DEART - Departamento de Artes

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/636

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 47
  • Item
    O teatro brasileiro nas crônicas de Lima Barreto (1911-1921).
    (2019) Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Schwarcz, Lilia Moritz
    Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar o conjunto de crônicas teatrais de Lima Barreto publicadas de 1911 a 1920 nos jornais e revistas do Rio de Janeiro. Buscamos inserir sua crítica no contexto do pensamento teatral brasileiro da Primeira República e, sobretudo, no debate sobre a criação do teatro nacional. Esse debate oscilou geralmente entre o estímulo do poder público e a iniciativa privada, o gosto médio do público e dos especialistas, a consciência do atraso do teatro brasileiro e o desejo de sua atualização, a hierarquia dos gêneros teatrais e a hierarquia social.
  • Item
    Experimentar Artaud : sobre a cartografia como metodologia para a pesquisa e investigação artística em artes cênicas.
    (2019) Dias, Luciana da Costa; Barbosa, Tamira Mantovani Gomes
    Um dos aspectos mais importantes de uma investigação artística é a necessidade de utilização da metodologia de pesquisa mais apropriada a cada caso. Quando se trata das Artes Cênicas, que somente na segunda metade do século XX ganharam força enquanto campo independente do saber, essa necessidade se faz ainda mais fremente – e metodologias adequadas que deem conta do processo criativo do ator-pesquisador ainda estão em fase de consolidação. Neste trabalho, através de um estudo de caso, pretendemos investigar a Cartografia como metodologia possível para a pesquisa baseada em artes na área das Artes Cênicas. O Estudo de caso aborda alguns aspectos da Oficina de Criação realizada, ao longo de um semestre letivo, no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/ Brasil). O referencial teórico utilizado engloba autores como Antonin Artaud, Gilles Deleuze Jacques Derrida e Sueli Rolnik. Nesta disciplina, ministrada pelas autoras, proposições artísticas para uso da voz e do corpo, extraídas do pensamento artaudiano para criação de um ‘novo teatro’ no século XX, foram experimentadas pelos alunos e mapeadas em sua evolução até a apresentação das cenas/performances finais, que encontram neste artigo a discussão de alguns aspectos observados.
  • Item
    Ser estando feminista : práticas estético-políticas de rexistência.
    (2018) Pereira, Elvina Maria Caetano
    Este texto trata de alguns trabalhos feministas que desenvolvo, notadamente a performance de rua Espaço do silêncio, pensando‐as como práticas “estético-políticas de rexistência”, ou seja, como ações em que se entrelaçam às dimensões artísticas, não somente questões de ordem ética, mas também aquelas relacionadas à nossa presença no mundo e as possibilidades de nele inventar políticas de rexistência.
  • Item
    Marcha da paixão : história, religiosidade e música em São João Del-Rei.
    (2019) Melo, Edésio de Lara
    Este artigo aborda a historicidade da peça denominada Marcha da Paixão. Esta marcha fúnebre, de banda, própria para acompanhamento de enterros e procissões, produzida na segunda metade século XIX é, ainda hoje, executada por ocasião da cerimônia do Descendimento da Cruz, no período da Semana Santa em São João del-Rei. Objetiva-se reconstituir os elementos que viabilizaram a produção desta peça musical, bem como sua reapropriação contínua pela memória musical-religiosa até a atualidade.
  • Item
    O gesto como pulsão interior no teatro da crueldade.
    (2019) Silveira, Marina de Nóbile da; Gomes, Ricardo Carlos
    O presente artigo tem como objetivo discutir a importância do Gesto na concepção do Teatro da Crueldade, proposto por Antonin Artaud no início do século XX. Para tanto, irá abordar seu contexto histórico e alguns aspectos biográficos, destacando seu contacto com outras culturas e artes não ocidentais, a fim de pensar um gesto que se expresse verdadeiramente como pulsão interior na obra de Artaud.
  • Item
    O crítico e a função da crítica diante da cena contemporânea.
    (2019) Santos, Clóvis Domingos dos; Maciel, Paulo Marcos Cardoso
    Partindo do princípio de que toda crítica traz consigo um olhar específico sobre o fazer e o pensar o teatro, buscamos identificar e analisar alguns dos principais programas críticos formulados ao longo do século XX e seus desdobramentos ou interfaces com a produção mais recente. Nossa hipótese é de que o ofício, o objeto e o território do crítico no Brasil vêm-se transformando nos últimos anos em virtude de um cenário distinto vivenciado pelas artes cênicas no país. Nesse sentido, o território expandido da atuação do crítico compreende uma rede de colaboradores em luta pelo teatro e por seu lugar no mundo. Menos que uma superação da crítica moderna ou de seus limites cognitivos, o que vemos hoje é o conflito entre perspectivas resultantes do aumento da complexidade da questão devido à sobrevivência atual de práticas pretéritas.
  • Item
    O negócio da tradução teatral visto do Brasil do século XIX.
    (2019) Maciel, Paulo Marcos Cardoso
    O presente artigo objetiva discutir o negócio da tradução teatral visto do Brasil do século XIX partindo da identificação de alguns dos diferentes papéis que, segundo revelam os impressos teatrais e as crônicas teatrais do período, teriam sido a ela reservados na constituição da cultura dramática que circulava dentro e fora do país. Trajeto analítico que serve para compreensão mais geral da abrangência da tradução teatral de acordo com as fronteiras da circulação das peças teatrais impressas que, vistas de longe, destacam sua intensa e extensa presença na biblioteca dramática disponível entre 1800 e 1900, conforme constatamos nos rastros desse passado hoje depositados no acervo da Fundação Biblioteca Nacional.
  • Item
    Arte e comunidade : programa de extensão "Urbanidades – Intervenções".
    (2019) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    O programa de extensão “Urbanidades: Intervenções” nasceu em 2012 no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. O programa partiu da realidade cotidiana de parte dos moradores da cidade para criar um repertório de materiais. Este programa de extensão atua em parceria com o grupo de pesquisa “Transeuntes-Estudos sobre performance”. Tal grupo investiga modos de interferência dos corpos dos performers no cotidiano dos bairros da cidade, formulando diferentes trocas de materialidades com o espectador transeunte. Desse modo, a formação do programa em questão está intrinsecamente ligada à sistematização do conhecimento artístico contemporâneo e a sua aplicabilidade em diálogo com a comunidade que o cerca. A rua como espaço democrático de uso é um dos motes do projeto. O meio urbano abarca gente de todas as classes sociais e quando há uma apresentação, demonstração, cena, exercício, os transeuntes podem se sentir pertencentes ao teatro. Este tipo de teatro é feito para aqueles que estão indo trabalhar, voltando de um almoço, pegando filhos na escola ou com mais tempo de parar e se conectar ao acontecimento. Todos podem participar de um fragmento da encenação. Além da democracia de acesso para qualquer indivíduo que esteja na rua, o grupo se preocupa em colocar em cena questões políticas que são sempre polêmicas em nossa sociedade. O interesse é dar visibilidade as minorias e colocar o espectador no centro da questão.
  • Item
    Entre o real e o ficcional : intervenção urbana “A Menina Morta e Nua”.
    (2018) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    O presente artigo faz uma breve análise acerca da intervenção “A Menina Morta e Nua”, criada pelo grupo de pesquisa “Transeuntes: Estudos sobre Performance”, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Partindo do conto “Rremembranças da menina de rua morta nua” de Valêncio Xavier (2006), esta ação consistiu, basicamente, em uma exposição de fotos de uma menina (que fora supostamente espancada e morta), enquanto um performer leiloava seus objetos pessoais aos passantes nas ruas. Esta pesquisa integra parte da tese de doutorado do autor deste trabalho.
  • Item
    A violência e a morte na cena contemporânea : limites da visibilidade.
    (2018) Pontes, Carlos Frederico Bustamante; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; Oliveira, Letícia Mendes de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    A proposta deste texto é analisar processos artísticos no teatro e no cinema nos quais os temas da violência e da morte aparecem como elementos propulsores paraconstruções criativas, ritualísticas e estéticas. Sendo assim, este trabalho pretende analisar situações acerca de imagens que a violência e a morte proporcionam em diferentes esferasda criação artística. Ora vista como tabu pela sociedade contemporânea que tenta afastá-la do meio social, ora veiculada pelo ângulo sensacionalista da mídia, o tema da morte será visto aqui em diferentes camadas de representação. Já as cenas da violência no mundo contemporâneo, estas se espalham pelas telas do cinema,da televisão e se multiplicam nas demais telas dos dispositivos tecnológicos atuais. Imagens e cenas que exploram cada detalhe de diferentes atos de violênciasão repetidas e compartilhadas continuamente.