DETUR - Departamento de Turismo

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    Redes de empresas e seus efeitos sobre o turismo.
    (2012) Flecha, Ângela Cabral; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro e; Fusco, José Paulo Alves; Bernardes, Américo Tristão
    O presente artigo tem como objetivo propor um modelo de alinhamento competitivo para a rede de atores do turismo, visando aumentar sua coesão e facilitar a busca de objetivos comuns. Tal proposta foi definida com base na expertise dos autores na analise de redes de turismo, aliada a resultados obtidos na pesquisa em Ouro Preto (MG). Dessa forma, foi possível perceber o peso dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e, assim, reforçar os relacionamentos existentes.
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    Arranjos produtivos locais e seus efeitos sobre o turismo.
    (2011) Flecha, Ângela Cabral; Fusco, José Paulo Alves; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro e
    O presente artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de indicadores de desempenho visando orientar os atores no sentido de aumentar sua coesão mútua e facilitar a busca de objetivos comuns. Tais indicadores foram definidos a partir da expertise dos autores na analise de redes de turismo, aliado a resultados obtidos na pesquisa em Ouro Preto. Dessa forma foi possível perceber, o grau de significância dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e assim reforçar os relacionamentos existentes.
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    Medidas de centralidade como parâmetros para se avaliar os atores da rede de turismo : o caso de Ouro Preto.
    (2011) Flecha, Ângela Cabral; Bernardes, Américo Tristão; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro e
    No turismo as medidas de centralidade são altamente justificadas pelo fato de gerarem dados precisos do comportamento quantitativo dos atores de uma rede. Desta forma, este artigo tem como objetivo mapear a rede de atores do turismo da cidade de Ouro Preto, identificar e descrever as medidas de centralidade desta rede como parâmetros para se avaliar o desempenho de seus atores. Foi utilizado o Ucinet 2.0 e os resultados apontam para a utilização destas medidas como fortes aliados às ações de marketing, tais como disseminação de informação, divulgação de novas ações, políticas e programas públicos e privados.