DETUR - Departamento de Turismo

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/666

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inteligência africana presente nas estruturas remanescentes da mineração setecentista de Ouro Preto - MG : uma interface entre história, patrimônio e turismo.
    (2022) Viana, Luiz Cláudio Alves; Brusadin, Leandro Benedini; Brusadin, Lia Sipaúba Proença
    O ocultamento histórico dos povos indígenas e africanos na historiografia brasileira pode ser um dos motivos influenciadores para não reconhecer as contribuições que esses povos tiveram na construção do patrimônio nacional. Por esse motivo buscou-se mostrar a inteligência africana no desenvolvimento da atividade mineradora ocorrida no território mineiro nos setecentos. O presente artigo tem como objetivo compreender como o patrimônio industrial pode ajudar na preservação das estruturas remanescentes da mineração aurífera presentes na cidade de Ouro Preto (MG). A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica e na realização de entrevistas semiestruturadas com figuras representativas encontradas naquela comunidade. Constatou-se que a narrativa afrocentrada alinhada ao patrimônio minerário da Serra de Ouro Preto permitiu interpretar o espaço vivido na cidade e, ainda, como o turismo pode ser um instrumento de preservação do patrimônio industrial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Patrimônio, turismo e imaginário urbano : a fragmentação espacial e social da imagem da cidade de Ouro Preto (MG- Brasil).
    (2019) Viana, Luiz Cláudio Alves; Brusadin, Leandro Benedini
    A cidade de Ouro Preto-MG é atualmente um dos principais atrativos culturais do Brasil mediante de seu valor histórico e turístico. A cidade passou por um longo processo de legitimação do seu patrimônio e ainda vem passando por um período de ressignificação em consequência da apropriação do turismo moderno. O setor do turismo enquanto atividade econômica e social traz consequências ambivalentes à comunidade local, essencialmente na fragmentação e massificação da cultura ao utilizar ferramentas de marketing que redimensionam o valor da cidade em sentido temporal e espacial. O objetivo deste trabalho é compreender quanto o turismo cultural influencia na formação do imaginário urbano por meio da divulgação das imagens da cidade. A metodologia baseia-se na análise semiótica de sites e materiais gráficos utilizados para promover o turismo em Ouro Preto. Conclui-se que as imagens turísticas priorizam o patrimônio do centro histórico da cidade e negligenciam os significados dos bairros periféricos os quais seriam essenciais para o entendimento da cultura local para a comunidade e para os próprios turistas.