DEENP - Departamento de Engenharia de Produção

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Resultados da Pesquisa

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    Knowledge management in public services : a model applied in a public university.
    (2019) Fernandes, June Marques; Pereira, Alana Deusilan Sester; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista
    Knowledge Management (KM) is a fundamental process for improving the efficiency and effectiveness of organisations, there are few articles that address KM in service environments, especially those in the sphere of public administration. This current situation poses an important gap between the KM in public settings. While in firms the KM practices should be guided to the necessity of firm obtain profits and generate value clients who pay for its products, in public services social wellbeing is the main purpose. In light of this possibility of contributing to the KM literature, in this article we propose a methodology for KM to improve public services. Through an essentially qualitative approach we adopted the case study method to collect data in administrative department in a public university. As a result, it was proposed the knowledge management model to public services settings.
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    Proposing a multilevel approach for the management of uncertainties in exploratory projects.
    (2019) Gomes, Leonardo Augusto de Vasconcelos; Brasil, Vinicius Chagas; Paula, Rafael Augusto Seixas Reis de; Facin, Ana Lúcia Figueiredo; Gomes, Frederico Cesar de Vasconcelos; Salerno, Mario Sergio
    Managers of exploratory projects might face uncertainties over long timeframes at different levels (e.g., project, portfolio, organization, and network). Although literature offers some guidance on how to deal with uncertainties (mainly at the project level), there is a need for more empirical ground and theoretical development of a systemic approach to the management of uncertainties. To fill this gap, this article employs a multiple case approach in two established firms, investigating six exploratory projects. As main contributions, we identified new categories of uncertainties (primitive, structural, and elementary) and aspects related to managing these uncertainties.
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    A articulação dos Stakeholders diante do rompimento da barragem de Fundão em Mariana - MG – um estudo de caso.
    (2019) Oliveira, Elisângela Fátima de
    Sabe-se que o ambiente que envolve um desastre súbito abrange uma gama de fatores que vão além das técnicas de análise e resposta aos desastres abordadas nos mais diversos estudos da área. Neste aspecto, a dependência de ação entre as diferentes partes interessadas (Stakeholders), cria entre estes uma relação de interdependência que é refletida na execução das operações humanitárias em todas as fases da cadeia humanitária e que possui especial relevância durante a reconstrução. Assim, as parcerias entre organizações governamentais, privadas, agências humanitárias e a sociedade civil de forma geral podem melhorar a qualidade e a resposta do atendimento prestado às vítimas desde os estágios iniciais que sucedem ao desastre até a completa recuperação e reconstrução. Diante desta necessidade, diferentes estratégias e instrumentos são desenvolvidos a fim de permitir o nivelamento de interesses e de expectativas entre as partes interessadas durante o processo de reconstrução pósdesastre. Cabe ressaltar que este processo entre os atores é caracteristicamente dinâmico e ocorre nas diferentes fases pós-desastre. De forma abrangente, o estudo propôs identificar e mapear as principais partes interessadas envolvidas no desastre ocorrido com a Barragem de Fundão, durante a fase de recuperação; analisar os instrumentos e mecanismos presentes na fase de recuperação como forma de identificar as relações entre os atores envolvidos, bem como a interdependência e a integração destes; caracterizar a estrutura de governança proposta pelos acordos como forma de coordenar a rede de atores, modelos, instrumentos e arranjos derivados dessas relações. O estudo considerou tal dinamismo para analisar o caso específico do desastre ocorrido em Mariana/MG. Com foco nas relações entre os atores envolvidos neste município e nas articulações destes ao englobar a fase de recuperação no horizonte de tempo que compreende três anos após a ocorrência do referido desastre.
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    Logística humanitária : o desafio da gestão diante de desastres.
    (2019) Oliveira, Elisângela Fátima de; Soares, Eva Bessa
    Os desastres e as catástrofes têm sido cada vez mais frequentes no mundo, causados por motivos diversos, atingindo populações em áreas urbanas e rurais, provocando danos de ordem material e imaterial. A gestão de operações em desastres e, em especial, a logística humanitária são fundamentais para minimizar o sofrimento das vítimas afetadas em todas as fases dos desastres. Esse estudo constitui uma breve revisão da literatura a respeito do tema e visa explanar sobre o conceito de logística humanitária, sua contextualização, além dos principais desafios enfrentados para uma gestão eficiente da fase de resposta aos desastres de início súbito ao analisar um caso real. Para tal, procurou-se reunir conceitos, terminologias e exemplos que possibilitam um entendimento do potencial da logística humanitária, bem como que sirva para subsidiar os agentes envolvidos na análise, gerenciamento e intervenções pós-desastre nas áreas afetadas através de uma pesquisa descritiva qualitativa. Como uma forma de exemplificar esses conceitos e fazer um elo entre a teoria e a prática, o estudo apresentou o caso envolvendo o rompimento da barragem de Fundão no município de Mariana/MG.
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    Proposta de um construto para gestão da informação no ciclo de vida dos agentes.
    (2019) Silva, Sergio Evangelista; Ribeiro, Filipe Nunes; Garcia, João Alexandre Borges; Amorim, Vicente José Peixoto de; Camarda, Rafael Ferreira
    Atualmente as infromações geradas por um agente (ex. uma pessoa; um automóvel; uma obra pública, etc.) ao longo do seu ciclo de vida encontram-se espalhadas por diferentes sistemas de informação (SIs) de diferentes organizações. Por exemplo, um cidadão ao longo de sua vida gera informações nos mais variados tipos de organização (ex. hospitais, escolas, empresas, repartições públicas, etc.). Todavia, estas informações contidas nos SIs destas organizações não podem ser livremente acessadas por este cidadão. Contudo, frente ao atual desenvolvimento tecnológico é possível desenvolver SIs capazes de centralizar em um único respositório as informações geradas por um agente ao longo do seu ciclo de vida, construção essa ainda pouco observada em nossa sociedade. Em face desta oportunidade de pesquisa neste artigo é proposto um construto para gestão da informação no ciclo de vida dos agentes (GICVA). Tendo em vista seu caráter aplicado é utilizado o método Design Science Research (DSR). Em seguida, este construto é demonstrado por meio de um SI para gestão de informações de pessoas em dois contextos. Da perspectiva conceitual este artigo apresenta um novo construto que permitirá desenvolver SIs sob um novo paradigma. Da perspectiva da aplicação, SIs baseados nos princípios da GICVA poderão ser implementados para gerenciar informações de diferentes tipos de agentes, tais como pessoas, automóveis, imóveis, projetos, dentre outros, podendo trazer grandes benefícios para a sociedade.
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    Aplicação de técnicas de planejamento de experimentos para otimização do comportamento tribológico e térmico de materiais de atrito durante o processo de frenagem.
    (2017) Pinto, Rafael Lucas Machado; Horta Gutiérrez, Juan Carlos; Menezes, Rodrigo Cardoso de; Campos Rubio, Juan Carlos; Faria, Paulo Eustáquio de
    Sistemas de freio têm a finalidade de reduzir ou manter a velocidade de um veículo, levá-lo à imobilidade ou mantê-lo imóvel. O princípio básico dos sistemas de freios por atrito é a conversão da energia cinética do veículo em energia térmica. Neste estudo, buscou-se analisar os parâmetros de operação de um sistema de freio a disco para motocicletas utilizando-se um banco de ensaios baseado no procedimento Krauss, descrita pela norma ABNT NBR 6143/1995. Optou-se por conduzir um Experimento fatorial completo 2³, em que os três fatores de controle considerados (tipo de disco de freio, tipo de pastilha e o valor da pressão de acionamento da manete de freio) foram alterados deliberadamente em dois níveis cada. Analisou-se as propriedades dos materiais envolvidos novos e após um determinado tempo de uso, denominado materiais assentados. Para avaliar o desempenho do sistema de freio durante o processo de frenagem, analisaram-se duas variáveis de resposta simultaneamente: coeficiente de atrito e temperatura final. A partir dos experimentos, o desempenho tribológico mais satisfatório ocorreu para os materiais constituintes do par de atrito, disco e pastilhas, assentados, e um menor valor de pressão de acionamento da manete de freio. Já para a temperatura, o melhor resultado ocorreu para os materiais do par de atrito novo e um menor valor de pressão. Com o intuito de encontrar a melhor combinação dos níveis de cada fator que otimize o desempenho global destas duas variáveis resposta, foi proposta uma técnica de otimização de múltiplas respostas. Como resultado, obteve-se os níveis assentados do par de atrito e o menor valor de pressão como os capazes de otimizar as duas variáveis resposta simultaneamente. Por fim, o banco de ensaios foi adaptado com um motor de maior potência, o que possibilitou evidenciar e esclarecer mais sobre o efeito brake fade.
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    Análise tribológica do deslizamento de um pino de metal duro contra uma liga de alumínio EN AW-ALMG1-500.
    (2018) Silveira, Michele Lisboa; Reis, Bárbara Cristina Mendanha; Pinto, Rafael Lucas Machado; Santos, D. V. dos; Pereira, Natália Fernanda Santos
    A tribologia permite estudar a interação entre superfícies em contato com movimento relativo, de modo que se pode prever o comportamento dos materiais quando submetidos a determinados processos de fabricação, como a usinagem. Nesse sentido, este estudo buscou identificar os mecanismos de desgaste decorridos da interação dos pares tribológicos pino de metal duro microgrão contra uma placa de alumínio por meio do ensaio pino sobre disco. As análises foram realizadas qualitativamente e avaliadas por um microscópio eletrônico de varredura (MEV). Buscou-se submeter pinos de metal duro sem revestimento em um contato de deslizamento contra a placa de alumínio EN AW-AlMg1-5005. Esta liga de alumínio pode ser encontrada em materiais sanduíche, combinadas, por exemplo, com o polietileno, sendo esse material aplicado nas indústrias civil, aeronáutica e automobilística. Os testes foram realizados no tribômetro modelo Microtest SMT-A/0100, utilizando pino de metal duro com as velocidades de 24, 48 e 72 m/min, e carga normal de 3N aplicada sobre a placa de alumínio. A partir das imagens geradas no MEV e na análise de espectroscopia de energia dispersiva (EDS), foi observado que o mecanismo de desgaste predominante para diferentes velocidades de deslizamento foi de adesão. Para maiores valores de velocidade, o desgaste foi mais pronunciado, fato esse observado pela maior largura das pistas desgastadas.
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    Aplicação da análise de correlação e regressão linear simples no setor sucroenergético brasileiro.
    (2018) Santos, Anna Carolina Silva; Pinto, Rafael Lucas Machado
    O setor sucroenergético é um setor agroindustrial que o Brasil possui pleno domínio tecnológico, tanto no campo industrial como agrícola, apresentando, portanto, grande importância econômica. O Programa Nacional do Álcool e o surgimento dos veículos flex contribuíram para a ascensão do consumo de etanol, impulsionando diversas melhorias para o setor e progressos em questões socioambientais. O presente trabalho buscou identificar o tipo de relação existente entre oferta de etanol e alguns fatores socioeconômicos do setor, bem como analisar a relação entre as variáveis selecionadas. Para isso, baseou-se na análise de correlação e utilizou-se dados estatísticos anuais do setor durante o período de 2006 a 2015. Como resultado, correlações significativas foram identificadas, como exemplo, uma forte correlação positiva entre produções de cana e etanol, Frota total de veículos e Frota de veículos bicombustíveis. Por fim, este estudo se justifica por preencher uma lacuna em relação a poucos estudos realizados nesta área
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    Avaliação do desempenho tribológico e térmico de materiais de atrito durante o processo de frenagem.
    (2017) Pinto, Rafael Lucas Machado; Horta Gutiérrez, Juan Carlos; Campos Rubio, Juan Carlos; Faria, Paulo Eustáquio de
    Neste artigo, buscou-se verificar os parâmetros de operação de um sistema de freio a disco para motocicletas utilizando-se uma bancada de ensaios baseada no procedimento Krauss, descrita pela norma ABNT NBR 6143/1995 [1]. Optou-se por conduzir um Experimento Fatorial 23, em que os três fatores de controle considerados (tipo de disco de freio, tipo de pastilha e o valor da pressão de acionamento da manete de freio) foram alterados deliberadamente em dois níveis cada. Buscou-se analisar as propriedades dos materiais envolvidos novos e após um determinado tempo de uso, denominado materiais assentados. Para avaliar o desempenho do sistema de freios durante o processo de frenagem, analisaram-se quatro variáveis de resposta simultaneamente: temperatura final, coeficiente de atrito, desaceleração e momento da força de frenagem. Foram utilizadas técnicas de Planejamento de Experimentos Fatoriais para analisar os dados coletados. Como resultado, o desempenho tribológico mais satisfatório aconteceu para os materiais constituintes do par de atrito, disco e pastilhas, assentados, e um maior valor de pressão de acionamento da manete de freio. Já para a temperatura, o melhor resultados ocorreu para os materiais do par de atrito novo e um menor valor de pressão. Por fim, foi proposta uma técnica de otimização com o intuito de encontrar a melhor combinação dos níveis de cada fator que otimize o desempenho global das múltiplas variáveis resposta.
  • Imagem de Miniatura
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    Modelos de precificação para locação e venda de imóveis residenciais na cidade de João Monlevade-MG via regressão linear multivariada.
    (2019) Rosa, Vanessa Silva; Oliveira, Paganini Barcellos de; Pinto, Rafael Lucas Machado
    Os consumidores de bens e serviços de um determinado mercado são atraídos por um conjunto de atributos de valor que direta ou indiretamente os qualificam em relação aos seus concorrentes. Por outro lado, embora o “preço” seja apenas um dentre os vários atributos, ele muitas vezes é interpretado como uma variável resposta que reúne os demais, justamente pelo seu grau de relevância quanto à restrição orçamentária dos consumidores. Esse artigo objetiva entender o grau de influência e correlação de um conjunto de variáveis explicativas nos preços de imóveis residenciais ofertados para locação e venda na cidade de João Monlevade-MG, via modelos de regressão linear multivariada. A metodologia proposta se baseia em informações reais referentes aos preços ofertados na cidade e suas características estruturais e locacionais, a citar: quantidade de quartos e vagas na garagem; quantitativo de ocorrências policiais; proximidade com o centro comercial, postos de saúde e escolas estaduais mais próximas. Como resultado, foi possível obter um conjunto de equações matemática capazes de explicar o preço em função das variáveis preditoras, bem como entender a relação entre estas variáveis.