DETUR - Departamento de Turismo

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/666

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Descaracterização dos centros históricos : uma reflexão acerca da percepção da população e turistas quanto à degradação do entorno do centro histórico de Ouro Preto/MG.
    (2023) Milagres, Danúzia Pereira; Carvalho, Alissandra Nazareth de
    O presente trabalho buscou apresentar a questão da descaracterização e a desvalorização das casas históricas e o crescimento demográfico desordenado no entorno do centro histórico de Ouro Preto/MG, fazendo uma breve comparação com outras cidades históricas. Buscou-se analisar o olhar dos moradores no que tange a essa história que está sendo derrubada com a estrutura dessas casas, analisando a percepção dos turistas ao se depararem com essa paisagem e com o patrimônio degradado e o que pode ser feito para preservar e valorizar estes patrimônios resguardando a história local. O estudo foi construído por meio das experiências vividas pela pesquisadora, por meio dos trabalhos realizados no Museu da Inconfidência em Ouro Preto/MG e por meio da vivência enquanto moradora da cidade. O estudo desta temática tende a ser muito importante devido à pesquisa relativa à conservação e proteção ao patrimônio, buscando entender a percepção dos entrevistados em relação a situação patrimonial e da memória preservada do município. Tratou-se de uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa, realizada através da aplicação de questionários e entrevistas que identificaram a percepção dos entrevistados. Com esta pesquisa foi possível identificar que a percepção do espaço vem de como cada um o observa e o interpreta, seja morador ou turista. Relacionando à responsabilidade ao patrimônio, ao nível de importância que o bem representa e ao nível de descaracterização da cultura local e da arquitetura original.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de animais em atrações turísticas : um estudo no Jardim Zoobotânico de Belo Horizonte, MG.
    (2021) Carvalho, Alissandra Nazareth de; Marinho, Ana Carolina Marchette
    O presente trabalho teve como objetivo geral compreender a utilização de animais para fins turísticos, discutindo e apresentando como essa utilização ocorre, por meio da percepção de visitantes e turistas do Zoológico de Belo Horizonte. Partiu-se da premissa de que o homem nunca esteve sozinho na terra, tendo aprendido a conviver com outras espécies e se relacionando com animais por meio da caça ou da domesticação dos mesmos. A partir da base teórica, foi possível identificar que os animais passaram a ser usados como entretenimento para atrair o público, justificando, portanto, a relevância de se investigar esse fenômeno para melhor compreendê-lo. Para tanto, o estudo teve um caráter de pesquisa exploratória, bibliográfica e quantitativa, tendo como objeto de estudo o Zoológico de Belo Horizonte, pelo entendimento de que os Zoos representam equipamentos emblemáticos no que tange a discussão da relação do animal enquanto atrativo turístico. No tocante ao referido equipamento, identificou-se que o zoológico é visto pelos respondentes como um local educacional passível de aprender durante a visita, todavia, é necessário que sejam reestruturadas algumas estruturas, readequando a quantidade de animais por habitat, aumentando espaços e melhorando a condição dos mesmos. Gestores e profissionais podem atuar em ações que auxiliem no incremento da estrutura, buscando mais conforto a turistas e visitantes durante seu momento de lazer, aliadas à melhora na qualidade de vida dos animais.