DEENP - Departamento de Engenharia de Produção
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Item Métodos meta-heurísticos para o problema de localização de máxima cobertura multiobjetivo.(2022) Pinheiro, Ruan Carlos Silva Menezes; Gomes, Helton Cristiano; Gomes Júnior, Aloisio de Castro; Gomes, Helton Cristiano; Gomes Júnior, Aloisio de Castro; Guimarães, Irce Fernandes Gomes; Klen, André MonteiroA definição da melhor localização para uma instalação é uma decisão estratégica desafiante para os gestores de organizações públicas e privadas, vistos os inúmeros benefícios que uma decisão adequada pode gerar. A correta localização de uma ou mais instalações pode proporcionar vantagens competitivas para as organizações através da proximidade com clientes/fornecedores e de fontes de recursos, bem como com a redução de alguns custos operacionais e logísticos. Ela pode implicar, também, no melhor atendimento da demanda dos clientes. Porém, a decisão de localização requer inúmeros estudos específicos e necessita da utilização de algum tipo de ferramenta para auxiliar na análise das alternativas. Visando auxiliar os gestores das organizações na determinação da localização de instalações, tornando a tomada de decisão mais adequada, este trabalho tem como objetivo desenvolver métodos para a resolução do problema de localização de máxima cobertura formulado como um problema de otimização multiobjetivo (MO-PLMC). Problemas de localização tratam de decisões sobre a obtenção da melhor configuração para a instalação de uma ou mais facilidades, visando atender com qualidade a demanda de uma população, com o menor custo possível. O MO-PLMC será abordado buscando a otimização de dois objetivos: a maximização da demanda atendida e a minimização do custo de instalação das facilidades. Na resolução de um problema de otimização multiobjetivo é determinado um diagrama de Pareto, onde cada ponto representa uma solução Pareto-ótima. Porém, a construção do diagrama pode ser muito complexa, dependendo da natureza do problema a ser resolvido. Visto isso, foram implementados e testados dois métodos meta-heurísticos, baseados no Greedy Randomized Adaptive Search Procedure e no Variable Neighborhood Search, para gerar conjuntos de soluções Pareto-ótimas para o MO-PLMC. Para avaliar a eficiência dos métodos, os conjuntos de soluções Pareto- ótimas obtidos através da utilização de instâncias geradas como proposto na literatura, e adaptadas para a otimização multiobjetivo, foram comparados através de três métricas de avaliação de desempenho: medidas de distância, diferença de hipervolume e taxa de erro. Foram realizados, também, experimentos estatísticos com o intuito de comprovar a existência de diferença significativa entre os métodos com relação às métricas utilizadas. Para isso foi utilizado o teste estatístico t de Student, adequado para a comparação de duas populações. Com base nos experimentos computacionais, concluiu-se que o MOVNS foi superior ao GMO, para todas as instâncias, em relação às três métricas.Item O panorama da logística reversa no Brasil e seus mecanismos de controle.(2023) Pinto, Juliana de Oliveira; Viana, Francisca Diana Ferreira; Martins, Máximo Eleotério; Viana, Francisca Diana Ferreira; Martins, Máximo Eleotério; Freitas, Suzy Magaly Alves Cabral de; Martins, Maria Rosa SelvatiO cenário mundial atual é caracterizado pelo constante desenvolvimento tecnológico, crescimento populacional e consumo excessivo, fatores que ocasionam aumento na geração de resíduos. Diante disso, a gestão eficaz e eficiente desses materiais é uma tarefa que vem ganhando importância nas pautas governamentais desde a década de 1960. Nos dias de hoje, a pauta dos resíduos sólidos é um assunto que interessa, além do governo, as empresas e a população. Em paralelo, a logística reversa vem se consolidando, a partir de 1990, como uma área estratégica das organizações capaz de gerar ganhos financeiros. A sua funcionalidade de retorno dos produtos a partir dos consumidores faz com que ela seja um instrumento indispensável na gestão dos resíduos. No entanto, somente nos últimos anos a logística reversa ganhou reconhecimento neste assunto, a partir da aprovação da lei no12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O objetivo deste trabalho é analisar os principais mecanismos de controle da logística reversa, realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura. Nos resultados foi apresentado o panorama brasileiro atual de gestão de resíduos sólidos, as legislações relacionadas aos canais logísticos dos resíduos de pós-venda e pós-consumo e as legislações nacionais relacionadas à logística reversa, além de analisar a principal legislação que abrange a logística reversa. Por fim, mesmo com um longo caminho a ser percorrido, observa-se um grande avanço das legislações associadas à logística reversa, sobretudo no ano de 2022 com a aprovação de três decretos importante, que visam uma maior sinergia entre os principais atores para o sucesso desse processo: sociedade, indústrias e governo.Item Um modelo de fluxos e localização de terminais intermodais para escoamento da soja brasileira destinada à exportação.(2012) Amaral, Mônica do; Almeida, Marina Soares; Morabito, ReinaldoA consideração de rotas intermodais pode ser vantajosa em diversas situações, como nos casos de escoamento de produtos agrícolas para exportação. Entretanto, a possibilidade de redução dos custos logísticos está condicionada à existência de instalações que permitam o transbordo de carga e a integração entre os modais disponíveis. Nesse contexto, propõe-se um modelo de fluxos e localização de terminais intermodais, com o objetivo de apoiar decisões de investimento em infraestrutura e de roteirização na rede. O modelo possui forte relação com problemas de p-medianas, sabidamente NP-difíceis. São considerados múltiplos níveis, em que cada nível corresponde ao fluxo entre dois terminais, e uma estrutura esparsa para representação da rede. Testes realizados com uma rede para exportação de soja baseada em dados secundários foram utilizados para verificar a coerência e ilustrar o potencial de análise do modelo, enquanto instâncias geradas aleatoriamente serviram para avaliar seu desempenho computacional utilizando-se dois softwares de otimização.Item Aplicação do modelo DEA para avaliação do desempenho dos custos logísticos em empresas brasileiras de confecções.(2012) Santos, Lucas Maia dos; Reis, Luciana Paula; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Dutra, Daniel ResendeO setor de confecção passou por reestruturações cujos benefícios se traduzem na redução do tempo no processo de produção e no desperdício de tecidos, além de flexibilidade para a alteração de modelos de confecções. Esse setor abriga um campo interessante de estudos para compreender o desempenho de alguns aspectos logísticos deste setor. A compreensão da logística integrada permite tomar decisões referentes ao processo de compras dos produtos e serviços. Dessa maneira, o presente artigo busca analisar o desempenho voltado para os custos logísticos de empresas de médio e grande porte do setor de confecção brasileiro. Este estudo baseou-se em dados secundários disponibilizados pelo IBGE, referente a 163 empresas brasileiras de médio e grande porte do setor de confecções, no ano de 2006, sendo estes os dados mais recentes do setor. Para desenvolver o trabalho foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA) para calcular os escores de eficiência. Foi escolhido para mensuração da eficiência, a receita total e ativo total (bens e recursos financeiros e não financeiros) como variável para produto (output) e as variáveis custo de aquisição; custo de estoque de matéria-prima (MP), materiais auxiliares e componentes; custo de estoque de produto acabado (PA), custo de estoque de produto intermediário (PI), custo de operações industriais e custo com frete como variáveis para insumos (inputs). Como resultado da análise das 163 empresas analisadas, 17,8% correspondem a empresas consideradas eficientes e que o restante das empresas necessitam reduzir seus custos logísticos significativamente para melhorar o desempenho.