DEJOR - Departamento de Jornalismo
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Item De frente com as Gabis : a construção de uma celebridade do tecnobrega.(2017) Prado, Denise Figueiredo Barros doEste artigo se propõe a analisar como o lugar de fala de Gaby Amarantos é reconstruído em dois momentos interativos diferentes: uma entrevista realizada com Marília Gabriela, no programa televisivo De frente com Gabi, veiculado pelo SBT, ocorrida em 2012, e, em outra entrevista, realizada no mesmo programa, em 2014. O objetivo deste estudo é compreender como a atuação da artista, em interação com Marília Gabriela, é permeada por um discurso de valor sobre as produções culturais nas quais ela está engajada, bem como pelo processo de ascensão midiática pelo qual sua carreira passou no período. A partir de uma abordagem contextual da trajetória midiática da artista e pela comparação da dinâmica das entrevistas desenroladas nestas duas emissões, foi possível apreender como o contexto social de inserção da própria artista e o alcance de sucesso e visibilidade na mídia, tornando-lhe uma celebridade, afetaram sua posição discursiva e o lugar conferido às suas produções culturais.Item Central da Periferia e o debate sobre a valorização cultural : como Estado de Minas, Veja, Observatório da Imprensa e seus públicos receberam esse programa.(2015) Prado, Denise Figueiredo Barros doNeste artigo, refletiremos sobre os sentidos acionados pelos colunistas e pelos leitores-internautas do Estado de Minas e dos sites da Veja e Observatório da Imprensa em suas interpretações sobre o programa televisivo Central da Periferia (2006). O objetivo desse programa foi apresentar as práticas culturais populares em seu contexto de surgimento com a intenção de valorizá-las e inseri-las no panorama cultural brasileiro. A análise do material recortado nos permite compreender como essa tentativa de valorização cultural promovida pelo programa foi recebida e debatida nesses veículos midiáticos e conduziu à problematização sobre as formas sociais de valorização cultural. Notamos que a maioria dos argumentos contrários ao programa, bem como às práticas culturais e aos artistas apresentados, é sustentada por representações sociais arraigadas, nas quais preconceitos de classe e discursos elitistas são reforçados. Assim, este estudo nos permite entender, com base nas manifestações tanto dos colunistas quanto dos leitores internautas, que os processos de valorização cultural não estão desvinculados de um embate a respeito do lugar social dos grupos populares. Desta forma, esta análise contribui para a reflexão sobre como as relações sociais afetam os processos de valorização cultural no Brasil.