DEENP - Departamento de Engenharia de Produção

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    Gestão do conhecimento e a mineração : proposta de framework como estratégia de nivelamento dos conhecimentos entre colaboradores do mesmo cargo.
    (2021) Almeida, Amanda Braga de; Pereira, Alana Deusilan Sester; Macieira, Renan Araújo
    O estudo objetiva propor um framework teórico-analítico que suscite reflexões de como as mineradoras podem implantar a gestão do conhecimento para auxiliar no nivelamento de conhecimentos dos colaboradores do setor de Manutenção em Instrumentação e Automação. Especificamente, pretendese: (i) mapear na literatura trabalhos sobre a gestão do conhecimento na mineração; (ii) identificar como o Modelo de Referência da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento pode atender o caso; e (iii) elaborar um esquema teórico-analítico apresentando as etapas para implantação da gestão do conhecimento neste setor. Para tanto, realizaram-se uma pesquisa bibliográfica e inspiração em estudo de caso. Na coleta de dados, empregou-se as entrevistas com gestores; análise em documentos institucionais e observação in loco. Assim, constatou-se que os trabalhos não abordam as etapas de implantação da gestão do conhecimento em empresas mineradoras. Ademais, não se aprofundam na discussão de quais conhecimentos deveriam ser gerenciados. Nesse sentido, visando reduzir essa lacuna, pressupõe-se que as organizações devem reconhecer quais conhecimentos devem ser trabalhados e quais sujeitos os necessitam. Tem-se, portanto, que diagnosticar os desafios e problemas de gestão do conhecimento, mapear os processos críticos, definir cada atividade e cargos envolvidos, identificar o processo de gestão do conhecimento a ser priorizado e selecionar e implementar práticas de gestão do conhecimento; sendo etapas cruciais para as organizações alcançarem seus objetivos de conhecimento e melhores resultados. Sugere-se para estudos futuros o acompanhamento e avaliação destas práticas de gestão do conhecimento.
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    A knowledge taxonomy in the context of organizational routines : an study in a public university.
    (2019) Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Pereira, Alana Deusilan Sester; Fernandes, June Marques
    Knowledge is one of the most important assets in organizations. While there are several studies about knowledge management, there are few texts dedicated to classifying the existing types of knowledge in the organizational context. As such, the concept of knowledge is still overlooked in the organizational literature. Hence, this situation poses a dilemma: how could a thing that is not well understood to be adequately managed? Drawing on current knowledge taxonomies and the organizational routines concept, we address this gap by outlining a taxonomy of how knowledge manifests in the execution and structuration of organizational routines. This taxonomy is generated through the grounding process of examining the organizational routines of an academic department in a public university. As the main result, there are proposed four basic types of knowledge: stable-reproducible, problem-solving, incremental-shift, and paradigmatic-shift. As the main theoretical contribution, this paper introduces a knowledge taxonomy, which is an alternative view of the current taxonomies. As a practical implication, these four types of knowledge presented suggests the necessity of the development of specific knowledge management practices for each type of knowledge.