DETUR - Departamento de Turismo

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    Turismo na escola : novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio-cultural em cidades turísticas.
    (2012) Alves, Kerley dos Santos; Amorim, Kenia dos Santos Alves; Guilherme, Márcio da Luz
    Os paradigmas das ciências sociais enfatizam a necessidade de uma aprendizagem permanente para despertar a capacidade crítica e o resgate da cidadania. Ao educador, cujos ideais de ensino extrapolam o ambiente tradicional da sala de aula, surge um caminho possível: o Turismo na dinâmica da escola. Assim, o trabalho educativo torna-se protagonista no desenvolvimento do turismo sustentável. Nesse sentido, consideram-se os interesses e valores, a vivência real e a percepção de alunos e professores em relação à comunidade em que estão inseridos. Baseado nas concepções da metodologia participativa e temas como, turismo, educação ambiental, patrimônio e consumo sustentável, o projeto “Turismo Pedagógico: uma porta para a inclusão” visou os objetivos: promover, em conjunto com instituições públicas, a sensibilização e formação de professores em educação ambiental e turismo nas escolas, a partir da experiência sensorial e do roteiro Sentidos Urbanos – IPHAN1. Como resultado cabe ressaltar que é uma proposta que ganha contornos diferentes, face à contextualização de cada escola,de acordo com os valores e práticas de cada lugar e em sintonia com as novas demandas sociais, para o enfrentamento da complexidade que caracteriza o contexto turístico atual, no que diz respeito à inclusão e valorização da cultura local.
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    Trabalho no turismo : a inserção de jovens nos serviços hoteleiros.
    (2016) Oliveira, Daniella Cristiane Santos; Alves, Kerley dos Santos
    As oportunidades de inserção no mercado de trabalho, em vista a seletividade, tem sido escassas aos jovens egressos do ensino médio. O objetivo deste artigo é traçar um perfil deste grupo de profissionais e explorar as variáveis que poderiam estar relacionadas com sua inserção e permanência no setor do turismo, em especial, nos meios de hospedagem. Os dados foram analisados quantitativamente, mediante compilação das respostas fornecidas, permitiu identificar o perfil dos pesquisados e os motivos da busca pela carreira no setor do turismo: a maioria dos participantes são mulheres, jovens em início de carreira profissional, cujos motivos ao ingresso no setor do turismo e hospitalidade relacionam-se predominantemente à busca pelo primeiro emprego, à falta de outras oportunidades no mercado de trabalho, ao interesse em conhecer a área, ao compromisso ético com a reciprocidade, característica intrínseca ao trabalho neste segmento. Considera-se que os resultados encontrados são relevantes para subsidiar discussões sobre a inserção e permanência dos jovens no mercado de trabalho do turismo, criação de políticas específicas voltados à natureza e às finalidades do trabalho nesse setor.
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    Das viagens dos cientistas no século XIX aos modernistas : a mineiridade e o despertar do turismo das cidades históricas de Minas Gerais, Brasil.
    (2017) Pires, Maria do Carmo
    O texto tem como objetivo discutir o processo de construção da cidade histórica como principal destino do turismo cultural em Minas Gerais, por meio da análise dos relatos dos viajantes estrangeiros que visitaram tais localidades ao longo do século XIX e escreveram sobre elementos caros para o turismo como, por exemplo, a hospitalidade mineira. Num segundo momento, analisará o discurso dos modernistas que redescobriram as cidades e se interessaram pela preservação do patrimônio, o que também despertou o interesse turístico. Trata-se de uma abordagem histórica do processo, utilizando principalmente a narrativa proposta por Walter Benjamin. O discurso em torno da cidade histórica mineira produziu diferentes impressões. As assim denominadas foram consideradas decadentes e feias por alguns dos viajantes estrangeiros, no século XIX. Já os vários modernistas que visitaram Minas Gerais nas primeiras décadas do século XX viram as cidades como o reduto da nacionalidade, como legítimas exemplares da brasilidade e legítimas representantes de um passado colonial.
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    A “Estrada Real” e a história do processo de construção de roteiros turísticos no estado de Minas Gerais, Brasil.
    (2017) Pires, Maria do Carmo
    A Estrada Real, ou seja, os caminhos do período colonial que ligavam a região das minas do ouro ao litoral brasileiro, virou uma marca que é usada como base para elaboração de roteiros turísticos e é também alvo de um dos maiores programas de incentivo ao turismo no Brasil: o Programa Estrada Real, lançado em 2003. O presente artigo tem como objetivo analisar a história das estradas reais e o processo de construção da área de abrangência dos antigos caminhos como atrativo turístico. A metodologia baseia-se na análise bibliográfica em uma abordagem teórica interdisciplinar que contempla textos das áreas de História, Sociologia e Turismo e uma pesquisa em sites oficiais e de notícias, com o intuito de investigar como o tema vem sendo abordado. Concluiu-se que as ações do Programa são de longo prazo e pode oferecer possibilidades variadas de desenvolvimento do turismo.
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    The interface between work and health in the craft of tour guides.
    (2016) Alves, Kerley dos Santos; Araújo, José Newton Garcia
    This article aims to analyze the relation between work and health in the professional practice of tour guides working in the tourist city of Ouro Preto, Minas Gerais state, Brazil. It is based on literature research covering the professionalization process of this professional category and the relation between work, mental health and illness. Data collection was conducted through free observation of the work environment as well as by means of semi-structured interviews with tour guides. The study concluded that the constant feeling of insecurity to which these professionals are exposed may cause emotional and psychic distress that turns into psychopathology, which in turn is expressed in physical and mental fatigue, depressive states, frustration, dissatisfaction and sickness.
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    Ponderações acerca da ideologia no e do espaço turístico.
    (2015) Martoni, Rodrigo Meira
    O artigo trata de componentes ideológicos envolvendo os seus papéis na produção do espaço pelo turismo. Ao se questionar de onde vem o poder da ideologia, é realizada uma análise acerca de três concepções dessa categoria. A primeira aponta a ideologia como inversão e parcialidade em um processo histórico-social que se complementa, tanto para transformar a subjetividade em objetividade, como para tratar a aparência das coisas como se fossem totalidades. A segunda noção refere-se a ideologia como posicionamento de classe, abarcando alguns grupos que atuam (de maneira deliberada e/ou irrefletida) na mistificação e naturalização dos processos socioespaciais, e outros que, norteados por procedimentos que lhes permitem reproduzir idealmente a realidade, cumprem o importante papel de desmistificar os primeiros. Associada a essas noções que posicionam as ideologias no espaço alcançado pelo turismo, está a terceira concepção mais fundamental. Essa contempla a ideologia como algo enraizado às operações socioprodutivas reificadas ou do espaço turistificado, as quais não podem ser modificadas qualitativamente sem a supressão da relação cada vez mais contraditória entre capital versus trabalho. Por meio dessa análise que auto- implica as diferentes e complementares concepções, verifica-se que o turismo é um importante mecanismo de alienação, seja pelas aparências tão necessárias à circulação, seja pela forma como é produzido.
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    Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.
    (2011) Xavier, Thiago Reis; Inácio, Raoni de Oliveira; Flecha, Ângela Cabral; Wittmann, Milton Luiz
    O presente artigo tem como objetivo analisar a importância relativa das variáveis confiabilidade, qualidade, preço, acessibilidade e conhecimento prévio no processo de escolha do turista, bem como a sua percepção em relação ao preço, acessibilidade e qualidade dos serviços fornecidos pelos stakeholders que compõem a oferta turística de Ouro Preto/MG/Brasil. Como método, realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando-se a técnica não probabilística de amostragem por acessibilidade, através da aplicação de questionário de pesquisa estruturado não-disfarçado durante os anos de 2009 e 2010 a 600 turistas. Para análise, foram utilizadas cinco variáveis apresentadas por Flecha (2010) para se poder avaliar a solidez dos serviços ofertados pelos stakeholders que compõem a oferta turística de um município: 1.Confiabilidade da fonte de informações; 2.Qualidade; 3.Preço; 4.Acessibilidade; e 5.Conhecimento prévio. Os stakeholders do turismo de Ouro Preto foram divididos em 4 sub-setores: hospedagem, alimentação, comércio e atrativos. Nos resultados obteve-se: as principais fontes de informação utilizadas pelos visitantes para organizar sua viagem até o município de Ouro Preto; a importância relativa das cinco variáveis apresentadas no processo decisório do turista; a média de preço pago por pessoa nos stakeholders; e avaliação dos turistas em relação à qualidade e a acessibilidade dos serviços utilizados e dos atrativos visitados.