DETUR - Departamento de Turismo

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Resultados da Pesquisa

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    Análise do bordado tradicional de Ouro Preto enquanto patrimônio imaterial e sua relação com o turismo.
    (2023) Gallisa, Mônica de Fátima do Sacramento; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Frederico, Isabela Barbosa
    Esta pesquisa apresenta um estudo do bordado tradicional referente ao Ofício dos Grupos de Bordadeiras e Rendeiras de Ouro Preto, Minas Gerais, a partir do Dossiê (2019), trazendo um recorte para os trabalhos artesanais desenvolvidos na Associação de Senhoras Artesãs - Grupo ASA. Tem como objetivo geral compreender a prática do bordado e sua importância no patrimônio e as possibilidades para o desenvolvimento econômico, social e turístico relacionou- se a prática das artesãs, em seus espaços e vivências com a realidade local e o turismo. Desta forma, destaca-se o tema da valorização do patrimônio referenciando o bordado tradicional e a renda como elementos de preservação cultural, da memória e dos bens patrimoniais do município de Ouro Preto. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, envolvendo pesquisa de campo no Grupo ASA. O “saber fazer” é investigado pela estratégia de observação participante que possibilitou maior interação e aproximação ao universo das bordadeiras. Na oportunidade, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da investigação em seus espaços de trabalho. Por conseguinte, os relatos e as vivências foram transcritos compondo uma documentação de análise, tendo disso analisado por meio da técnica análise de conteúdo. As apreciações se ativeram: às atividades cotidianas das bordadeiras e artesãs, à compreensão de como o saber é praticado e transmitido, ao aprimoramento das técnicas de execução dos bordados, às relações sociais com a comunidade e região. Os resultados indicaram a existência de práticas sustentáveis na gestão de uma organização comunitária por meio do Grupo ASA. Os dados apontaram que historicamente, o bordado é um saber que se desenvolveu enquanto técnica dentro de um espaço muito específico, como um produto feminino em ambiente doméstico. As narrativas das artesãs bordadeiras mostraram que o bordado é tradição projetado na contemporaneidade. Constatou-se que o bordado tradicional está em constante transição: significados, expressões, inovações e as novas tecnologias contribuem para o aperfeiçoamento e estimulam a criatividade das bordadeiras. Os resultados revelaram ainda que o município de Ouro Preto preserva o ofício das bordadeiras e rendeiras em diversos grupos e associações que se organizam, trocam experiências e vivências, e buscam ainda uma forma de complementação de renda para o orçamento familiar. As contribuições da pesquisa se dão no âmbito do reconhecimento da prática do bordado tradicional nas possibilidades e potencialidades do “saber fazer” podendo ser referência para outros grupos de bordadeiras e gestores de políticas públicas.
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    Entre a fé e a feira : o sagrado e o profano na constituição do patrimônio cultural do Jubileu de Congonhas.
    (2023) Fernandes, Nayara Souza; Pires, Maria do Carmo; Pires, Maria do Carmo; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Costa, Everaldo Batista da
    O presente trabalho realiza uma reflexão acerca do patrimônio por uma perspectiva que evidencia seu caráter popular, suas práticas e representações, bem como as premissas teóricas que norteiam o campo, suas dinâmicas de atribuição de sentido e valor. A pesquisa foi desenvolvida em forma de estudo de caso e tem por objeto a celebração do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais. Histórica e culturalmente rica, a festividade ao mesmo tempo em que conserva ritos e práticas seculares, manifestações do sagrado, também traz consigo o profano, conceitos opostos que durante a festividade transcendem, abrindo campo para uma ampla discussão acerca do patrimônio enquanto campo científico. A bibliografia utilizada versa em torno dos conceitos de patrimônio e memória, da festa religiosa e das feiras enquanto manifestações culturais, a fim de compreender de que forma as práticas culturais, atreladas aos processos da memória, atuam na constituição do Jubileu enquanto patrimônio cultural e sua preservação. Para além da pesquisa em fontes primárias acerca da festividade do Jubileu, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com participantes da celebração e foram aplicados questionários durante a festividade. O método quali-quantitativo foi adotado para análise dos dados coletados com intuito de identificar como se dão as relações entre os sujeitos e os elementos que compõe a festividade, os processos de atribuição de sentido e valores, seus marcos de vivências e experiências, assim como detectar os elementos que conformam uma cultura para os sujeitos que com ela se identificam. Ainda que a interação dos sujeitos com o objeto vá se modificando com o tempo numa relação de forma e conteúdo, as práticas observadas na festividade estão atreladas a um passado em decorrência da memória. Desta forma, os valores e sentidos que estão sendo constantemente produzidos e reelaborados, colaboram para sua preservação e legitimação enquanto patrimônio.
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    A cultura do milho e o patrimônio de Patos de Minas : diálogos possíveis entre preservação e turismo.
    (2023) Veloso, Fádua Dâmaris Abreu; Pires, Maria do Carmo; Pires, Maria do Carmo; Magalhães, Sônia Maria de; Silva, Luana Melo e
    Busca-se neste estudo investigar como a cidade de Patos de Minas, Minas Gerais, lida com questões relacionadas a sua cultura, ao seu patrimônio, e como estes aspectos podem ser trabalhados no segmento do turismo, cujo desenvolvimento pode configurar um mecanismo de preservação. O foco da pesquisa é a cultura do milho que possui forte presença na cidade e foi inspiração para o surgimento da Festa Nacional do Milho, seu maior evento. Foi discutida a importância de se fortalecer os saberes e os fazeres do povo patense como elementos constituintes de sua identidade e de seu patrimônio. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem metodológica qualitativa baseada na análise de fontes bibliográficas e documentais pertinentes à pesquisa, na qual buscou-se examinar elementos constituintes da cultura patense permeados pela simbologia do milho. Ao final, foi elaborado um mapeamento das manifestações culturais pesquisadas, constituindo um guia turístico denominado “Caminhos do Milho”. Espera-se que este trabalho possa contribuir com a apropriação da noção de patrimônio, ressaltando o repertório histórico e cultural da cidade a ser potencialmente explorado na área do turismo no que tange a simbologia do milho, que é uma grande referência local.
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    Patrimônio cultural, memória e dilemas contemporâneos acerca da acessibilidade em sítios preservados e turísticos : o caso da construção da rampa de acesso à Praça Doutor Gomes Freire em Mariana.
    (2023) Silveira, Ricardo Pacheco da; Paiva, Carlos Magno de Souza; Paiva, Carlos Magno de Souza; Pires, Maria do Carmo; Simão, Maria Cristina Rocha
    A Praça Gomes Freire, localizada em Mariana/MG, é um Patrimônio Cultural tombado pela esfera Federal e Municipal, um lugar de memória e um importante atrativo turístico. Concebido ainda no período colonial para recepcionar a população, passou por diversas modificações. Mantinha o mesmo projeto arquitetônico desde o final do século XIX, até que em 2020, durante as obras de requalificação no local, passou por uma polêmica intervenção materializada em uma rampa de acesso sobre a Rua Barão de Camargos. Instituições públicas e privadas, sociedade civil organizada e moradores do entorno se mobilizaram e a rampa foi modificada, passando a dialogar com o seu entorno. Diante dos fatos, iniciou-se um trabalho de pesquisa qualitativa sobre o direito ao patrimônio cultural e a acessibilidade, visando responder ao tema-problema suscitado pela construção da rampa: convergência de interesses legitimamente protegidos? Buscou-se aprofundar os conceitos considerados estruturantes da pesquisa: patrimônio cultural, memória, acessibilidade e turismo. Avaliou-se a política pública imposta ao Município em relação ao turismo na praça, além de observar a participação da rede colaborativa local. Investigou-se o marco legal sobre patrimônio cultural e acessibilidade, cartas patrimoniais e sobretudo, as manifestações populares e institucionais através da imprensa local, regional e nacional.
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    O bairro Padre Faria às margens da patrimonialização de Ouro Preto-MG.
    (2022) Leite, Paula Lara; Brusadin, Leandro Benedini; Brusadin, Lia Sipaúba Proença
    O presente artigo tem como objetivo analisar o bairro Padre Faria que fi ca às margens do centro histórico da cidade de Ouro Preto (MG). Este bairro integra a principal mancha de proteção de Ouro Preto, porém, por sua localização periférica, se distanciou da imagem que caracteriza a cidade patrimonializada, apresentando uma paisagem própria. Para a análise do bairro foram realizadas pesquisas in loco, levantamento fotográfi co e entrevistas com os moradores locais. A partir do trabalho de campo foi possível observar que as construções que compõem o bairro confi guram-se como inovações híbridas, mesclando a estética colonial valorizada na cidade as possibilidades encontradas na autoconstrução. Por meio de uma refl exão teórica e prática das transformações do bairro frente à imagem típica da cidade de Ouro Preto foi possível concluir que a estética colonial é utilizada até mesmo nos imóveis que não passam por processos de aprovação nos órgãos reguladores, se constituindo como uma imposição assimilada no contexto local. Portanto, a replicação inconforme da estética colonial refl ete a complexidade do território valorado e protegido frente aos sucessivos processos de adensamento e expansão urbana, e às novas necessidades dos moradores locais.
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    Acessibilidade e mobilidade urbanas de city-tour a pé em Ouro Preto/MG : turismo e geotecnologias.
    (2018) Ramos, Túlio Cardoso; Silva, Jairo Rodrigues da; Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio
    Na cidade brasileira de Ouro Preto – MG, acessibilidade e mobilidade urbana em conjunto arquitetônico histórico são um desafio entre a preservação e a modernidade. Com paisagem geomorfológica acidentada, cujo uso e ocupação do solo se desenvolveram sem planejamento espacial, de logradouros estreitos e desnivelados, o direito à cidade por meio da mobilidade é uma provocação. Este presente artigo vai ao encontro a atividade turística, e aos turistas que percorrem as ruas da cidade a pé. Compreendendo a produção do espaço urbano, pela mobilidade e acesso do passear ao caminhar, por meio da cartografia, do sensoriamento remoto, como ferramentas de melhoria comunicacional entre a cidade e o turista. Assim, criou-se roteiros turísticos de caminhada city tours, com informações geográficas, cartográficas, históricas, de imagens e croquis, para um caminhar mais confortável pela cidade.
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    A cultura e a tradição no imaginário social : ação simbólica no patrimônio e no turismo.
    (2014) Brusadin, Leandro Benedini
    A cultura e suas formas de representação, tal como a tradição, possuem um poder simbólico no imaginário social que é representado pelo patrimônio cultural e praticado pela atividade turística. Essas interlocuções contemporâneas se fazem presentes na composição do patrimônio cultural e o seu aproveitamento para o turismo. Esse artigo objetiva associar a cultura e seu poder simbólico no imaginário social às apropriações do patrimônio e seu uso turístico. A metodologia baseia-se no debate epistemológico de autores como Pierre Bourdieu (2002), Bronislaw Baczko (1985) e Eric Hobsbawn(1984). É mister compreender as razões das diversas apropriações do passado, desde a invenção de uma tradição até a incorporação de mitos do passado, em um caminho pelo qual a História reflete as representações desse processo histórico e o Turismo se utiliza disto para melhor compreender a atividade e o comportamento dos turistas e da própria comunidade receptora. Conclui-se que os conceitos de cultura, tradição, poder simbólico e imaginário social se apresentam ao Turismo como uma nova forma de entendimento de sua atividade e do conseqüente aprimoramento de seu campo teórico.
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    O público do Museu da Inconfidência : da legitimação do patrimônio nacional às necessidades de fruição para os turistas.
    (2013) Brusadin, Leandro Benedini
    O debate que trata do patrimônio cultural no Brasil se faz presente quanto às suas formas de preservação e quanto às suas ferramentas de identidade. Entretanto, torna-se necessário refletir as formas de apropriação de quem o faz existir: o público. Nesse trabalho, por meio de análise documental, ponderamos os índices de visitação do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, desde sua criação em 1944 até o ano de 2009. Tais indicadores quantitativos nos permitem afirmar que o público do Museu da Inconfidência foi quem legitimou a tradição nacionalista inventada no Governo de Getúlio Vargas e materializada em sua exposição. Nesse artigo ainda foram considerados os testemunhos dos visitantes, registrados no Livro de Ocorrências, os quais forneceram subsídios para analisar a visitação ao longo dos anos sob o âmbito do Turismo. Conclui-se que o Museu da Inconfidência teve que se adaptar às necessidades de fruição do turista contemporâneo, muito embora não pode se desvincular das raízes nacionalistas que lhe deram origem.
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    O uso turístico do patrimônio cultural em Ouro Preto.
    (2012) Silva, Rafael Henrique Teixeira; Brusadin, Leandro Benedini
    O turismo se utiliza do patrimônio de varias formas, causando inevitavelmente impactos diversos no local receptor. As cidades consideradas patrimônio histórico e artístico nacional e da humanidade pela UNESCO foram construídas em diferentes tempos históricos cujas necessidades humanas eram bem diferentes. Nessa conjuntura, torna-se necessário um esforço no âmbito de compreender as diferentes formas de uso de um espaço no passado e sua apropriação contemporânea pelo turismo. É imprescindível traçar a melhor forma de adaptar esses locais para o cotidiano da comunidade, levando em consideração os elementos que estão situados nestes locais e suas especificidades. Nesta pesquisa, focalizada em Ouro Preto – MG, destacam-se os meios de hospedagem por estarem localizados no centro histórico e também por se encontrarem no contexto turístico da localidade,facilitando a troca cultural com a comunidade local. Desse modo, podem ser discutidos aqui os diferentes usos da rede hoteleira em Ouro Preto e sua interlocução com o patrimônio cultural. A partir desta premissa, transpõe-se um novo conceito denominado “hotel-patrimônio” vinculando a questão do patrimônio cultural à gestão hoteleira.