DECAD - Departamento de Administração
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10655
Navegar
5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Análise de eficiências técnica e de escala das indústrias do Pólo Moveleiro de Ubá.(2008) Rodrigues, Ana Cristina Miranda; Silveira, Suely de Fátima Ramos; Freitas, Daphine Alberti de; Abrantes, Luiz Antônio; Ferreira, Marco Aurélio MarquesAs organizações devem conhecer os custos e as despesas de suas operações para estruturar um modelo de formação de preços e tomar decisões mais acertadas, além de estabelecer estratégias de segmentação de mercado e gerar lucro. Entretanto, as indústrias do setor moveleiro de pequeno e médio portes, como, também, as microempresas desta atividade, tendem a ter alguma estrutura de controle de custos, porém, não totalmente sistematizada. Considerando a relevância do Pólo Moveleiro de Ubá, onde existe a predominância de indústrias desses portes, uma questão foi levantada: Qual o nível de eficiência dessas indústrias? O objetivo deste trabalho foi, portanto, analisar as eficiências técnica e de escala das indústrias do Pólo Moveleiro de Ubá, em 2007, a partir dos custos de produção. Constatou-se que das 33 indústrias moveleiras analisadas, 4 não apresentaram problema de escala, porém não podendo aumentar o faturamento sem elevação dos custos de produção. Em relação às empresas ineficientes, 10 apresentaram apenas problemas de eficiência de escala, com a correta utilização dos insumos (custos de produção), e 19 apresentaram problemas de excesso de insumos e problemas de escala. Os resultados ainda indicaram que as empresas ineficientes poderiam aumentar o faturamento: (a) em 19%, caso utilizassem adequadamente os insumos; e (b) em 28,4% com os mesmos insumos, se estivessem operando em escala correta.Item Análise fenomenológica do ensino de administração no curso de Turismo da UFOP.(2008) Boava, Diego Luiz Teixeira; Boava, Fernanda Maria Felício MacêdoO presente trabalho pretende discorrer sobre a relevância do estudo de Administração para as carreiras de estudantes de Turismo. Faz-se uso da Fenomenologia e do método fenomenológico, tratando-se de uma pesquisa de caráter exploratório. Procura-se estudar o seguinte fenômeno-problema: o que revela os discursos de alguns alunos do curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto em relação à importância do ensino de Administração para suas carreiras? Pretende-se, de uma forma inovadora, contribuir com o conhecimento sobre a importância do ensino de Administração em cursos de Turismo, visto sob a ótica dos próprios estudantes, servindo de subsídio para estudos comportamentais vindouros no campo da Picologia Fenomenológica.Item Relação incubadora de empresas e ação empreendedora.(2009) Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo; Boava, Diego Luiz TeixeiraAlguns países posicionam o empreendedorismo como uma prioridade nas política governamentais, pois vislumbram que esse é uma ferramenta indutora de inovações tecnológicas capazes de garantir ao respectivo país uma economia competitiva no mundo globalizado. Nesse contexto, são criados órgãos de fomento a prática empreendedora como as incubadoras de empresas. A partir dessa realidade, pretende-se analisar a relação existente entre incubadora de empresas e ação empreendedora. Para isso, investiga-se os significados que empresários incubados na Incubadora Tecnológica de Maringá atribuem a sua ação. A relevância desse estudo consiste em abordar a relação incubadora – ação empreendedora empregando-se o referencial teórico metodológico baseado no pensamento fenomenológico social que se fundamenta na consciência da existência do outro. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis empresários da Incubadora Tecnológica de Maringá, sendo os dados analisados segundo a abordagem fenomenológica de Sanders (1982). Destaca-se que não é pretensão desse estudo generalizar seus resultados, mas, todavia, abordar a temática em questão a partir de um referencial centrado na subjetividade humana.Item Representações sociais da prática empreendedora no ambiente organizacional de uma multinacional de extração mineral.(2009) Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo; Boava, Diego Luiz Teixeira; Santos, Simone Aparecida dosO fenômeno empreendedor se destaca, na atualidade, por seu caráter inovador, podendo ocasionar desenvolvimento econômico. Esse destaque atribuído ao empreendedorismo no âmbito do mundo cotidiano desperta ainda o interesse de investigação de sua prática por parte da comunidade científica, ocorrendo, com isso, a criação de um conhecimento formal sobre o assunto. Nesse cenário, emerge uma problemática de pesquisa no tocante a forma como esse conhecimento científico é representado no meio comum. Isso se traduz na seguinte questão de pesquisa: Quais as representações sociais da prática empreendedora podem ser identificadas no universo do senso comum? No presente trabalho, esse universo do senso comum se limita ao contexto organizacional de uma empresa multinacional de extração mineral atuante na região do Quadrilátero Ferrífero, MG. Utiliza-se como referencial a teoria das representações sociais, sendo a natureza da pesquisa de ordem qualitativa e descritiva. Por fim, a pertinência desse trabalho encontra-se na produção de resultados capazes de evidenciar, ainda que de forma inicial, as dimensões relacionais existentes entre o conhecimento científico acerca da prática empreendedora e as representações sociais assimiladas sobre esse fenômeno, produzidas a partir da lógica da conversação entre indivíduos em um dado espaço de tempo e realidade delimitada, não havendo pretensão de generalização das conclusões logradas.Item Governança corporativa, desempenho e valor de mercado no contexto de empresas brasileiras de capital aberto.(2007) Ferreira, Roberto do Nascimento; Ashley, Patrícia Almeida; Rodrigues, Ana Cristina MirandaA partir da investigação da relação entre práticas de governa nça corporativa, desempenho e valor de mercado de empresas brasileiras de capital aberto, pretende-se analisar a validade dos argumentos na literatura do campo da governança corporativa que apontam no sentido de uma relação positiva entre a adoção de práticas de boa governança, otimização do desempenho de uma companhia e melhoria do valor de mercado, ao proteger seus stakeholders e fazendo com que todos os fornecedores de recursos obtenham ganhos a partir dos resultados alcançados. Neste sentido, foram utilizados resultados de pesquisas cujos objetivos gerais foram relacionar governança corpora tiva, influência do conselho de administração e valor de mercado de empresas com ações listadas na B ovespa. A conclusão baseou-se na comparação desses resultados. Em linhas gerais, houve indicativos de relação positiva entre as variáveis prática de governança corporativa satisfatória e valor de mercado das empresas, considerando que a maior aceitação por parte do investidor é o valor de mercado das ações adquiridas.