DETUR - Departamento de Turismo

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Resultados da Pesquisa

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    Prazer e sofrimento de trabalhadores de uma rede de resorts : contribuições da Psicodinâmica do Trabalho.
    (2022) Martins, Felipe Cardoso D'Araujo; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Sant’Anna, Eduardo Silva
    Objetivou-se neste artigo analisar as vivências de prazer e sofrimento de trabalhadores de uma rede de resorts. Empregou-se uma abordagem qualitativa, tendo como base os subsídios teóricos da Psicodinâmica do Trabalho, de modo a orientar as discussões sobre a subjetividade do trabalhador e a organização. A partir da análise de nove entrevistas semiestruturadas e os núcleos de sentido emanentes delas, foi possível verificar como a organização do trabalho impacta nas vivências de sofrimento e prazer dos funcionários da rede de resorts. Os resultados indicam que a empresa se estrutura com um sistema de vigilância contínua, pouca autonomia aos funcionários, falta de privacidade, e um distanciamento entre o prescrito e o real do trabalho, o que aumenta muito a rotatividade organizacional. O trabalho possibilita ao mesmo tempo vivências de prazer, caracterizadas pelo reconhecimento, desenvolvimento pessoal, elogios dos clientes e uso da infraestrutura do resort.
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    A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.
    (2017) Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro
    Atualmente, nota-se a busca por um modelo de gestão de pessoas capaz de gerenciar a diversidade presente no espaço laboral. Considera-se que as empresas apresentam uma pluralidade de indivíduos com características distintas, tais como raça, etnia, gênero, idade, que influenciam, de maneira significativa, a dinâmica das gestões. Entre a diversidade, destaca-se a questão das diferenças geracionais presentes no universo das organizações. Trazendo esses aspectos para a realidade do turismo, nota-se o quanto é importante compreender como as gerações, especialmente a Y, estão se inserindo no mercado de trabalho. Assim, objetiva-se com este trabalho analisar as percepções da geração Y com relação ao mercado de trabalho. Para isso , foi realizada uma pesquisa bibliográfica e empírica, de caráter qualitativo, empregando-se o método do grupo focal aplicado com alunos da Universidade Federal Fluminense. Os principais resultados obtidos foram o singular modo de trabalhar da geração Y nas organizações, a incompreensão das demais gerações diante das particularidades e atuações da geração Y no contexto organizacional e o distanciamento existente entre o Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense e a realidade do mercado de trabalho.