DEJOR - Departamento de Jornalismo
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10680
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.(2019) Martins, Nair Prata Moreira; Lopez, Debora Cristina; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Avelar, Kamilla Morando; Diehl, DanielleO rádio brasileiro, inserido na nova ecologia de mídia, enfrenta desafios de ordem diversa assumindo diferentes configurações frente ao cenário de constante desenvolvimento tecnológico. Dado o contexto, este artigo volta seu olhar para o posicionamento no Facebook de três emissoras radiofônicas jovens brasileiras, a saber: Rádio Mix, Rádio Jovem Pan e Rádio Transamérica. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo em Redes Sociais e o estudo de caso comparativo (Yin, 2001), o objetivo é compreender as principais estratégias de postagem e engajamento usadas pelas emissoras para captar a atenção da audiência nas redes sociais. Os resultados apontam para a falta de estratégia e o baixo engajamento nas fanpages. Nenhuma das emissoras analisadas constrói um efetivo processo de interação em suas redes sociais, predominando a participação, característica do rádio jovem dos anos 1990.Item A presença da igreja no rádio brasileiro.(2017) Martins, Nair Prata Moreira; Lopez, Debora Cristina; Campelo, WanirHá 73 anos foi ao ar o primeiro programa de rádio brasileiro de cunho religioso, A Voz da Profecia. Hoje, rádio e igreja estão atados de forma visceral, ligando altares e microfones num fenômeno que desafia os pesquisadores do campo da Comunicação. Este trabalho tem o objetivo de dar iní- cio a um breve mapeamento do rádio religioso no Brasil, buscando entender a sua configuração. Na ausência de um órgão ou entidade que centralize as informações sobre a presença da igreja na radiofonia, a pesquisa foi realizada a partir de duas investigações: dados do livro Panorama do rádio no Brasil e informações disponibilizadas pelo portal Donos da Mídia.