DECAD - Departamento de Administração

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10655

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Liderança feminina : um movimento em constante construção.
    (2021) Ceribeli, Harrison Bachion; Lopes, Kamile Silva Metzker; Maciel, Gustavo Nunes
    A presente pesquisa teve como intuito analisar qual a postura adotada por mulheres ocupantes de cargos de chefia sob a ótica das mulheres que lhes são hierarquicamente subordinadas nas organizações em que atuam. Para isso, optou-se por uma abordagem exploratório- descritiva de caráter qualitativo. Foi aplicado o método de entrevista em profundidade, sendo entrevistadas quinze mulheres vinculadas a cinco organizações de um município mineiro. Após examinar os resultados obtidos nas entrevistas, concluiu-se que as mulheres ocupantes de cargos de chefia nas empresas não mais se veem obrigadas a adotarem um modelo de liderança “masculinizado”. Ademais, verificou-se também a transformação no discurso das mulheres líderes, pois, se outrora elas muitas vezes proferiam falas machistas, reproduzindo os preconceitos explicitados por seus chefes do gênero masculino, agora elas sentem que têm espaço para assumirem um discurso de engrandecimento da figura feminina no ambiente de trabalho. Por fim, identificou- se uma possível tendência de ruptura do ciclo vicioso no qual os oprimidos – historicamente, as mulheres – reproduzem, mesmo que inconscientemente, o comportamento dos opressores – no caso, os homens – depois que passam a ocupar cargos de liderança nas organizações.
  • Item
    Percepção dos concluintes de um curso de administração sobre a gestão da diversidade de gênero nas organizações.
    (2021) Ceribeli, Harrison Bachion; Souza, Edilan Jhonatan Oliveira; Torres, Thaís Pinto da Rocha
    Esta pesquisa objetivou levantar a percepção dos concluintes do curso de Administração de uma universidade federal brasileira a respeito da gestão da diversidade de gênero nas organizações. Realizaram-se doze entrevistas em profundidade, empregando-se a técnica de análise de conteúdo para analisar os dados coletados. A partir dos resultados, concluiu-se que, apesar de compreenderem a desigualdade entre homens e mulheres no meio empresarial e estarem cientes da urgência de se implantarem novas práticas de gestão, os alunos entrevistados ainda não superaram os modelos mentais limitantes envolvendo a questão dos gêneros.
  • Item
    Uma análise das práticas de gestão de pessoas das organizações sob a ótica da diversidade de gênero.
    (2016) Ceribeli, Harrison Bachion; Inácio, Raoni de Oliveira; Colares, André Felipe Vieira; Silva, Ana Luiza Ribeiro da
    A presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de gestão de pessoas adotadas pelas organizações, sob a ótica da desigualdade de gênero. Para isso, realizou-se um estudo de casos múltiplos, pesquisando-se quatro organizações. Analisando os dados coletados, evidenciou-se a dificuldade de se lidar com a desigualdade de gênero no âmbito organizacional, visto que as empresas estudadas negam a existência de tal distorção e, por conseguinte, ignoram a necessidade de criarem políticas para resolverem o problema. Mesmo com vários estudos apontando a diversidade da força de trabalho como fator positivo para a empresa, os dados obtidos parecem sinalizar que as organizações preferem manterem-se indiferentes quanto ao problema do tratamento desigual destinado a homens e mulheres. A contribuição deste trabalho reside na identificação de alguns gargalos nas práticas de gestão de pessoas adotadas pelas organizações, no que diz respeito à questão da diversidade de gênero. Espera-se, com isso, que esta pesquisa auxilie gestores na redefinição de políticas organizacionais relacionadas à flexibilização do trabalho, remuneração e carreira, tornando o ambiente corporativo mais equânime para homens e mulheres.
  • Item
    Interrupção voluntária da carreira em prol da maternidade.
    (2017) Ceribeli, Harrison Bachion; Silva, Edlane Regis da
    Ao mesmo tempo em que as mulheres passaram a ter mais abertura no mercado de trabalho, muitas também se depararam com dificuldades diversas para se manterem nele depois de assumirem o papel de mães. Neste contexto, definiu-se como objetivo de pesquisa analisar a motivação das mulheres que decidiram abdicar da carreira para se dedicarem integralmente à maternidade, assim como a percepção delas a respeito da experiência que vivenciaram a partir dessa decisão e suas perspectivas futuras. Realizou-se uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. A coleta de dados efetuou-se por meio de entrevistas em profundidade com 14 mães que abdicaram da carreira. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que as políticas empresariais e governamentais que são voltadas para as profissionais que possuem filhos ainda são insuficientes para lhes garantirem condições adequadas para permanecerem no mercado sem terem que escolher entre a carreira e a maternidade.