DETUR - Departamento de Turismo
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Resultados da Pesquisa
Item Turismo na escola : novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio-cultural em cidades turísticas.(2012) Alves, Kerley dos Santos; Amorim, Kenia dos Santos Alves; Guilherme, Márcio da LuzOs paradigmas das ciências sociais enfatizam a necessidade de uma aprendizagem permanente para despertar a capacidade crítica e o resgate da cidadania. Ao educador, cujos ideais de ensino extrapolam o ambiente tradicional da sala de aula, surge um caminho possível: o Turismo na dinâmica da escola. Assim, o trabalho educativo torna-se protagonista no desenvolvimento do turismo sustentável. Nesse sentido, consideram-se os interesses e valores, a vivência real e a percepção de alunos e professores em relação à comunidade em que estão inseridos. Baseado nas concepções da metodologia participativa e temas como, turismo, educação ambiental, patrimônio e consumo sustentável, o projeto “Turismo Pedagógico: uma porta para a inclusão” visou os objetivos: promover, em conjunto com instituições públicas, a sensibilização e formação de professores em educação ambiental e turismo nas escolas, a partir da experiência sensorial e do roteiro Sentidos Urbanos – IPHAN1. Como resultado cabe ressaltar que é uma proposta que ganha contornos diferentes, face à contextualização de cada escola,de acordo com os valores e práticas de cada lugar e em sintonia com as novas demandas sociais, para o enfrentamento da complexidade que caracteriza o contexto turístico atual, no que diz respeito à inclusão e valorização da cultura local.Item A educação e a interpretação do patrimônio cultural na atividade turística.(2012) Brusadin, Leandro BenediniNesse artigo discutimos teoricamente a educação e a interpretação do patrimônio cultural, respectivamente, como atividade libertadora e como ferramenta lúdica que podem atrelar duas premissas na práxis social: a reflexão histórica e o lazer nos atrativos culturais. Levamos em consideração que o crescente número de visitantes em museus leva muitos gestores culturais a promover o patrimônio como recurso de desenvolvimento turístico. Supomos que os próprios gestores culturais, a comunidade e os turistas estão entrelaçados em um jogo de representações sociais e econômicas do patrimônio cultural contemporâneo. Resta-nos analisar e propor formas de apropriação que seja mais conveniente para os sujeitos desse processo, turistas e comunidade, em relação ao seu objeto, o museu histórico, em uma perspectiva dialógica e sincrônica. Pretende-se indicar que, de acordo com os elementos educativos e interpretativos proporcionados por um bem cultural, pode-se medir a fruição de seus visitantes, ou seja, o processo educativo depende da maneira como a exposição é direcionada aos visitantes. Indicamos o turismo cultural como forma de educação patrimonial, desde que haja formas de interpretação do patrimônio que superem a superficialidade de uma visitação turística.Item O ensino superior em Turismo : humano ou mercado?(2013) Niquini, Waléria Thabata Roldão; Brusadin, Leandro BenediniA partir da criação do ensino superior em Turismo no Brasil, na década de 1970, surgiram algumas discussões em relação à formação do aluno e sua atuação no mercado de trabalho. No entanto, há vários pontos educativos significantes antes mesmo do aspecto da empregabilidade, A preparação dos alunos, as ações do professorado na área de pesquisa e extensão e a necessidade do pensamento crítico são premissas que podem fundamentar tal curso enquanto prática educacional libertadora. Esses são os questionamentos debatidos nessa pesquisa que objetivou entender as perspectivas docente e discente, no curso de Bacharelado em Turismo, diante da relação de ensino-aprendizagem e seus aspectos essenciais, em uma visão mais ampla e menos fragmentada entre a dicotomia realçada entre o mercado de trabalho e o pensamento crítico científico. Conclui-se que o debate acadêmico quanto à educação no Turismo ainda se dissocia apenas entre os interesses do mercado e as discussões humanas, não havendo uma integração profunda na relação de ensino-aprendizagem.