DEART - Departamento de Artes

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/636

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Item
    Os lugares da arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : experiência docente a partir da arte da performance e suas imbricações com a cultura afro-brasileira.
    (2022) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Araújo, Giulia Oliva de; Pessôa, Matheus Felipe Marques
    O presente artigo analisa a aproximação entre a arte da performance e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Componente Curricular Arte. Para tanto, fez-se um estudo histórico-crítico acerca do processo de formulação da BNCC, a fim de se compreender quais os impactos para o ensino de Artes no Brasil. Após tal panorama, investiga-se uma experiência do- cente realizada no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Ouro Preto (MG), dentro do con- texto de obrigatoriedade da Lei 10.639/03, que prevê o estudo da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas. Para discorrer sobre essa experi- ência, parte da fundamentação teórica se baseou em estudos acerca de necropolítica e de refiguração de si (MBEMBE, 2018). Com isso, buscou-se inves- tigar o estudo de parte da arte da performance como proposta metodológica para o ensino do afrocentra- mento na escola, pontuando a pertinência de políticas públicas que valorizem a cultura afro- brasileira.
  • Item
    O poder provedor : transmídia e presença nas artes da cena.
    (2021) Siqueira, Adilson; Dias, Ana; Monteiro, Juliana; Mota, Juliana; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Pereira, Regilan Deusamar Barbosa
    O presente ensaio pretende promover uma análise teórica acerca das noções de Transmídia e Presença nas artes da Cena. A fundamentação teórica busca uma aproximação entre o conceito de performatividade (FÉRAL, 2015) e as noções de virtualidade (LEVY, 2007). Nosso propósito é discutir a capacidade de manipulação do tempo-espaço, considerando diferentes perspectivas sobre a virtualidade encontrada na cena. Após o início da pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, ampliou-se o processo de discussão acerca do ambiente virtual que levou à transformação do corpo presente na cena a partir de diversos elementos, alterando, em parte, a sua estrutura. Isto difere do que é comumente concebido como arte ao vivo, criando outras leituras para o movimento.
  • Item
    A obra Desrotular-se : videodança, corpos dissidentes e protagonismo.
    (2021) Theotonio, Diogo Angeli; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Areias, Patrícia Linhares
    O presente artigo investiga a videodança Desrotular- -se (UNICAMP/Campinas – 2020), refletindo acerca da potencialidade de tal linguagem para criações ar- tísticas com base na representatividade de corpos dis- sidentes no campo audiovisual. Além disso, este texto traz reflexões sobre o corpo travesti na sociedade con- temporânea, a partir do conceito de homo sacer, de Giorgio Agamben (2010), problematizando as noções de sujeitos matáveis e de corpos abjetos.
  • Item
    Inquietações artísticas e pedagógicas no Teatro Lambe-Lambe.
    (2020) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Lucenti, Maria Gabriela
    O presente trabalho analisa uma proposta artístico-pedagógica acerca do Teatro Lambe-Lambe que, sumariamente, trata-se de espetáculos teatrais de curta duração que ocorrem dentro de uma pequena caixa e são assistidos por um ou dois espectadores por vez, propiciando um encontro intimista entre obra e público. Recebe o nome de Teatro Lambe-Lambe por ter sido inspirado nas caixas de fotografia lambe-lambe, muito comuns no decorrer do século XX. O texto expõe um breve panorama acerca da história dessa linguagem e propõe uma possível metodologia para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos que buscam utilizar tal linguagem no âmbito escolar.
  • Item
    Identidade e resistência : um olhar acerca da genealogia da arte da performance negra.
    (2020) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    O presente artigo analisa algumas noções de performatividade traçando um breve panorama acerca do surgimento da arte da performance negra nos Estados Unidos a partir dos anos 70, problematizando as experiências estéticas e autobiográficas, visando mostrar certos experimentos que contribuíram para a consolidação de novos pensamentos acerca de parte da identidade negra na contemporaneidade. Evidentemente, este trabalho não busca traçar resultados conclusivos, mas sim, ampliar possíveis discussões sobre o objeto de pesquisa.
  • Item
    “Mil Litros de Preto” : uma poética sobre a necropolítica.
    (2020) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Theotonio, Diogo Angeli
    O presente artigo analisará a performance-instalação Mil Litros de Preto: A Maré está Cheia, da performer Lucimélia Romão, cujos eixos norteadores são o genocídio dos jovens negros brasileiros pela polícia militar, a violência sistematizada do Estado sobre os corpos negros e a omissão de parte da sociedade brasileira. Para isto, esta pesquisa debruça-se sobre o conceito de necropolítica (MBEMBE, 2016) e de suas adjacências, a fim de traçar os desdobramentos de tal performance-instalação.
  • Item
    O jato de sangue : dialética e anacronismo em Antonin Artaud.
    (2020) Vilela, Glênio Araújo; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    Este texto tem como propósito analisar a dramaturgia Artaudiana denominada O jato de sangue (1975), escrita por Antonin Artaud em 1925, a partir dos conceitos de imagem dialética e de anacronismo, propostos por Georges Didi-Huberman (1998), e da teoria acerca da dialética negativa de T. W. Adorno (2009). Para tanto, traçou-se pontos de tensão que constituem parte da estética dessa obra teatral.
  • Item
    Arte e comunidade : programa de extensão "Urbanidades – Intervenções".
    (2019) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    O programa de extensão “Urbanidades: Intervenções” nasceu em 2012 no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. O programa partiu da realidade cotidiana de parte dos moradores da cidade para criar um repertório de materiais. Este programa de extensão atua em parceria com o grupo de pesquisa “Transeuntes-Estudos sobre performance”. Tal grupo investiga modos de interferência dos corpos dos performers no cotidiano dos bairros da cidade, formulando diferentes trocas de materialidades com o espectador transeunte. Desse modo, a formação do programa em questão está intrinsecamente ligada à sistematização do conhecimento artístico contemporâneo e a sua aplicabilidade em diálogo com a comunidade que o cerca. A rua como espaço democrático de uso é um dos motes do projeto. O meio urbano abarca gente de todas as classes sociais e quando há uma apresentação, demonstração, cena, exercício, os transeuntes podem se sentir pertencentes ao teatro. Este tipo de teatro é feito para aqueles que estão indo trabalhar, voltando de um almoço, pegando filhos na escola ou com mais tempo de parar e se conectar ao acontecimento. Todos podem participar de um fragmento da encenação. Além da democracia de acesso para qualquer indivíduo que esteja na rua, o grupo se preocupa em colocar em cena questões políticas que são sempre polêmicas em nossa sociedade. O interesse é dar visibilidade as minorias e colocar o espectador no centro da questão.
  • Item
    Entre o real e o ficcional : intervenção urbana “A Menina Morta e Nua”.
    (2018) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    O presente artigo faz uma breve análise acerca da intervenção “A Menina Morta e Nua”, criada pelo grupo de pesquisa “Transeuntes: Estudos sobre Performance”, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Partindo do conto “Rremembranças da menina de rua morta nua” de Valêncio Xavier (2006), esta ação consistiu, basicamente, em uma exposição de fotos de uma menina (que fora supostamente espancada e morta), enquanto um performer leiloava seus objetos pessoais aos passantes nas ruas. Esta pesquisa integra parte da tese de doutorado do autor deste trabalho.
  • Item
    A violência e a morte na cena contemporânea : limites da visibilidade.
    (2018) Pontes, Carlos Frederico Bustamante; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; Oliveira, Letícia Mendes de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    A proposta deste texto é analisar processos artísticos no teatro e no cinema nos quais os temas da violência e da morte aparecem como elementos propulsores paraconstruções criativas, ritualísticas e estéticas. Sendo assim, este trabalho pretende analisar situações acerca de imagens que a violência e a morte proporcionam em diferentes esferasda criação artística. Ora vista como tabu pela sociedade contemporânea que tenta afastá-la do meio social, ora veiculada pelo ângulo sensacionalista da mídia, o tema da morte será visto aqui em diferentes camadas de representação. Já as cenas da violência no mundo contemporâneo, estas se espalham pelas telas do cinema,da televisão e se multiplicam nas demais telas dos dispositivos tecnológicos atuais. Imagens e cenas que exploram cada detalhe de diferentes atos de violênciasão repetidas e compartilhadas continuamente.