DETUR - Departamento de Turismo

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Resultados da Pesquisa

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    Redes de empresas e seus efeitos sobre o turismo.
    (2012) Flecha, Ângela Cabral; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro e; Fusco, José Paulo Alves; Bernardes, Américo Tristão
    O presente artigo tem como objetivo propor um modelo de alinhamento competitivo para a rede de atores do turismo, visando aumentar sua coesão e facilitar a busca de objetivos comuns. Tal proposta foi definida com base na expertise dos autores na analise de redes de turismo, aliada a resultados obtidos na pesquisa em Ouro Preto (MG). Dessa forma, foi possível perceber o peso dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e, assim, reforçar os relacionamentos existentes.
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    Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.
    (2011) Xavier, Thiago Reis; Inácio, Raoni de Oliveira; Flecha, Ângela Cabral; Wittmann, Milton Luiz
    O presente artigo tem como objetivo analisar a importância relativa das variáveis confiabilidade, qualidade, preço, acessibilidade e conhecimento prévio no processo de escolha do turista, bem como a sua percepção em relação ao preço, acessibilidade e qualidade dos serviços fornecidos pelos stakeholders que compõem a oferta turística de Ouro Preto/MG/Brasil. Como método, realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando-se a técnica não probabilística de amostragem por acessibilidade, através da aplicação de questionário de pesquisa estruturado não-disfarçado durante os anos de 2009 e 2010 a 600 turistas. Para análise, foram utilizadas cinco variáveis apresentadas por Flecha (2010) para se poder avaliar a solidez dos serviços ofertados pelos stakeholders que compõem a oferta turística de um município: 1.Confiabilidade da fonte de informações; 2.Qualidade; 3.Preço; 4.Acessibilidade; e 5.Conhecimento prévio. Os stakeholders do turismo de Ouro Preto foram divididos em 4 sub-setores: hospedagem, alimentação, comércio e atrativos. Nos resultados obteve-se: as principais fontes de informação utilizadas pelos visitantes para organizar sua viagem até o município de Ouro Preto; a importância relativa das cinco variáveis apresentadas no processo decisório do turista; a média de preço pago por pessoa nos stakeholders; e avaliação dos turistas em relação à qualidade e a acessibilidade dos serviços utilizados e dos atrativos visitados.
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    Medidas de centralidade como parâmetros para se avaliar os atores da rede de turismo : o caso de Ouro Preto.
    (2011) Flecha, Ângela Cabral; Bernardes, Américo Tristão; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro e
    No turismo as medidas de centralidade são altamente justificadas pelo fato de gerarem dados precisos do comportamento quantitativo dos atores de uma rede. Desta forma, este artigo tem como objetivo mapear a rede de atores do turismo da cidade de Ouro Preto, identificar e descrever as medidas de centralidade desta rede como parâmetros para se avaliar o desempenho de seus atores. Foi utilizado o Ucinet 2.0 e os resultados apontam para a utilização destas medidas como fortes aliados às ações de marketing, tais como disseminação de informação, divulgação de novas ações, políticas e programas públicos e privados.