DECAD - Departamento de Administração

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10655

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Formação crítica em administração : um estudo sobre a sala de aula como lócus para a formação crítica.
    (2016) Matos, Karina Ferreira da Silva; Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
    Ao analisarmos o atual cenário do mercado trabalho, notamos a existência da grande oferta de mão de obra, inclusive de profissionais que possuem nível superior. Os profissionais são cada vez mais exigidos e as empresas selecionam com mais rigor quem está apto a fazer parte de sua organização. Porém, nota-se que muitos profissionais são formados simplesmente de forma tecnicista, muitas vezes não tendo a oportunidade de desenvolver a autonomia de pensamento. Neste cenário a sala de aula tem um importante papel na formação dos profissionais, pois é em sala que o professor pode despertar nos alunos uma forma diferenciada de ver e analisar os conteúdos expostos. O presente trabalho tem como objetivo averiguar como a sala de aula pode ser um local de desenvolvimento do pensamento crítico sobre as organizações. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica Análise de Conteúdo, a fim de proporcionar a compreensão dos dados brutos através de categorias. O material utilizado foi coletado em sala de aula durante o semestre letivo. Após a análise dos conteúdos das respostas dos trabalhos notou-se um aumento de criticidade dos alunos, visto que pode-se perceber de forma mais constante e clara a sinceridade, autenticidade, respostas mais curtas e assertivas, capacidade de contextualização da questão tratada e respostas sem preocupação com o que a ―professora considera correto‖. Porém não podemos afirmar que se aumentou o pensamento crítico através das aulas, mas da dinâmica da relação aprendizagem percebeu-se um aumento na autonomia dos alunos ao elaborarem suas respostas discursivas.
  • Item
    A leitura como fazer crítico : o potencial emancipatório dos clássicos à partir de Marcuse.
    (2017) Ferreira, Pamella Thais Magalhães; Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
    O trabalho teve como objetivo contribuir para com o debate crítico no que se refere à importância da leitura dos clássicos na administração, uma vez que seu processo instrutivo direciona-o para uma atuação acrítica, funcional que os reduzem a cuidadores de capital como maneira de perpetuar o sistema econômico vigente, enquanto os clássicos poderão propiciar a desnaturalização da realidade, bem como proporcionar nos administradores o uso da razão subjetiva de forma potencial em detrimento das técnicas replicantes de conhecimento. Para o alcance de tais objetivos, apresenta-se a obra: A ideologia da Sociedade Industrial: O Homem Unidimensional (1973) de Herbert Marcuse como um clássico capaz de representar uma alternativa que possibilite a afluência de reflexões críticas nos sujeitos, especialmente nos graduandos em administração. Diante das denúncias da obra marcuseana em conjunto com fatores que levam ao entendimento da importância dos clássicos, acredita-se na leitura da obra de Herbert Marcuse (1973) como uma leitura, um resgate necessário, uma vez que sua obra se comporta como uma alternativa enquanto possibilidade de proporcionar a desnaturalização do universo concreto, através de mediações históricas, desencadeando na afluência crítica e implicando no despontamento de administradores reflexivos, autônomos, capazes de negar o universo de coisas estabelecidas, de promover a transformação qualitativa e principalmente na sua constituição de sujeito ético que transformará o meio mais justo e igualitário para todos.
  • Item
    Meditações funcionalistas : cinco reflexões sobre a administração.
    (2014) Boava, Diego Luiz Teixeira; Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo; Sette, Ricardo de Souza
    Neste artigo apresentam-se as meditações funcionalistas, que se constituem em cinco reflexões teóricas sobre a administração. Trata-se de um texto crítico, que assume uma posição e que pretende debater temas importantes para a área. Não se busca desmerecer ou desqualificar o encontrado na atual realidade do ramo, apenas atingir aquela essência que fica mascarada em discursos romantizados e enviesados por um modo de ver pouco esclarecedor. Busca-se, assim, um novo modo de acesso ao fenômeno administrativo, através de uma análise filosófica sobre a temática, de forma a contemplar novas possibilidades de compreensão da realidade.
  • Item
    Análise fenomenológica do ensino de administração no curso de Turismo da UFOP.
    (2008) Boava, Diego Luiz Teixeira; Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
    O presente trabalho pretende discorrer sobre a relevância do estudo de Administração para as carreiras de estudantes de Turismo. Faz-se uso da Fenomenologia e do método fenomenológico, tratando-se de uma pesquisa de caráter exploratório. Procura-se estudar o seguinte fenômeno-problema: o que revela os discursos de alguns alunos do curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto em relação à importância do ensino de Administração para suas carreiras? Pretende-se, de uma forma inovadora, contribuir com o conhecimento sobre a importância do ensino de Administração em cursos de Turismo, visto sob a ótica dos próprios estudantes, servindo de subsídio para estudos comportamentais vindouros no campo da Picologia Fenomenológica.