DETUR - Departamento de Turismo

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/666

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Item
    A produção artesanal do sabão nas perspectivas histórica, ambiental e educativa no ensino da química.
    (2022) Ferreira, Isabel Fernandes; Alves, Kerley dos Santos; Andrade, Ângela Leão; Santos, Viviane Martins Rebello dos
    O presente trabalho tem o objetivo de contextualizar a história do sabão, enfatizando como é realizada a produção do sabão com óleo reciclável, além de destacar os impactos ambientais pelo descarte indevido de óleo na natureza. Após toda essa contextualização é enfatizado o processo do ensino da química orgânica utilizando o sabão como instrumento para o estudo desta temática.
  • Item
    Remdesivir : a eficácia da nova droga no controle do coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (sars-cov-2) recentemente emergido.
    (2021) Rios, Diego Lisboa; Andrade, Thiago Araújo; Costa, Silvia de Siqueira; Torres, Paula Margarita Salazar; Silva, Lucas Roberto da; Carneiro, Pedro Gontijo; Alves, Kerley dos Santos; Marques, Welington Ribeiro Aquino; Matos Júnior, João Batista; Souza, Fabyola Antunes Gonçalves
    Objetivo: O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre o efeito do medicamento Remdesivir no tratamento da COVID-19. Métodos: Foi realizada pesquisa no Pubmed e em outras plataformas de buscas pelos seguintes termos: “COVID-19” ou “SARS-CoV-2”, “remdesivir” e “revisão sistemática”. Resultados: Por meio da seleção de 8 artigos para inclusão nesta revisão sistemática, sendo dois deles estudos clínicos de Fase III, randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo. Com todas as etapas concluídas, encontraram eficácia de Remdesivir. Entre os dois estudos in vitro, um deles, mostrou que o medicamento possui eficácia na inibição da infecção pelo vírus, enquanto outro complementou mostrando que essa inibição ocorre justamente pela via da qual o Remdesivir é bem conhecido. Por fim, foi identificado o tratamento bem-sucedido com Remdesivir no primeiro caso de COVID-19 nos Estados Unidos. Considerações Finais: A partir dessa revisão sistemática, o uso de Remdesivir é considerado promissor no tratamento da COVID-19. Todavia, outros estudos clínicos precisam ser realizados para comprovar sua eficácia e segurança.
  • Item
    Profissionais do turismo e viagens : percepções de comissários de bordo acerca da sua profissão.
    (2021) Coletto, Kaick Abreu; Rezende, Yuri Alexandre Estevão; Alves, Kerley dos Santos
    O objetivo do presente estudo foi discutir a importância e a atuação do profissional comissário de bordo no transporte aéreo, bem como conhecer os aspectos da profissão e as questões que tangenciam este ofício, ou seja, relativas às vivências de trabalho no setor. Para tal, a metodologia utilizada foi o levantamento teórico do assunto, aliado à aplicação de questionário aberto não-assistido a dez comissários de cinco companhias aéreas nacionais e internacionais. A partir dos dados coletados, foi possível discorrer sobre fatores como a escolha e o significado da profissão, a permanência e as vantagens e desvantagens elencadas pelos entrevistados do trabalho de comissário de bordo.
  • Item
    A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.
    (2020) Alves, Kerley dos Santos
    Esta comunicação reflete a articulação do binômio turismo-educação, o papel da educação no turismo e vice-versa, sob o enfoque social, apresenta breve relato sobre o projeto “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo” e da importância para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise dos relatos de experiências no projeto. Os arcabouços da pedagogia social possibilitaram a construção de diálogos interativos entre os saberes sobre e para a comunidade participante; um modelo metodológico de intervenção em educação social, com aprendizagens não formais para um turismo humanizado. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social na educação não escolar como instrumento de inclusão, socialização, lazer e fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade. Apresenta-se uma nova concepção de turismo que amplia o espaço do consumo turístico em espaço de educação intra e extraclasse na valorização da cultura local.
  • Item
    A participação das mulheres nos órgãos de controle e gestão das águas no Brasil.
    (2020) Prates, Lucas de Souza; Rosa, Alexsandra Matilde Resende; Alves, Kerley dos Santos; Guarda, Vera Lúcia de Miranda
    Todo sistema de relações está inserido em espaços em que há associação direta entre lugar, social e relações de poder. Este artigo tem como objetivo discutir, a partir dos conceitos de espaço social e poder simbólico, a equidade de gênero na gestão da água. Assim, buscaram-se aspectos das atribuições sociais construídas em torno de recortes de classe, raça e gênero, tendo como enfoque o gênero. De forma equitativa, foi realizada a pesquisa de caráter legal, uma vez que existe a competência dos Estados em reduzir discriminações, marginalizações e efetivar os direitos relacionados ao uso e manuseio da água.
  • Item
    Gênero e água.
    (2020) Rosa, Alexsandra Matilde Resende; Guarda, Vera Lúcia de Miranda; Alves, Kerley dos Santos
    Ao longo da história do Brasil os papéis sociais foram definidos conforme o sexo. A base do patriarcado que foi importada da Europa atrelou e definiu esses papéis ao controle político, econômico e sexual da mulher. Este artigo tem como objetivo expor a influência do patriarcado na sociedade humana, impactando a imagem feminina e o seu papel social e os reflexos desses impactos na gestão de recursos hídricos. O trabalho é centrado numa revisão de literatura sobre a abordagem conjunta da água e do gênero, com foco na influência das relações patriarcais na gestão da água. Conclui-se que por muito tempo houve a naturalização das atividades domésticas como função feminina, o que refletiu na responsabilização das mulheres pela busca e pelo acesso à água para o uso doméstico. Em contrapartida, historicamente, elas têm exercido pouca influência comparada com os homens, quanto a tomada de decisões e a definição de políticas públicas sobre o assunto. Apesar da significativa evolução dos direitos das mulheres, ainda existem desigualdades. A divisão sexual do trabalho e as desigualdades de gênero geram prejuízos no estabelecimento de mecanismos de participação igualitária e efetiva nos processos decisórios e na igualdade no acesso aos benefícios da água. A criação de estratégias, sensibilização e busca de potencialidades são necessárias, instrumentalizado homens e mulheres para que ocorra a efetiva participação nesses processos decisórios. O equilíbrio de gênero permitirá o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental.
  • Item
    Trabalho e sofrimento psíquico de profissionais do turismo.
    (2020) Alves, Kerley dos Santos
    Os trabalhadores e trabalhadoras do turismo por vezes, não percebem os problemas de saúde aos quais estão expostos. O objetivo desta comunicação foi identificar as situações de trabalho que podem levar os profissionais do Turismo ao sofrimento psíquico. A metodologia configura-se descritiva explicativa exploratória, com uma abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa de campo, da observação direta participante, e realização de grupos focais, buscou-se lançar luz nas situações de trabalho e de saúde dos sujeitos ocupados nas Áreas Características do Turismo [ACT’s]. Na análise de dados, os resultados evidenciam que o mercado é um jogo de forças brutas, as quais, nos determinantes da competitividade em diferentes níveis de unidades produtivas de serviços, buscam intensificar o trabalho, levando ao adoecimento psíquico. Assim, de maneira geral, é possível constatar que as situações de trabalho, incluindo os fatores meso (institucionais) e macro (contexto social) contribuíram para o adoecimento mental dos participantes da pesquisa, pois apresentaram condições desfavoráveis para a saúde psíquica e também física, desses profissionais. Os fatores individuais ou a micro biografia pessoal e profissional, devem ser considerados na medida em que também influenciam o adoecimento, pois as manifestações de sofrimento não se dão de forma única para todos os sujeitos.