EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    A extensão universitária como agente transformadora da sociedade : estudo de caso da Biblioteca Comunitária do bairro Saramenha de Cima - Ouro Preto/MG.
    (2021) Figueiredo, Thiago Duarte; Alves, Caio Cesar Gonzaga; Souza, Crislaine; Rodrigues, Guilherme Henrique Gualandi; Pereira, Carlos Alberto
    As bibliotecas comunitárias são ambientes sociais criados pela própria comunidade para promover acesso à informação e lazer à população local. Esses ambientes se tornam importantes pontos de apoio, reduzindo desigualdades sociais e garantindo o desenvolvimento pedagógico e cultural. Nesse contexto, no ano de 2005, foi criada a Biblioteca Comunitária de Saramenha de Cima, no bairro de mesmo nome na cidade de Ouro Preto-MG, numa parceria entre grupos locais e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A biblioteca promove atividades de estímulo à leitura, oficinas, reforço escolar e empréstimos de livros, com participação de alunos de extensão universitária dos cursos de graduação da UFOP nas atividades do projeto. Esse artigo avalia o impacto da Biblioteca Comunitária de Saramenha de Cima na melhoria da educação e qualidade de vida da população local, por meio de levantamento de dados de desempenho escolar das crianças participantes, análises dos principais pontos de transformação do projeto na comunidade e no desenvolvimento pessoal e acadêmico dos extensionistas. O estudo destacou como o projeto trouxe o sentimento de orgulho e pertencimento à população local, se tornando ponto de lazer, cultura e, principalmente, desenvolvimento educacional, com a escola do bairro obtendo crescente rendimento acadêmico com apoio da biblioteca, obtendo resultados superiores as médias municipal, estadual e nacional. Além disso, o projeto promove a aproximação entre a comunidade e a universidade, garantindo também um amadurecimento pessoal importantíssimo aos extensionistas participantes, preparando os no âmbito acadêmico, com apresentação de trabalhos relacionados e tornando-os mais humanos e melhor preparados para o futuro.
  • Item
    Os benefícios da iniciação científica para o desenvolvimento dos alunos de graduação em engenharia segundo ex-membros.
    (2021) Silva, Paulo Henrique Liberato da; Figueiredo, Thiago Duarte; Alves, Caio Cesar Gonzaga; Oliveira, João Octávio Carvalho Sáez; Pereira, Carlos Alberto
    A Iniciação Científica (IC) representa uma das mais importantes atividades para o estudante de graduação. Muitas vezes responsável pelo primeiro contato do aluno à pesquisa na área acadêmica, a IC é ferramenta notável no desenvolvimento do estudante de engenharia, dada a participação em pesquisas importantes para sua área de atuação, a necessidade de estudos aprofundados sobre o tema e a possibilidade de trabalho em conjunto com empresas e profissionais atuantes, exigindo empenho, maturidade e constante evolução. Com isso, o artigo visa analisar qual o ponto de vista de ex-alunos de IC em relação à importância da participação nas atividades de iniciação cientifica durante a graduação, tanto na evolução técnica quanto pessoal dos mesmos. Para isso, foi realizado um questionário aos ex-membros de IC do curso de engenharia de minas da Universidade Federal de Ouro Preto, arguindo-os sobre o quão importante foi a participação em projetos IC para suas conquistas pessoais e profissionais. As respostas obtidas permitiram constatar a tendência de entrada dos alunos aos projetos nos períodos iniciais do curso e após o fim do ciclo básico, com tempo médio de permanência de 2 anos, além de, segundo os ex-membros, proporcionar grande conhecimento técnico aos participantes, além de possibilitar o desenvolvimento de características como a organização, a boa relação com os companheiros e colegas de trabalho e a maturidade, conhecer um pouco mais o ambiente de pesquisa acadêmica e de atuação industrial e, assim, se preparar melhor e com maior potencial de sucesso.