DEENP - Departamento de Engenharia de Produção

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/556

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    Propostas de práticas de gestão do conhecimento : um estudo de caso em uma instituição financeira cooperativa.
    (2023) Brasileiro, Tansley Marinho; Pereira, Alana Deusilan Sester; Morais, Isabela Carvalho de; Pereira, Alana Deusilan Sester; Morais, Isabela Carvalho de; Carvalho, Fábio Câmara Araújo de; Silva, Sergio Evangelista
    O conhecimento tem se tornado um ativo cada vez mais importante dentro das organizações. A falta da gestão deste conhecimento pode ser prejudicial em vários aspectos, inclusive quando se trata de um fenômeno muito comum dentro das empresas, a rotatividade de pessoal. Nesse contexto, pode haver a perda de conhecimentos, visto que o funcionário sai do seu posto de trabalho por motivos diversos, levando todo o conhecimento adquirido no decorrer do tempo. Nesse sentido, as áreas de gestão de recursos humanos das organizações, juntamente com as demais lideranças, têm direcionado esforços para entender as causas da rotatividade, objetivando reduzir e mitigar seus impactos, especialmente com relação à temática da gestão do conhecimento. Diante do exposto, o objetivo desse estudo é propor práticas de gestão do conhecimento que visem mitigar os impactos da perda de conhecimentos diante à rotatividade de pessoal em setores da Unidade Administrativa de uma instituição financeira cooperativa. Com relação a metodologia, essa pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso único, sendo este classificado como qualitativo e exploratório. O estudo foi realizado em uma instituição financeira cooperativa que atua no mercado há mais de 25 anos e tem mais de 300 funcionários diretos e indiretos. Para a operacionalização do estudo de caso, com relação a técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com funcionários da organização, além da análise documental e a observação participante. Já para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Essa análise buscou entender o impacto da rotatividade de pessoal na organização relacionado a perda de conhecimento, como por exemplo, a perda de agilidade na execução das atividades do setor e a ausência do conhecimento tácito que é levado pelo funcionário que saiu do setor. Foi analisado o cenário de cada setor representado para entender quais as deficiências relacionadas a perda de conhecimento e, a partir disso, foram propostas práticas de gestão do conhecimento para cada um dos seis setores selecionados para participarem desta pesquisa. Como práticas propostas pode-se citar: Gestão do capital humano, Mapeamento de Conhecimentos, Educação Corporativa, Lições Aprendidas, Mentoring, Benchmarking e Business Intelligence. Além disso, os resultados buscam complementar a literatura e auxiliar os gestores na compreensão mais profunda da importância da gestão do conhecimento mediante a rotatividade de pessoal.
  • Item
    Gestão do conhecimento e a mineração : proposta de framework como estratégia de nivelamento dos conhecimentos entre colaboradores do mesmo cargo.
    (2021) Almeida, Amanda Braga de; Pereira, Alana Deusilan Sester; Macieira, Renan Araújo
    O estudo objetiva propor um framework teórico-analítico que suscite reflexões de como as mineradoras podem implantar a gestão do conhecimento para auxiliar no nivelamento de conhecimentos dos colaboradores do setor de Manutenção em Instrumentação e Automação. Especificamente, pretendese: (i) mapear na literatura trabalhos sobre a gestão do conhecimento na mineração; (ii) identificar como o Modelo de Referência da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento pode atender o caso; e (iii) elaborar um esquema teórico-analítico apresentando as etapas para implantação da gestão do conhecimento neste setor. Para tanto, realizaram-se uma pesquisa bibliográfica e inspiração em estudo de caso. Na coleta de dados, empregou-se as entrevistas com gestores; análise em documentos institucionais e observação in loco. Assim, constatou-se que os trabalhos não abordam as etapas de implantação da gestão do conhecimento em empresas mineradoras. Ademais, não se aprofundam na discussão de quais conhecimentos deveriam ser gerenciados. Nesse sentido, visando reduzir essa lacuna, pressupõe-se que as organizações devem reconhecer quais conhecimentos devem ser trabalhados e quais sujeitos os necessitam. Tem-se, portanto, que diagnosticar os desafios e problemas de gestão do conhecimento, mapear os processos críticos, definir cada atividade e cargos envolvidos, identificar o processo de gestão do conhecimento a ser priorizado e selecionar e implementar práticas de gestão do conhecimento; sendo etapas cruciais para as organizações alcançarem seus objetivos de conhecimento e melhores resultados. Sugere-se para estudos futuros o acompanhamento e avaliação destas práticas de gestão do conhecimento.
  • Item
    Gestão do conhecimento como estratégia para a sustentabilidade de uma incubadora tecnológica de cooperativas populares.
    (2023) Alves, Aline Mara Soares; Pereira, Alana Deusilan Sester; Alves, Jean Carlos Machado; Pereira, Alana Deusilan Sester; Alves, Jean Carlos Machado; Morais, Isabela Carvalho de; Andrade, Emmanuel Paiva de
    O conhecimento possibilita às organizações a definição de estratégias em busca de sua sobrevivência. Buscando ações que visem a sustentabilidade, as organizações, bem como incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs), precisam definir estratégias para propiciar o aperfeiçoamento e a incorporação do conhecimento à cultura organizacional. As ITCPs inseridas no contexto de instituições de ensino superior (IESs), são vistas como uma forma de aplicação da extensão universitária que combina esforços individuais no intuito de alcançar propósitos coletivos. Assim, possuir a gestão do conhecimento (GC) como uma estratégia organizacional pode possibilitar que a ITCP saiba lidar com seus conhecimentos para alcançar seus objetivos internos e aqueles vinculados às ações de assessoria. Desse modo, esta pesquisa teve como intuito propor possíveis estratégias de GC que visem a sustentabilidade das ações de uma ITCP. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, baseado nas experiências de uma ITCP, definida na instituição a qual está inserida, como um laboratório de extensão. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: observação participante; entrevistas semiestruturadas com membros da ITCP, guiadas por roteiro; e análise documental a partir de registros disponibilizados pela ITCP. Buscou-se, por meio deste trabalho, compreender a metodologia de trabalho da ITCP e as relações que ela estabelecia, assim como identificar processos de conhecimento e práticas de GC existentes na incubadora e associadas a esses processos. Foi analisada a sustentabilidade da ITCP considerando as dimensões econômica, política, social, de gestão e de formação, o que possibilitou a identificação de problemas de conhecimento que poderiam ser obstáculos no desenvolvimento das ações da ITCP e propensos a impactar a sustentabilidade da incubadora, além de atingir aqueles apoiados por ela. Assim, entendendo esses problemas, foram sugeridas ações voltadas ao conhecimento considerando o contexto da ITCP estudada e as estratégias existentes. Por fim, foi proposto um framework de GC adaptado da teoria que visou incluir aspectos considerados relevantes pelos membros da incubadora, que foram expostos nas entrevistas, unindo a essa construção as reflexões estabelecidas quanto ao conhecimento e à sustentabilidade. Ademais, este estudo teve por intuito contribuir com a teoria de GC relacionando a estrutura organizacional de uma ITCP, sua sustentabilidade e os preceitos da filosofia que embasam suas ações, com os conhecimentos existentes e desafios a serem enfrentados quanto ao conhecimento e a continuidade de suas ações.
  • Item
    Proposta de mapeamento do conhecimento para auxílio na construção de um sistema de gestão do conhecimento para um modelo de franquia.
    (2022) Fagundes, Kellen Núbia Monteiro; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Zambon, Antonio Carlos; Fernandes, June Marques
    A gestão do conhecimento (GC) é, geralmente, reconhecida como um recurso para a vantagem competitiva das empresas, ou seja, como um diferencial no mercado. Ela evoluiu ao longo dos anos, de maneiras diferentes, auxiliando os vários setores da economia. E, para a utilização dela na prática, é possível abordar as principais etapas vinculadas ao seu desenvolvimento: geração, mapeamento, explicitação, transferência e padronização do conhecimento. Neste sentido, o objetivo deste estudo é propor um mapeamento do conhecimento para auxílio a criação de uma franquia em uma organização do setor de idiomas. Da perspectiva metodológica, esta pesquisa foi desenvolvida, por meio de um estudo de caso, sendo um estudo qualitativo e com natureza aplicada. O estudo foi realizado em uma empresa do ramo educacional, mais detalhadamente no setor de ensino de idiomas. Para se obter as informações pertinentes, foram realizadas entrevistas a colaboradores e sócios da empresa, por meio de um protocolo semiestruturado. Além disso, foram utilizadas de observações e acessos a documentos pertinentes. Os principais resultados foram o mapeamento do conhecimento, através das entrevistas e observações, sendo possível citar os conhecimentos explícitos e tácitos, os conhecimentos associados, e, diagnosticar e delinear diretrizes para a proposta de implementação da GC no processo de estudo e sugestões de como aplicar parte da GC sendo possível observar a aplicação da teoria na prática, em um negócio real, identificando também os desafios e propondo trabalhos futuros.
  • Item
    A knowledge taxonomy in the context of organizational routines : an study in a public university.
    (2019) Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Pereira, Alana Deusilan Sester; Fernandes, June Marques
    Knowledge is one of the most important assets in organizations. While there are several studies about knowledge management, there are few texts dedicated to classifying the existing types of knowledge in the organizational context. As such, the concept of knowledge is still overlooked in the organizational literature. Hence, this situation poses a dilemma: how could a thing that is not well understood to be adequately managed? Drawing on current knowledge taxonomies and the organizational routines concept, we address this gap by outlining a taxonomy of how knowledge manifests in the execution and structuration of organizational routines. This taxonomy is generated through the grounding process of examining the organizational routines of an academic department in a public university. As the main result, there are proposed four basic types of knowledge: stable-reproducible, problem-solving, incremental-shift, and paradigmatic-shift. As the main theoretical contribution, this paper introduces a knowledge taxonomy, which is an alternative view of the current taxonomies. As a practical implication, these four types of knowledge presented suggests the necessity of the development of specific knowledge management practices for each type of knowledge.