DEJOR - Departamento de Jornalismo

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10680

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Intermitências cromáticas e temáticas nos movimentos de composição editorial da revista Vida Simples.
    (2012) Tavares, Frederico de Mello Brandão
    O presente trabalho realiza uma análise da revista Vida Simples, publicada pela Editora Abril, centrando-se na lógica de sua composição editorial. Pretende-se observar como o desenvolvimento mensal do plano estrutural da publicação aciona uma série de processos que configuram significados para a qualidade de vida na sociedade, foco do periódico. Para isso, verifica-se em 96 edições publicadas as lógicas editoriais tanto em uma só edição quanto em um conjunto delas, problematizando a ocorrência de seus conteúdos e a estrutura de suas capas, um dos eixos gráficos da revista. Dos resultados aí obtidos, aponta-se para a percepção sobre a oscilação entre certos temas e cores, movimento que participa da construção de uma globalidade jornalística e, simultaneamente, de uma identidade editorial.
  • Item
    A qualidade de vida como um construto social e editorial : demandas informativas e a configuração histórica de um jornalismo de serviço em revistas.
    (2012) Tavares, Frederico de Mello Brandão
    No atual contexto midiático, há uma pauta jornalística de destaque. Trata-se, no âmbito dos “serviços”, de um conjunto de conteúdos voltados para a qualidade de vida, que expressa uma reunião articulada de representações e saberes sobre o bem viver na sociedade. Diante deste cenário, este texto busca refl etir sobre a confl uência de tais questões, problematizando-as a partir do jornalismo de revista. O ensaio atenta-se para as maneiras como a informação aí construída responde a certas demandas da vida social, ao mesmo tempo em que as promove. A refl exão desenvolvida cruza questões históricas e volta-se para o diálogo entre temáticas sociais e a elaboração jornalística, dando a ver características da revista como um meio de comunicação determinado, que realiza em publicações segmentadas um construto editorial em consonância com comportamentos e prescrições voltados para um modelo de bem-estar contemporâneo.
  • Item
    Leituras do presente na revista vida simples : tempos sociais e qualidade de vida no jornalismo segmentado.
    (2013) Tavares, Frederico de Mello Brandão
    Este texto apresenta algumas questoes que permearam um estudo mais amplo, que analisou a constituicao editorial da revista Vida Simples no periodo compreendido entre os anos de 2002 e 2011. Tomando como objeto os editoriais da revista (suas cartas aos leitores), trata-se aqui, especificamente, de uma reflexao acerca das maneiras como, ao falar de sua principal tematica, a qualidade de vida, a publicacao constroi tanto um significado jornalistico sobre o bem-estar na sociedade quanto realiza uma leitura do tempo presente, configurando um cenario no qual a realidade social e o mercado de revistas veem entramados, afetando-se mutuamente.