DEENP - Departamento de Engenharia de Produção
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Item Capacidades dinâmicas e a pandemia de COVID-19 : um estudo no setor supermercadista.(2023) Carvalho, Gabriella Baccarini de; Pereira, Alana Deusilan Sester; Morais, Isabela Carvalho de; Pereira, Alana Deusilan Sester; Morais, Isabela Carvalho de; Silva, Sergio Evangelista; Mariutti, Fabiana GondimA pandemia de COVID-19 foi um marco na história da sociedade contemporânea, e seu impacto, certamente, pode ser observado para além das mais de 6,8 milhões de mortes que provocou até o momento. A incerteza sobre a evolução da doença gerou lacunas estratégicas para governos e empresas e impulsionou mudanças constantes no ambiente externo. Considerando o contexto pandêmico e seus impactos sociais, econômicos e políticos, este trabalho tem como objetivo geral analisar astransformações nas estratégias de estabelecimentos supermercadistas em razão da crise sanitária. Para tal, analisei as estratégias de resposta e utilizei a perspectiva das capacidades dinâmicas e dos microfundamentos propostos por Teece (2007) para conduzir uma pesquisa qualitativa em estabelecimentos supermercadistas da cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas conduzidas com gerentes e/ou proprietários dos estabelecimentos locais e analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados encontrados mostram que os estabelecimentos estudados não estavam preparados para lidar com a dinamicidade do ambiente. Como estratégia de resposta, os supermercados analisados se mantiveram abertos utilizando, principalmente, a estratégia de perseverança. Além disso, alguns estabelecimentos utilizaram a estratégia de retração para reduzir custos e compensar a receita perdida, enquanto outros utilizaram da inovação para gerar competitividade. A capacidade de aproveitar oportunidades que aparecem durante uma crise e a capacidade de inovar merecem destaque nesse estudo, no entanto, não são suficientes para que se possa afirmar que esses estabelecimentos conseguiram utilizar suas capacidades dinâmicas durante a pandemia. A presente pesquisa contribui com a literatura da área abordando lacunas de pesquisa relacionadas ao setor supermercadista no contexto das organizações brasileiras durante a pandemia da COVID-19. Além disso, esse trabalho contribui, de forma prática, com a compreensão das estratégias de resposta utilizadas pelas organizações para sobreviver à crise imposta pela pandemia e, ainda, com reflexões sobre tendências e necessidades das transformações no mundo pós-pandêmico, podendo auxiliar nas estratégias que deverão ser traçadas para reorganização das atividades econômicas junto ao mercado.