DETUR - Departamento de Turismo

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    Roteiro metodológico para planejamento e gestão de turismo em unidade de conservação : o caso do jardim botânico de Ouro Preto, Brasil.
    (2016) Machado, Simone Fernandes; Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio
    As Unidades de Conservação (UC) pertencentes à categoria de proteção integral vêm sendo utilizadas sobremaneira para o turismo. Entretanto, a falta de orientação sobre a abrangência da atividade turística resulta em quadros de degradação ambiental. O objetivo do presente trabalho foi a criação de um roteiro para diagnóstico prévio de potencialidades para a visitação, considerando questões socioambientais da área avaliada. Para averiguar a aplicabilidade do roteiro foi escolhido o Jardim Botânico de Ouro Preto (MG), área pleiteada para se tornar uma UC estadual. A metodologia compreendeu o levantamento de dados em campo na área pleiteada, entrevistas semi-estruturadas qualitativas a moradores na comunidade circunvizinha, levantamento de dados secundários em órgãos institucionais e bibliografias acadêmicas no ano de 2014 que embasaram a formulação do respectivo roteiro. Como resultado, obteve-se um roteiro esquematizado dividido em cinco etapas que foi aplicado a área de estudo e que contribuiu para identificação de potencialidades e ameaças ao desenvolvimento da atividade de visitação na futura UC e no entorno a esta.
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    Cartilhas turísticas de Ouro Preto : um novo olhar.
    (2016) Alencar, Débora Gonçalves; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves
    O presente trabalho tem o intuito de demonstrar a qualificação do turismo através do desenvolvimento de cartilhas turísticas como um instrumento de comunicação entre o destino turístico Ouro Preto, o turista, o trade turístico e a comunidade local. O projeto CATOP tem como objetivo fornecer informações conscientes e objetivas sobre a cidade. Logo, descreve-se a elaboração de duas cartilhas com perspectivas diferentes e para os dois públicos que coexistem na cidade, turistas e moradores. O propósito é beneficiar a atividade turística do destino com a comunicação e a informação sobre a cultura local, os roteiros que expõem a diversidade do local bem como sua estrutura geográfica. Para a construção do conteúdo das cartilhas do projeto CATOP, foram realizadas pesquisas conceituais, comparativas e sobre o público. Como resultado, obtivemos um material com viés informativo e educador.
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    Trabalho produtivo no turismo e as aventuras laborativas do “cortês trabalhador”.
    (2012) Martoni, Rodrigo Meira
    O estudo abarca o trabalho produtivo no turismo, as suas configurações e a inexistência de uma categoria profissional que tenha condições de questionar as formas de emprego no setor. Contemplando a dinâmica que gera e move o capital, a qual tem como elemento fundante a produção levada a cabo por grupos sociais em atividade de trabalho para a apropriação privada dos resultados, é realizada uma reflexão teórica acerca dos elementos constituintes desse processo e suas repercussões socioespaciais. Exemplificando o campo do turismo, e mais especificamente o segmento da hotelaria voltada ao lazer, com os chamados Resorts, demonstra-se que estes se constituem como modelos ideais de organização corporativa para se incrementar as taxas de mais-valia em sua forma absoluta. Sob a retórica da geração de empregos, tais empreendimentos são embasados e justificados pelo Estado por meio de políticas públicas de incentivos, como é emblemática a isenção de tributos. No entanto, a viabilidade econômica está fortemente ligada às vantagens que o empreendedor pode auferir por encontrar mão de obra barata e politicamente desorganizada, fatos que possibilitam a super-exploração do funcionário. Um caso concreto de trabalho produtivo no turismo é apresentado a partir de uma entrevista com um funcionário de um Resort pertencente a uma rede internacional em operação no litoral da Bahia. Com o exemplo pretende-se explicitar as estratégias organizativas para a geração de mais-valia, as quais se embasam no sequestro da subjetividade e na fusão do tempo de trabalho com o tempo liberado, bem como confirmar e reafirmar a pertinência, relevância e atualidade da reflexão teórica marxiana para se compreender as relações sociais de produção contemporâneas.
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    Redes de empresas e seus efeitos sobre o turismo.
    (2012) Flecha, Ângela Cabral; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro e; Fusco, José Paulo Alves; Bernardes, Américo Tristão
    O presente artigo tem como objetivo propor um modelo de alinhamento competitivo para a rede de atores do turismo, visando aumentar sua coesão e facilitar a busca de objetivos comuns. Tal proposta foi definida com base na expertise dos autores na analise de redes de turismo, aliada a resultados obtidos na pesquisa em Ouro Preto (MG). Dessa forma, foi possível perceber o peso dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e, assim, reforçar os relacionamentos existentes.
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    Estudo do Programa Nacional de Municipalização do Turismo - PNMT na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso.
    (2005) Brusadin, Leandro Benedini
    O planejamento do turismo é uma necessidade para o desenvolvimento dessa atividade, que tem crescido nos últimos anos baseada em especial em princípios econômicos.Entretanto, é pertinente analisarmos as formas e interfaces que dizem respeito ao planejamento do turismo nos contextos social, cultural e ambiental de cada comunidade em função de suas especificidades. Pressupostos teóricos da comunicação e da hospitalidade podem auxiliar no planejamento, desenvolvendo formas mais eficientes de participação, uma vez que política e planejamento são termos interdependentes. O Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT, implantado no Brasil entre 1994 e 2001, previa uma abordagem comunitária participativa e a formação de Conselhos e Planos de Turismo com uma proposta teoricamente ascendente, cujos fundamentos derivariam das bases da sociedade. O estudo de diferentes visões sobre o desempenho do Programa, tomando por base a perspectiva dos gestores, de pesquisadores vinculados aos meios acadêmicos e dos próprios municípios, pode contribuir para o entendimento e aprimoramento de metodologias de planejamento adequadas à realidade do Brasil.
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    A educação e a interpretação do patrimônio cultural na atividade turística.
    (2012) Brusadin, Leandro Benedini
    Nesse artigo discutimos teoricamente a educação e a interpretação do patrimônio cultural, respectivamente, como atividade libertadora e como ferramenta lúdica que podem atrelar duas premissas na práxis social: a reflexão histórica e o lazer nos atrativos culturais. Levamos em consideração que o crescente número de visitantes em museus leva muitos gestores culturais a promover o patrimônio como recurso de desenvolvimento turístico. Supomos que os próprios gestores culturais, a comunidade e os turistas estão entrelaçados em um jogo de representações sociais e econômicas do patrimônio cultural contemporâneo. Resta-nos analisar e propor formas de apropriação que seja mais conveniente para os sujeitos desse processo, turistas e comunidade, em relação ao seu objeto, o museu histórico, em uma perspectiva dialógica e sincrônica. Pretende-se indicar que, de acordo com os elementos educativos e interpretativos proporcionados por um bem cultural, pode-se medir a fruição de seus visitantes, ou seja, o processo educativo depende da maneira como a exposição é direcionada aos visitantes. Indicamos o turismo cultural como forma de educação patrimonial, desde que haja formas de interpretação do patrimônio que superem a superficialidade de uma visitação turística.
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    O ensino superior em Turismo : humano ou mercado?
    (2013) Niquini, Waléria Thabata Roldão; Brusadin, Leandro Benedini
    A partir da criação do ensino superior em Turismo no Brasil, na década de 1970, surgiram algumas discussões em relação à formação do aluno e sua atuação no mercado de trabalho. No entanto, há vários pontos educativos significantes antes mesmo do aspecto da empregabilidade, A preparação dos alunos, as ações do professorado na área de pesquisa e extensão e a necessidade do pensamento crítico são premissas que podem fundamentar tal curso enquanto prática educacional libertadora. Esses são os questionamentos debatidos nessa pesquisa que objetivou entender as perspectivas docente e discente, no curso de Bacharelado em Turismo, diante da relação de ensino-aprendizagem e seus aspectos essenciais, em uma visão mais ampla e menos fragmentada entre a dicotomia realçada entre o mercado de trabalho e o pensamento crítico científico. Conclui-se que o debate acadêmico quanto à educação no Turismo ainda se dissocia apenas entre os interesses do mercado e as discussões humanas, não havendo uma integração profunda na relação de ensino-aprendizagem.
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    A cultura e a tradição no imaginário social : ação simbólica no patrimônio e no turismo.
    (2014) Brusadin, Leandro Benedini
    A cultura e suas formas de representação, tal como a tradição, possuem um poder simbólico no imaginário social que é representado pelo patrimônio cultural e praticado pela atividade turística. Essas interlocuções contemporâneas se fazem presentes na composição do patrimônio cultural e o seu aproveitamento para o turismo. Esse artigo objetiva associar a cultura e seu poder simbólico no imaginário social às apropriações do patrimônio e seu uso turístico. A metodologia baseia-se no debate epistemológico de autores como Pierre Bourdieu (2002), Bronislaw Baczko (1985) e Eric Hobsbawn(1984). É mister compreender as razões das diversas apropriações do passado, desde a invenção de uma tradição até a incorporação de mitos do passado, em um caminho pelo qual a História reflete as representações desse processo histórico e o Turismo se utiliza disto para melhor compreender a atividade e o comportamento dos turistas e da própria comunidade receptora. Conclui-se que os conceitos de cultura, tradição, poder simbólico e imaginário social se apresentam ao Turismo como uma nova forma de entendimento de sua atividade e do conseqüente aprimoramento de seu campo teórico.
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    O público do Museu da Inconfidência : da legitimação do patrimônio nacional às necessidades de fruição para os turistas.
    (2013) Brusadin, Leandro Benedini
    O debate que trata do patrimônio cultural no Brasil se faz presente quanto às suas formas de preservação e quanto às suas ferramentas de identidade. Entretanto, torna-se necessário refletir as formas de apropriação de quem o faz existir: o público. Nesse trabalho, por meio de análise documental, ponderamos os índices de visitação do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, desde sua criação em 1944 até o ano de 2009. Tais indicadores quantitativos nos permitem afirmar que o público do Museu da Inconfidência foi quem legitimou a tradição nacionalista inventada no Governo de Getúlio Vargas e materializada em sua exposição. Nesse artigo ainda foram considerados os testemunhos dos visitantes, registrados no Livro de Ocorrências, os quais forneceram subsídios para analisar a visitação ao longo dos anos sob o âmbito do Turismo. Conclui-se que o Museu da Inconfidência teve que se adaptar às necessidades de fruição do turista contemporâneo, muito embora não pode se desvincular das raízes nacionalistas que lhe deram origem.
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    O turismo em Ouro Preto - Minas Gerais, Brasil - na perspectiva dos moradores.
    (2013) Machado, Simone Fernandes; Alves, Kerley dos Santos
    Este trabalho objetivou conhecer a percepção dos moradores da cidade de Ouro Preto - Minas Gerais, Brasil, acerca da conversão de seu lugar de morada em destino turístico. Teve como ponto de referência o Centro Histórico do município de Ouro Preto, o qual possui 12 distritos, além da sede, e foi palco de vários acontecimentos que marcaram a história brasileira, atraindo a preferência dos turistas - nacionais e internacionais - que buscam conhecer a história, a cultura e a religiosidade mineiras. A metodologia da pesquisa envolveu entrevista direta, aleatória, por conveniência, e aplicação de 100 questionários junto a moradores em bairros localizados no entorno da Praça Tiradentes, local onde estão localizados os atrativos turísticos que apresentam maior fluxo de visitação em Ouro Preto, tais como o Museu da Inconfidência, o Museu do Oratório e o Museu da Escola de Minas, visando, assim, avaliar os impactos resultantes da atividade turística na perspectiva dos moradores e o nível de aceitação dos mesmos quanto à presença dos turistas. Nos resultados, verificou-se que há boa aceitação dos turistas por parte dos moradores; porém, constatou-se a ausência de planejamento adequado que promova o desenvolvimento de medidas que amenizem os impactos negativos causados pela visitação turística em 2012.