DEENP - Departamento de Engenharia de Produção

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Resultados da Pesquisa

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    A linguagem como instrumento cognitivo no trabalho dos operadores de processo contínuo de produção.
    (2011) Bouyer, Gilbert Cardoso
    Este artigo demonstra que há uma forte relação entre linguagem, cognição e percepção na atividade de trabalho de controle de processo contínuo. O método de pesquisa adotado foi a análise ergonômica do trabalho. Um grupo de 35 operadores de controle de processo contínuo foi estudado. Os resultados sugerem que expressões linguísticas e percepção evidenciam experiências corporais recorrentes, e mostram que a estrutura da linguagem que o operador habitualmente usa influencia o modo como ele percebe seu ambiente, e o modo como ele percebe seu ambiente influencia a estrutura da linguagem no trabalho. A linguagem não é meramente uma expressão do conhecimento adquirido pelo operador. Há uma correspondência fundamental entre pensamento, linguagem e percepção, de modo que um fornece recursos para o outro. Os significados básicos de termos do trabalho assim adquiridos serão embriões para a formação de conceitos importantes para a atividade de trabalho. Um operador inicialmente aparenta usar a linguagem para uma interação social superficial mas, a partir de certo ponto, esta linguagem penetra no subconsciente vindo a se constituir na estrutura do pensamento do operador no trabalho.
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    A abordagem da “mente incorporada” na atividade de trabalho.
    (2008) Bouyer, Gilbert Cardoso
    Este artigo analisa, em detalhe, a cognição como ação incorporada no controle de processo nas Indústrias de Processo Contínuo (IPC). Os operadores não representam um mundo externo mas pensam e agem de forma interdependente. O ponto chave neste texto é que, sem elaborar representação mental, trabalhadores (operadores) se engajam na atividade de trabalho numa coordenação sensório-motora em resposta para mudanças ambientais. Não há ruptura na experiência entre perceber, sentir e pensar. Esta pesquisa busca responder como os processos social e cultural são demandados para desenvolver esquemas-imagem e esquemas incorporados, que podem realizar pensamento abstrato usando suas capacidades para percepção e resposta motora. Expressões lingüísticas e processos cognitivos de nível superior na atividade de trabalho evidenciaram padrões dinâmicos de experiência corporal recorrentes: esquemas imagem.