DEJOR - Departamento de Jornalismo

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    Metacritic practice : a configuration of new journalistic narratives.
    (2017) Maia, Marta Regina; Drumond, Rafael
    Está em andamento, no campo da comunicação, um esforço para o mapeamento das possibilidades de crítica de mídia, já que são várias as modalidades de estudo nessa área. Nesse caso, propomos um olhar sobre a metacrítica jornalística que emerge a partir de culturas de trabalho financiadas por modelos alternativos – redesenho organizacional que vem possi-bilitando a circulação de novas narrativas sobre o social. Partindo do lugar contra-hegemônico que vitaliza esse outro jornalismo, recorremos, metodologicamente, ao estudo de caso em consonância com a análise de narrativas produzidas no contexto do projeto Ponte: Direitos humanos, justiça e segurança pública.
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    A fachada pessoal da celebridade jornalística na esfera midiática.
    (2012) Maia, Marta Regina; Lelo, Thales Vilela
    Numa época em que os meios de comunicação oferecem a intensificação das marcas pessoais, “ser e estar” visível torna-se primordial na trilha para alcançar uma fachada célebre digna de reconhecimento e credibilidade. No jornalismo, este aspecto também passa a ser paradigmático, e o propósito deste trabalho será analisar o caso da "gafe" proferida pelo "jornalista-celebridade" Boris Casoy, no Jornal da Band, do dia 31 de dezembro de 2009, e os desdobramentos do caso para sua identidade pessoal de mediador simbólico.
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    O enquadramento do sujeito nas páginas de um jornal diário.
    (2013) Pinto, Maria Aparecida; Maia, Marta Regina
    O objetivo do artigo é analisar o enquadramento conferido ao cidadão comum como fonte de informação na editoria Cotidiano do jornal Folha de S. Paulo, no período de agosto a dezembro de 2010. A partir da perspectiva de uma análise de conteúdo que não confere ao texto um sentido intrínseco, mas que o toma como expressão de significados socialmente inscritos, constata-se um processo de desvalorização da voz do sujeito comum nas notícias estudadas.
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    Como repensar o jornalismo a partir da pauta social : reflexões sobre desafios da cobertura de políticas públicas sociais pela mídia.
    (2011) Maia, Marta Regina; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Valente, Ana Paola de M. Amorim
    Este artigo pretende discutir as implicações da exclusão ou inclusão da pauta social na mídia. A despeito do que aconteceu com outras áreas do jornalismo que geraram especializações, como o jornalismo econômico e o político, a ampliação do espaço das políticas públicas sociais nas agendas públicas não se fez acompanhar pelo proporcional espaço nas coberturas diárias. Esta discussão apresenta uma série de questionamentos sobre o fazer jornalístico dentro de um contexto de refl exões sobre critérios que têm tradicionalmente orientado a produção jornalística. Pensar sobre o espaço da pauta social requer refl exões que, neste artigo, são feitas a partir de um diagnóstico da mídia impressa, mas que pode se estender para outros suportes, com potencial para questionar reformulações de critérios de seleção e hierarquização de notícias.