DETUR - Departamento de Turismo

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    A imagem de destino turístico : um estudo fotoetnográfico da imagem de Ouro Preto.
    (2023) Shishito, Marcelo; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Achutti, Luiz Eduardo Robinson; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves
    O turista escolhe um destino para passar as férias com base na imagem que tem desse lugar. Portanto, a imagem do destino é um fator essencial a ser considerado no desenvolvimento do marketing turístico, já que é responsável por influenciar a escolha do destino pelo turista. Assim, uma imagem única, forte e dinâmica se torna um diferencial competitivo para um destino turístico. Este estudo tem o objetivo geral de apresentar a imagem do destino de Ouro Preto pela perspectiva de seus moradores e visitantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza teórica-empírica e de abordagem qualitativa, que faz uso da Fotoetnografia (Achutti, 1997, 2004) e de um conjunto de técnicas de pesquisa, como pesquisa bibliográfica, observação participante, entrevistas semiestruturadas e registro fotográfico. Considerando a complexidade do construto imagem de destino turístico este estudo se fundamentou na teoria da imagem global dos modelos de Baloglu e Mcleary (1999) e de Qu, Kim e Im (2011). Constatou-se que a imagem global de Ouro Preto emerge como uma interseção complexa entre aspectos cognitivos, afetivos e únicos. Em sua dimensão cognitiva, os atrativos turísticos como a arquitetura colonial preservada, as igrejas barrocas, os museus e os eventos realizados ao longo do ano, criam uma base sólida para essa imagem. A conexão emocional com o passado, a cordialidade dos moradores com os visitantes, a sensação de segurança ao percorrer suas ruas históricas e o clima romântico imprimem um caráter afetivo à cidade. Nesse sentido, a riqueza histórica e cultural, os sentimentos de vivacidade e a atmosfera autêntica da cidade dão sinergia a uma imagem que transcende o simples olhar, transformando Ouro Preto em um destino turístico verdadeiramente especial e único. Por fim, a realização deste estudo serve para comprovar o potencial da Fotoetnografia para o desenvolvimento de estudos de imagem de destino turístico e para colaborar na consolidação de um método pouco utilizado em pesquisas de Turismo. Além disso, os resultados deste estudo pretendem contribuir para o desenvolvimento científico do marketing de destinos, servindo de base para investigações futuras sobre a imagem de Ouro Preto, como também de outros destinos turísticos.