EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Ground penetrating radar investigation of depositional architecture : the São Sebastião and Marizal formations in the Cretaceous Tucano Basin, Northeastern Brazil.
    (2016) Tamura, Larissa Natsumi; Almeida, Renato Paes de; Taioli, Fabio; Marconato, André; Janikian, Liliane
    Um fator-chave para o avanço no estudo de depósitos fluviais é a aplicação de métodos geofísicos, e o Radar de Penetração no Solo é um método de especial valor. Embora amplamente aplicado em ambientes de rios ativos, em ambientes fluviais consolidados esse tipo de estudo é mais escasso, em contrapartida há uma grande importância em mais estudos de modelos análogos de hidrocarboneto. Por essa motivação, o presente trabalho aplicou o Radar de Penetração no Solo em afloramentos já estudados estratigraficamente nas Formações São Sebastião e Marizal e comparou ambos os resultados, além de definir se a resolução, a penetração e a frequência da antena foram adequadas na área de estudo. Por meio dos resultados, é possível identificar oito radar fácies diferentes, dos quais seis estão relacionadas a ambientes fluviais, uma a ambiente eólico, e a última a ambiente costeiro. Observou-se que houve compatibilidade entre os refletores encontrados nas seções Radar de Penetração no Solo e as estruturas sedimentares observadas em afloramento, como conjuntos de estratos cruzados preenchidos por estruturas planares ou acanaladas. Nota-se que a resolução do método foi muito eficiente e identificou estruturas decimétricas de até 0,3 m com uma antena de 100 MHz, porém com menor penetração de sinal em comparação com trabalhos de rios ativos. Dessa forma, o Radar de Penetração no Solo mostrou-se de grande potencial para estudos futuros sobre a arquitetura deposicional das unidades investigadas.
  • Item
    Morphosedimentary analysis of the Limoeiro Stream (center-northern Minas Gerais State, Brazil) : clues to the eastward tilting of southern Espinhaco range sites.
    (2011) Lana, Cláudio Eduardo; Castro, Paulo de Tarso Amorim
    The morphosedimentary evolution of a sector of the southern Espinhaco range (northern Minas Gerais State, Brazil) and its regional neotectonic setting are presented herein. The studied site is a stream at base level flowing along the western border of the range. Its identification was accomplished by using remote sensing techniques including the analysis of 3D slope models generated with shuttle radar topography mission images. The main geomorphological features of the identified site were surveyed in a 1:500 scale. In addition, seven stratigraphic logs are described. A regional geologic compilation and facies diagrams were used as a basis for the integration of the geomorphological and stratigraphic data, which produced some conclusions about the recent tectonic reactivations at the eastern border of Sao Francisco Craton. The results point to a local eastward tilting of the Espinhaco range. This fact is in accordance with previous findings in neighboring areas and results in the asymmetric evolution of the fluvial valley, as well as the regional relief.
  • Item
    Variabilidade morfológica em níveis de base do rio Maracujá (Quadrilátero Ferrífero MG) : influências litológicas, estruturais e de reativações cenozóicas.
    (2010) Lana, Cláudio Eduardo; Castro, Paulo de Tarso Amorim
    Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre a evolução morfológica e sedimentar de três níveis de base ao longo do rio Maracujá, afluente do rio das Velhas. Os segmentos estudados drenam rochas metaígneas e metassedimentares da porção sul do Quadrilátero Ferrífero. A identificação dos níveis de base se deu a partir da análise de modelos tridimensionais de declividade, gerados sobre uma imagem de radar SRTM. Posteriormente procedeu-se o mapeamento dos pontos na escala de 1:500, com o uso de Estação Total. Foram também descritos perfis de fácies sedimentares que, juntamente com os dados morfológicos e geológicos, levaram a interpretações sobre o processo evolutivo dos segmentos estudados, bem como doscondicionantes desta evolução.