DETUR - Departamento de Turismo
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/666
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Redes de empresas e seus efeitos sobre o turismo.(2012) Flecha, Ângela Cabral; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro e; Fusco, José Paulo Alves; Bernardes, Américo TristãoO presente artigo tem como objetivo propor um modelo de alinhamento competitivo para a rede de atores do turismo, visando aumentar sua coesão e facilitar a busca de objetivos comuns. Tal proposta foi definida com base na expertise dos autores na analise de redes de turismo, aliada a resultados obtidos na pesquisa em Ouro Preto (MG). Dessa forma, foi possível perceber o peso dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e, assim, reforçar os relacionamentos existentes.Item Arranjos produtivos locais e seus efeitos sobre o turismo.(2011) Flecha, Ângela Cabral; Fusco, José Paulo Alves; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro eO presente artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de indicadores de desempenho visando orientar os atores no sentido de aumentar sua coesão mútua e facilitar a busca de objetivos comuns. Tais indicadores foram definidos a partir da expertise dos autores na analise de redes de turismo, aliado a resultados obtidos na pesquisa em Ouro Preto. Dessa forma foi possível perceber, o grau de significância dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e assim reforçar os relacionamentos existentes.Item Medidas de centralidade como parâmetros para se avaliar os atores da rede de turismo : o caso de Ouro Preto.(2011) Flecha, Ângela Cabral; Bernardes, Américo Tristão; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro eNo turismo as medidas de centralidade são altamente justificadas pelo fato de gerarem dados precisos do comportamento quantitativo dos atores de uma rede. Desta forma, este artigo tem como objetivo mapear a rede de atores do turismo da cidade de Ouro Preto, identificar e descrever as medidas de centralidade desta rede como parâmetros para se avaliar o desempenho de seus atores. Foi utilizado o Ucinet 2.0 e os resultados apontam para a utilização destas medidas como fortes aliados às ações de marketing, tais como disseminação de informação, divulgação de novas ações, políticas e programas públicos e privados.