do CarmoEsse trabalho tem como objetivo refletir sobre o testemunho como centro da produção de narrativas jornalísticas, tendo como mote o livro Operação Massacre, de Rodolfo Walsh. Recorremos, metodologicamente, à Análise da Narrativa, a partir de uma visada ampla que compreende a construção de narrativas enquanto um processo para além da materialidade textual e que nos permite inserir a figura do jornalista enquanto protagonista do ato de narrar. Ato que reflete não só as escolhas desse jornalista narrador, mas do modo de apropriação do mundo que está ligado a um contexto sóciohistórico-político-cultural.Item Metacrítica : experiências jornalísticas que configuram narrativas da diversidade.(2018) Maia, Marta Regina; Barretos, Dayane do CarmoEste artigo apresenta uma discussão voltada para as possibilidades engendradas por experiências jornalísticas que acionam novas narrativas sobre a realidade. Conside ramos, para efeito de análise, duas pesquisas finalizadas em 2017, que seguem um aporte metodológico da análise da narrativa das produções e dos livros reportagem das jornalistas Eliane Brum, Fabiana Moraes e Daniela Arbex e as produções do pro jeto Ponte: Direitos humanos, justiça e segurança pública. Localizamos, a partir de um diagnóstico do campo jornalístico e por intermédio das análises, novos contornos estruturais, profissionais e estéticos do campo, o que configura um movimento de metacrítica – emergente dessas novas experiências –, e que promove narrativas plu rais e diversas sobre a realidade.Item Mãos livres para cozinhar : affordances e inovações no aplicativo Culinary Pal.(2019) Souza, Marcelo Freire Pereira de; Pereira, Ana Paula MartinsOs saberes culinários são transmitidos através da oralidade e pelos cadernos de receitas. Este artigo analisa as possíveis transformações no modo de registro, consulta e divulgação de receitas desse meio tradicional para os aplicativos para dispositivos móveis. O objeto de estudos é o Culinary Pal, aplicativo que funciona por comando de voz, possibilitando que as mãos fiquem livres para cozinhar. Neste texto consideramos os aplicativos como uma remediação dos cadernos manuscritos. Por meio da discussão sobre affordances, materialidade e inovação e tendo como metodologia a Análise de Conteúdo, o trabalho traça uma comparação entre as funcionalidades do aplicativo e as características dos tradicionais cadernos de receitas.