DETUR - Departamento de Turismo

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/666

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Turismo na escola : novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio-cultural em cidades turísticas.
    (2012) Alves, Kerley dos Santos; Amorim, Kenia dos Santos Alves; Guilherme, Márcio da Luz
    Os paradigmas das ciências sociais enfatizam a necessidade de uma aprendizagem permanente para despertar a capacidade crítica e o resgate da cidadania. Ao educador, cujos ideais de ensino extrapolam o ambiente tradicional da sala de aula, surge um caminho possível: o Turismo na dinâmica da escola. Assim, o trabalho educativo torna-se protagonista no desenvolvimento do turismo sustentável. Nesse sentido, consideram-se os interesses e valores, a vivência real e a percepção de alunos e professores em relação à comunidade em que estão inseridos. Baseado nas concepções da metodologia participativa e temas como, turismo, educação ambiental, patrimônio e consumo sustentável, o projeto “Turismo Pedagógico: uma porta para a inclusão” visou os objetivos: promover, em conjunto com instituições públicas, a sensibilização e formação de professores em educação ambiental e turismo nas escolas, a partir da experiência sensorial e do roteiro Sentidos Urbanos – IPHAN1. Como resultado cabe ressaltar que é uma proposta que ganha contornos diferentes, face à contextualização de cada escola,de acordo com os valores e práticas de cada lugar e em sintonia com as novas demandas sociais, para o enfrentamento da complexidade que caracteriza o contexto turístico atual, no que diz respeito à inclusão e valorização da cultura local.
  • Item
    Trabalho no turismo : a inserção de jovens nos serviços hoteleiros.
    (2016) Oliveira, Daniella Cristiane Santos; Alves, Kerley dos Santos
    As oportunidades de inserção no mercado de trabalho, em vista a seletividade, tem sido escassas aos jovens egressos do ensino médio. O objetivo deste artigo é traçar um perfil deste grupo de profissionais e explorar as variáveis que poderiam estar relacionadas com sua inserção e permanência no setor do turismo, em especial, nos meios de hospedagem. Os dados foram analisados quantitativamente, mediante compilação das respostas fornecidas, permitiu identificar o perfil dos pesquisados e os motivos da busca pela carreira no setor do turismo: a maioria dos participantes são mulheres, jovens em início de carreira profissional, cujos motivos ao ingresso no setor do turismo e hospitalidade relacionam-se predominantemente à busca pelo primeiro emprego, à falta de outras oportunidades no mercado de trabalho, ao interesse em conhecer a área, ao compromisso ético com a reciprocidade, característica intrínseca ao trabalho neste segmento. Considera-se que os resultados encontrados são relevantes para subsidiar discussões sobre a inserção e permanência dos jovens no mercado de trabalho do turismo, criação de políticas específicas voltados à natureza e às finalidades do trabalho nesse setor.
  • Item
    The interface between work and health in the craft of tour guides.
    (2016) Alves, Kerley dos Santos; Araújo, José Newton Garcia
    This article aims to analyze the relation between work and health in the professional practice of tour guides working in the tourist city of Ouro Preto, Minas Gerais state, Brazil. It is based on literature research covering the professionalization process of this professional category and the relation between work, mental health and illness. Data collection was conducted through free observation of the work environment as well as by means of semi-structured interviews with tour guides. The study concluded that the constant feeling of insecurity to which these professionals are exposed may cause emotional and psychic distress that turns into psychopathology, which in turn is expressed in physical and mental fatigue, depressive states, frustration, dissatisfaction and sickness.