DETUR - Departamento de Turismo
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Resultados da Pesquisa
Item Redes de empresas e seus efeitos sobre o turismo.(2012) Flecha, Ângela Cabral; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro e; Fusco, José Paulo Alves; Bernardes, Américo TristãoO presente artigo tem como objetivo propor um modelo de alinhamento competitivo para a rede de atores do turismo, visando aumentar sua coesão e facilitar a busca de objetivos comuns. Tal proposta foi definida com base na expertise dos autores na analise de redes de turismo, aliada a resultados obtidos na pesquisa em Ouro Preto (MG). Dessa forma, foi possível perceber o peso dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e, assim, reforçar os relacionamentos existentes.Item Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.(2011) Xavier, Thiago Reis; Inácio, Raoni de Oliveira; Flecha, Ângela Cabral; Wittmann, Milton LuizO presente artigo tem como objetivo analisar a importância relativa das variáveis confiabilidade, qualidade, preço, acessibilidade e conhecimento prévio no processo de escolha do turista, bem como a sua percepção em relação ao preço, acessibilidade e qualidade dos serviços fornecidos pelos stakeholders que compõem a oferta turística de Ouro Preto/MG/Brasil. Como método, realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando-se a técnica não probabilística de amostragem por acessibilidade, através da aplicação de questionário de pesquisa estruturado não-disfarçado durante os anos de 2009 e 2010 a 600 turistas. Para análise, foram utilizadas cinco variáveis apresentadas por Flecha (2010) para se poder avaliar a solidez dos serviços ofertados pelos stakeholders que compõem a oferta turística de um município: 1.Confiabilidade da fonte de informações; 2.Qualidade; 3.Preço; 4.Acessibilidade; e 5.Conhecimento prévio. Os stakeholders do turismo de Ouro Preto foram divididos em 4 sub-setores: hospedagem, alimentação, comércio e atrativos. Nos resultados obteve-se: as principais fontes de informação utilizadas pelos visitantes para organizar sua viagem até o município de Ouro Preto; a importância relativa das cinco variáveis apresentadas no processo decisório do turista; a média de preço pago por pessoa nos stakeholders; e avaliação dos turistas em relação à qualidade e a acessibilidade dos serviços utilizados e dos atrativos visitados.Item The economic impacts of tourism in Ouro Preto, MG, Brazil.(2011) Flecha, Ângela Cabral; Fusco, José Paulo Alves; Damiani, Wagner; Amaral, Hudson FernandesThe tourism spending like other activities has direct and secondary effects on the economy, and presents complex interaction with other activities deserving a special treatment for measuring its contribution to the global result of production and consumption. In this paper, it is used the Money Generation Model to measure the global economic impact of tourism sales in Ouro Preto, this method is not so limited by the data and it is able to produce good approximations to reality. It was not possible to adopt the WTO methodology due to data limitation. The results revealed the real importance of tourism for Ouro Preto, representing up to 10.4% of GDP in 2002, up to 21.8% of tax revenues in 2004, and approximately 11% of the region's population in 2002 was related to tourism sales. Some actions can be outlined from these results in order to illustrate the current economic reality of the tourism in Ouro Preto. It is also possible to improve the tourist planning accomplished by the local City Hall in a coherent way with the economic results generated by the tourism.Item Arranjos produtivos locais e seus efeitos sobre o turismo.(2011) Flecha, Ângela Cabral; Fusco, José Paulo Alves; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro eO presente artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de indicadores de desempenho visando orientar os atores no sentido de aumentar sua coesão mútua e facilitar a busca de objetivos comuns. Tais indicadores foram definidos a partir da expertise dos autores na analise de redes de turismo, aliado a resultados obtidos na pesquisa em Ouro Preto. Dessa forma foi possível perceber, o grau de significância dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e assim reforçar os relacionamentos existentes.Item Medidas de centralidade como parâmetros para se avaliar os atores da rede de turismo : o caso de Ouro Preto.(2011) Flecha, Ângela Cabral; Bernardes, Américo Tristão; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro eNo turismo as medidas de centralidade são altamente justificadas pelo fato de gerarem dados precisos do comportamento quantitativo dos atores de uma rede. Desta forma, este artigo tem como objetivo mapear a rede de atores do turismo da cidade de Ouro Preto, identificar e descrever as medidas de centralidade desta rede como parâmetros para se avaliar o desempenho de seus atores. Foi utilizado o Ucinet 2.0 e os resultados apontam para a utilização destas medidas como fortes aliados às ações de marketing, tais como disseminação de informação, divulgação de novas ações, políticas e programas públicos e privados.