DETUR - Departamento de Turismo

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Resultados da Pesquisa

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    Análise do bordado tradicional de Ouro Preto enquanto patrimônio imaterial e sua relação com o turismo.
    (2023) Gallisa, Mônica de Fátima do Sacramento; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Frederico, Isabela Barbosa
    Esta pesquisa apresenta um estudo do bordado tradicional referente ao Ofício dos Grupos de Bordadeiras e Rendeiras de Ouro Preto, Minas Gerais, a partir do Dossiê (2019), trazendo um recorte para os trabalhos artesanais desenvolvidos na Associação de Senhoras Artesãs - Grupo ASA. Tem como objetivo geral compreender a prática do bordado e sua importância no patrimônio e as possibilidades para o desenvolvimento econômico, social e turístico relacionou- se a prática das artesãs, em seus espaços e vivências com a realidade local e o turismo. Desta forma, destaca-se o tema da valorização do patrimônio referenciando o bordado tradicional e a renda como elementos de preservação cultural, da memória e dos bens patrimoniais do município de Ouro Preto. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, envolvendo pesquisa de campo no Grupo ASA. O “saber fazer” é investigado pela estratégia de observação participante que possibilitou maior interação e aproximação ao universo das bordadeiras. Na oportunidade, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da investigação em seus espaços de trabalho. Por conseguinte, os relatos e as vivências foram transcritos compondo uma documentação de análise, tendo disso analisado por meio da técnica análise de conteúdo. As apreciações se ativeram: às atividades cotidianas das bordadeiras e artesãs, à compreensão de como o saber é praticado e transmitido, ao aprimoramento das técnicas de execução dos bordados, às relações sociais com a comunidade e região. Os resultados indicaram a existência de práticas sustentáveis na gestão de uma organização comunitária por meio do Grupo ASA. Os dados apontaram que historicamente, o bordado é um saber que se desenvolveu enquanto técnica dentro de um espaço muito específico, como um produto feminino em ambiente doméstico. As narrativas das artesãs bordadeiras mostraram que o bordado é tradição projetado na contemporaneidade. Constatou-se que o bordado tradicional está em constante transição: significados, expressões, inovações e as novas tecnologias contribuem para o aperfeiçoamento e estimulam a criatividade das bordadeiras. Os resultados revelaram ainda que o município de Ouro Preto preserva o ofício das bordadeiras e rendeiras em diversos grupos e associações que se organizam, trocam experiências e vivências, e buscam ainda uma forma de complementação de renda para o orçamento familiar. As contribuições da pesquisa se dão no âmbito do reconhecimento da prática do bordado tradicional nas possibilidades e potencialidades do “saber fazer” podendo ser referência para outros grupos de bordadeiras e gestores de políticas públicas.
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    O trem passou por aqui : as transformações da paisagem ferroviária e as dinâmicas da hospitalidade urbana em São João del-Rei (MG).
    (2023) Oliveira, Daniella Cristiane Santos; Brusadin, Leandro Benedini; Brusadin, Leandro Benedini; Alves, Kerley dos Santos; Corrêa, Raphaela Maciel
    O estudo do patrimônio cultural é um campo dinâmico que deve entrelaçar as mais diversas disciplinas diante do seu caráter espacial e temporal. Este estudo, de caráter interdisciplinar, apresenta a importância do transporte ferroviário desde sua chegada em São João del-Rei, e os processos que levaram a sua privatização e consequente declínio, sob o viés dos conceitos de o patrimônio industrial ferroviário, paisagem, e memória, turismo e hospitalidade. Objetiva-se investigar as transformações do patrimônio industrial ferroviário na paisagem de São João del- Rei em interface com as relações de hospitalidade e hostilidade com a população no processo de desenvolvimento da atividade turística. Metodologicamente optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva, a partir da pesquisa bibliográfica e documental. Para a pesquisa de campo optou-se pela história de vida, em que foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas entre os meses de abril e maio de 2023, com quatro sujeitos, dentre eles ex ferroviários e moradores de São João del-Rei. Como resultado, pode-se constatar fatores que sustentam a importância da ferrovia para São João del-Rei, e as transformações da paisagem urbana da cidade, que é permeada pelas relações de hospitalidade e hostilidade criadas a partir de tal.
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    A cultura do milho e o patrimônio de Patos de Minas : diálogos possíveis entre preservação e turismo.
    (2023) Veloso, Fádua Dâmaris Abreu; Pires, Maria do Carmo; Pires, Maria do Carmo; Magalhães, Sônia Maria de; Silva, Luana Melo e
    Busca-se neste estudo investigar como a cidade de Patos de Minas, Minas Gerais, lida com questões relacionadas a sua cultura, ao seu patrimônio, e como estes aspectos podem ser trabalhados no segmento do turismo, cujo desenvolvimento pode configurar um mecanismo de preservação. O foco da pesquisa é a cultura do milho que possui forte presença na cidade e foi inspiração para o surgimento da Festa Nacional do Milho, seu maior evento. Foi discutida a importância de se fortalecer os saberes e os fazeres do povo patense como elementos constituintes de sua identidade e de seu patrimônio. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem metodológica qualitativa baseada na análise de fontes bibliográficas e documentais pertinentes à pesquisa, na qual buscou-se examinar elementos constituintes da cultura patense permeados pela simbologia do milho. Ao final, foi elaborado um mapeamento das manifestações culturais pesquisadas, constituindo um guia turístico denominado “Caminhos do Milho”. Espera-se que este trabalho possa contribuir com a apropriação da noção de patrimônio, ressaltando o repertório histórico e cultural da cidade a ser potencialmente explorado na área do turismo no que tange a simbologia do milho, que é uma grande referência local.
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    Descaracterização dos centros históricos : uma reflexão acerca da percepção da população e turistas quanto à degradação do entorno do centro histórico de Ouro Preto/MG.
    (2023) Milagres, Danúzia Pereira; Carvalho, Alissandra Nazareth de
    O presente trabalho buscou apresentar a questão da descaracterização e a desvalorização das casas históricas e o crescimento demográfico desordenado no entorno do centro histórico de Ouro Preto/MG, fazendo uma breve comparação com outras cidades históricas. Buscou-se analisar o olhar dos moradores no que tange a essa história que está sendo derrubada com a estrutura dessas casas, analisando a percepção dos turistas ao se depararem com essa paisagem e com o patrimônio degradado e o que pode ser feito para preservar e valorizar estes patrimônios resguardando a história local. O estudo foi construído por meio das experiências vividas pela pesquisadora, por meio dos trabalhos realizados no Museu da Inconfidência em Ouro Preto/MG e por meio da vivência enquanto moradora da cidade. O estudo desta temática tende a ser muito importante devido à pesquisa relativa à conservação e proteção ao patrimônio, buscando entender a percepção dos entrevistados em relação a situação patrimonial e da memória preservada do município. Tratou-se de uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa, realizada através da aplicação de questionários e entrevistas que identificaram a percepção dos entrevistados. Com esta pesquisa foi possível identificar que a percepção do espaço vem de como cada um o observa e o interpreta, seja morador ou turista. Relacionando à responsabilidade ao patrimônio, ao nível de importância que o bem representa e ao nível de descaracterização da cultura local e da arquitetura original.
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    O uso de animais em atrações turísticas : um estudo no Jardim Zoobotânico de Belo Horizonte, MG.
    (2021) Carvalho, Alissandra Nazareth de; Marinho, Ana Carolina Marchette
    O presente trabalho teve como objetivo geral compreender a utilização de animais para fins turísticos, discutindo e apresentando como essa utilização ocorre, por meio da percepção de visitantes e turistas do Zoológico de Belo Horizonte. Partiu-se da premissa de que o homem nunca esteve sozinho na terra, tendo aprendido a conviver com outras espécies e se relacionando com animais por meio da caça ou da domesticação dos mesmos. A partir da base teórica, foi possível identificar que os animais passaram a ser usados como entretenimento para atrair o público, justificando, portanto, a relevância de se investigar esse fenômeno para melhor compreendê-lo. Para tanto, o estudo teve um caráter de pesquisa exploratória, bibliográfica e quantitativa, tendo como objeto de estudo o Zoológico de Belo Horizonte, pelo entendimento de que os Zoos representam equipamentos emblemáticos no que tange a discussão da relação do animal enquanto atrativo turístico. No tocante ao referido equipamento, identificou-se que o zoológico é visto pelos respondentes como um local educacional passível de aprender durante a visita, todavia, é necessário que sejam reestruturadas algumas estruturas, readequando a quantidade de animais por habitat, aumentando espaços e melhorando a condição dos mesmos. Gestores e profissionais podem atuar em ações que auxiliem no incremento da estrutura, buscando mais conforto a turistas e visitantes durante seu momento de lazer, aliadas à melhora na qualidade de vida dos animais.
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    Educação ambiental e roteirização : proposta de "campus-tour do Morro do Cruzeiro da UFOP", Ouro Preto (MG).
    (2020) Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio
    A educação ambiental (EA) é uma temática recorrente no dia a dia, porém sua prática aparenta ser distante do cotidiano das pessoas. Neste sentido a disciplina de Educação Ambiental Aplicada ao Turismo do curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) buscou elaborar um “campus-tour” via levantamento de Lugares de Interesse de Educação Ambiental (LIEA) no Campus Universitário Morro do Cruzeiro em Ouro Preto (MG) com vistas a sensibilizar alunos para a EA. A metodologia contou com etapas de escritório e de campo. Na primeira buscou-se revisão bibliográfica por meio de publicações de educação ambiental, trabalhos de campo em campi universitário e roteirização turística; e análise da percepção de 17 estudantes pelo relatório de campo. Na segunda o trabalho de campo a pé por 7 LIEA de temáticas de EA diversas. Os resultados apontam que: os discentes consideram o trabalho de campo como importante na prática; que aprenderam mais de EA; e que o Campus da UFOP tem potencial para roteiros interpretativos, mas que necessita de sinalização e capacitação para guiamento de estudantes e visitantes. Espera-se que a pesquisa possa colaborar para a sustentabilidade do Campus da UFOP, assim como ensino-aprendizagem para servidores públicos, alunos e visitantes.
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    Percepção do geoturismo por gestores de parques.
    (2020) Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio
    A busca por recursos gera pressão antrópica sobre áreas naturais, essenciais para o balanço geoecossistêmico. Tais quais os parques, das categorias de unidades de conservação (UC’s) mais buscadas pelos turistas, como o Parque Nacional da Serra do Cipó (PNSC) e o Parque Estadual do Itacolomi (PEIT) e o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (PESRM), MG e seus principais atrativos ecogeoturísticos, respectivamente cachoeiras, mirantes e pico. Por sua vez repercutindo na importância da gestão da UC tanto para a conservação quanto para o acesso ao turista. Assim, o objetivo do presente trabalho foi o de identificar a percepção do geoturismo pelos gestores de três parques mineiros. Para tanto, os procedimentos metodológicos considerados foram: revisão de literatura, elaboração de instrumento de coleta de dados, entrevistas dos gestores do PNSC, PEIT e PESRM, tabulação, análise do discurso e discussão dos dados. Os resultados demonstraram sobremaneira que: os gestores conhecem o geoturismo, mas conceituam sem o aspecto interpretativo; os parques têm atrativos geológicos, em parte motivação dos visitantes; o patrimônio geológico é relacionado à paisagem, sendo importante preservá-lo. Observou-se ainda a associação do geoturismo ao ecoturismo já presente nos parques, como estratégia de conservação da geodiversidade e da biodiversidade. Espera-se que a pesquisa sirva à revisão dos planos de manejo e gestão dos parques e possibilitem estratégias de geoconservação.
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    A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.
    (2020) Alves, Kerley dos Santos
    Esta comunicação reflete a articulação do binômio turismo-educação, o papel da educação no turismo e vice-versa, sob o enfoque social, apresenta breve relato sobre o projeto “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo” e da importância para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise dos relatos de experiências no projeto. Os arcabouços da pedagogia social possibilitaram a construção de diálogos interativos entre os saberes sobre e para a comunidade participante; um modelo metodológico de intervenção em educação social, com aprendizagens não formais para um turismo humanizado. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social na educação não escolar como instrumento de inclusão, socialização, lazer e fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade. Apresenta-se uma nova concepção de turismo que amplia o espaço do consumo turístico em espaço de educação intra e extraclasse na valorização da cultura local.
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    Roteiro metodológico para planejamento e gestão de turismo em unidade de conservação : o caso do jardim botânico de Ouro Preto, Brasil.
    (2016) Machado, Simone Fernandes; Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio
    As Unidades de Conservação (UC) pertencentes à categoria de proteção integral vêm sendo utilizadas sobremaneira para o turismo. Entretanto, a falta de orientação sobre a abrangência da atividade turística resulta em quadros de degradação ambiental. O objetivo do presente trabalho foi a criação de um roteiro para diagnóstico prévio de potencialidades para a visitação, considerando questões socioambientais da área avaliada. Para averiguar a aplicabilidade do roteiro foi escolhido o Jardim Botânico de Ouro Preto (MG), área pleiteada para se tornar uma UC estadual. A metodologia compreendeu o levantamento de dados em campo na área pleiteada, entrevistas semi-estruturadas qualitativas a moradores na comunidade circunvizinha, levantamento de dados secundários em órgãos institucionais e bibliografias acadêmicas no ano de 2014 que embasaram a formulação do respectivo roteiro. Como resultado, obteve-se um roteiro esquematizado dividido em cinco etapas que foi aplicado a área de estudo e que contribuiu para identificação de potencialidades e ameaças ao desenvolvimento da atividade de visitação na futura UC e no entorno a esta.
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    Cartilhas turísticas de Ouro Preto : um novo olhar.
    (2016) Alencar, Débora Gonçalves; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves
    O presente trabalho tem o intuito de demonstrar a qualificação do turismo através do desenvolvimento de cartilhas turísticas como um instrumento de comunicação entre o destino turístico Ouro Preto, o turista, o trade turístico e a comunidade local. O projeto CATOP tem como objetivo fornecer informações conscientes e objetivas sobre a cidade. Logo, descreve-se a elaboração de duas cartilhas com perspectivas diferentes e para os dois públicos que coexistem na cidade, turistas e moradores. O propósito é beneficiar a atividade turística do destino com a comunicação e a informação sobre a cultura local, os roteiros que expõem a diversidade do local bem como sua estrutura geográfica. Para a construção do conteúdo das cartilhas do projeto CATOP, foram realizadas pesquisas conceituais, comparativas e sobre o público. Como resultado, obtivemos um material com viés informativo e educador.