EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Tools and criteria for the management of temporarily inoperative iron ore mines.(2014) Picarelli, Simone; Vieira, Gersonito; Resende, Alessandro Gomes; Castro, Jeanne Michelle Garcia; Silveira, Filipe; Araújo, Germano; Beirigo, Elder Antônio; Cota, Ana Carla; Lima, Hernani Mota deEsse trabalho apresenta uma ferramenta para gerenciamento de minas inoperan¬tes sob a responsabilidade da Gerência de Fechamento de Mina e Projetos de Ferrosos/Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos – Vale SA, Brasil. Mi¬nas inoperantes são definidas como minas nas quais as operações de lavra estão, tem¬porariamente, suspensas e não há nenhuma estratégia definitiva de encerramento. Os principais desafios de gestão são: (i) atuar em uma variedade de ambientes e condições com base nas prioridades de ação, (ii) identificar riscos à imagem da empresa, (iii) pla¬nejar atividades de manutenção e monitoramento, (iv) cuidar das condições ambientais dos locais e seguir as recomendações de auditoria, (v) coordenar as operações de cam¬po e de reabilitação local, (vi) reavaliar o desempenho de reabilitação do sítio ao longo do tempo, (vii) apoiar a equipe local de fechamento de mina. A ferramenta é baseada na consolidação das informações de campo através de análises qualitativas e quantita¬tivas dos riscos ambientais e da qualidade de cada mina e suas diversas estruturas, por exemplo, cava, barragens de rejeitos e pilhas de estéril. Essas análises apoiam o proces¬so de tomada de decisão e priorização de ações. A ferramenta fornece uma avaliação de desempenho das diversas estruturas, permitindo a avaliação, ao longo do tempo, das ações de manutenção e reabilitação realizadas. A ferramenta é alimentada por da¬dos primários e secundários (geotécnicos e ambientais) coletados durante os trabalhos de campo, para posterior tratamento em planilhas. Nessas planilhas, são atribuídos valores de prioridades com base em dois temas principais: risco e qualidade ambiental. Cada um desses temas inclui grupos específicos como vegetação, influência humana e aspectos geotécnicos, entre outros - e cada grupo é subdividido em itens com clas¬sificação específica. A planilha de priorização gera mapas temáticos que apresentam a classificação das áreas das minas, bem como as prioridades de ação. Resulta dessa ferramenta um plano de ação que orienta a gestão, considerando-se todas as estruturas de cada local sob sua responsabilidade. O desenvolvimento e utilização da ferramenta têm tornado possível a criação de planos de ação mais pormenorizados e eficazes, proporcionando uma maior precisão no tratamento de irregularidades, possibilitando uma avaliação do desempenho de cada área, minimizando o risco de exposição da em¬presa e fornecendo uma base de dados confiável, para a concepção, a implementação e o monitoramento de planos de fechamento.Item Análise do plano de fechamento de mina no plano de aproveitamento econômico de uma jazida - uma exigência da NRM-20.(2010) Resende, Alessandro Gomes; Lima, Hernani Mota de; Flores, José Cruz do CarmoO Código de Mineração do Brasil defi ne lavra como o conjunto de operações necessárias para o aproveitamento industrial da jazida, as quais incluem a explotação (lavra) e o benefi ciamento. Tais operações são apresentadas no Plano de Aproveitamento Econômico (PAE), que deve demonstrar a exeqüibilidade técnica e econômica da lavra de uma jazida para obtenção do Alvará (Portaria) de Lavra. Desde 2002, a inclusão do plano de fechamento de mina no PAE passou a ser uma exigência, conforme a NRM-20. Esse estudo investigou a aplicabilidade da exigência do plano de fechamento de mina nos PAEs protocolizados no DNPM. Para tal, foram avaliados 30 PAEs protocolados no DNPM, após a publicação da NRM. Embora seja uma exigência da NRM-20, esse estudo possibilitou observar que nenhuma das minas estudadas teve um plano de fechamento incluído no PAE. Também não possibilitou observar, em momento posterior, quando de alguma atualização, se os PAEs apresentados tenham sido aprovados e se o Alvará de Lavra tenha sido outorgado. Mesmo não havendo planos de fechamento incluídos, 14 PAEs apresentaram, na análise econômica da jazida, algum custo com fechamento de mina. Neles, a relação Custo Estimado de Fechamento/CAPEX mostra grande dispersão de valores. Por outro lado, em 16 PAEs não há qualquer estimativa de custos associados ao fechamento de mina. Esse estudo ressalta a falta de diretrizes do governo para a avaliação dos PAEs com foco no plano de fechamento de mina. E, por parte das empresas de mineração, destaca a falha em se considerar o custo de fechamento como o custo de contratação de consultoria para elaboração do plano de fechamento.Item Análise das concessões de lavra quanto às suspensões temporárias de operação.(2009) Resende, Alessandro Gomes; Lima, Hernani Mota deO presente artigo relata os resultados da análise das concessões de lavra no Estado de Minas Gerais. O objetivo desse estudo foi analisar as concessões de lavra outorgadas no Estado, tendo como metodologia a classificação dos processos existentes no Cadastro Mineiro em: minas ativas, minas com suspensão de lavra protocolizada no DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e minas com suspensão publicada no DOU (Diário Oficial da União). Atualmente, das 1.739 concessões de lavra no Estado, 234 minas encontram-se com suspensão temporária de lavra. Esse estudo apresenta os resultados da análise desenvolvida e enfatiza a ausência e a premência da estruturação e implantação de uma política de fechamento de minas e de controle rígido de minas com suspensão temporária, bem como das abandonadas.Item Análise da aplicabilidade do plano de fechamento de mina no plano de aproveiramento econômico.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Resende, Alessandro Gomes; Lima, Hernani Mota deO presente trabalho baseia-se numa proposta de analisar o grau de atendimento por parte das empresas de mineração com operações no Estado de Minas Gerais, no que diz respeito às exigências previstas no Código de Mineração e na legislação em vigor, notadamente a apresentação do plano de fechamento de mina, conforme a NRM-20, quando da elaboração do plano de aproveitamento econômico - PAE. Para a execução deste trabalho foi realizado um estudo de todas as concessões de lavra do Estado de Minas Gerais, de forma a propiciar uma visão geral sobre a situação das minas, além de demonstrar a ausência da estruturação de uma política de fechamento de minas e controle rígido das minas com suspensão temporária de lavra ou abandonadas. A partir do mapeamento das concessões de lavra foram estudados e analisados 30 planos de aproveitamento econômico com foco principal na abordagem dada ao plano de fechamento de mina. O resultado mostrou que nenhuma empresa contemplou o plano de fechamento de mina, quando da elaboração do PAE para requerer a concessão de lavra ou mesmo no momento em que foi feita alguma atualização desse estudo técnico-econômico ao longo dos anos de operação. Verificou-se também que dos 30 PAE’s estudados, 13 minas contemplaram na análise econômica da jazida algum custo com fechamento de mina, mesmo que não tenham elaborado o plano de fechamento de mina propriamente dito. Este procedimento adotado pode aumentar consideravelmente os gastos com o fechamento do empreendimento, pois como a mina não teve um plano de fechamento, que deveria ter sido implementado desde o início das operações, não teve uma preparação adequada quando da aproximação do fim da sua vida útil. Isso implica também que todos os desembolsos financeiros com o fechamento da mina ficarão concentrados na sua fase de exaustão, além de todas as atividades operacionais tais como: conformação de taludes, rebatimento de bancos, recuperação de áreas degradadas, execução de drenagens superficiais, entre outros, o que não é o ideal.