DECAD - Departamento de Administração

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    Apontamentos sobre axiologia, ideologia e a ética do empreendedorismo.
    (2017) Boava, Diego Luiz Teixeira; Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
    A percepção sobre o empreendedor que vem sendo disseminada é aquela que faz com que a sociedade o conceba como o ente capaz de gerar riquezas, empregos e diversos outros benefícios econômicos, mais propriamente um super-­herói ou motor da economia, construindo-­se, assim, uma ideologia do empreendedorismo associada ao modo de produção capitalista. Diante dessa contextualização, pretende-­se com este artigo evidenciar a real essência da ideologia do empreendedorismo, considerando a questão da axiologia do fenômeno, seu processo de valoração, através de aporte filosófico, apoiado na redução fenomenológica, colocando entre parênteses o conhecimento prévio sobre empreendedorismo. Busca-­se, dessa forma, um novo modo de acesso ao fenômeno, baseado em análise filosófica sobre a temática, a fim de contemplar possibilidades de compreensão da realidade e não somente sua explicação. Trata-­se de um texto reflexivo e crítico, que apresenta o tema de maneira a atingir a essência do fenômeno pesquisado, no que tange a sua axiologia e ideologia. Por fim, revela-­se que o empreendedorismo consiste em um tipo de atividade própria do homem, que vai além da visão tradicional, e que, associado ao capital, constitui-­se apenas uma modalidade, sendo que sua visão como valor consiste em indicativo de que a atividade possui uma ideologia que visa a emancipação do homem.
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    O esquema típico‐ideal na pesquisa em empreendedorismo.
    (2012) Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo; Ichikawa, Elisa Yoshie; Boava, Diego Luiz Teixeira
    Alfred Schütz, idealizador da fenomenologia social, afirma que somente é possível compreender um fenômeno a partir da ação social racional, propondo o emprego do tipo ideal como metodologia de pesquisa adequada para investigação da ação social racional. Tal método consiste ainda em uma tentativa de se conciliar subjetividade e objetividade na pesquisa social. Neste artigo, discute‐se a possibilidade de emprego do tipo ideal na pesquisa em empreendedorismo. Apresentar uma opção metodológica para estudo do empreendedorismo, especificamente o esquema típicoideal, consiste em uma tentativa de contribuir para a consolidação epistemológica da área.
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    Relação incubadora de empresas e ação empreendedora.
    (2009) Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo; Boava, Diego Luiz Teixeira
    Alguns países posicionam o empreendedorismo como uma prioridade nas política governamentais, pois vislumbram que esse é uma ferramenta indutora de inovações tecnológicas capazes de garantir ao respectivo país uma economia competitiva no mundo globalizado. Nesse contexto, são criados órgãos de fomento a prática empreendedora como as incubadoras de empresas. A partir dessa realidade, pretende-se analisar a relação existente entre incubadora de empresas e ação empreendedora. Para isso, investiga-se os significados que empresários incubados na Incubadora Tecnológica de Maringá atribuem a sua ação. A relevância desse estudo consiste em abordar a relação incubadora – ação empreendedora empregando-se o referencial teórico metodológico baseado no pensamento fenomenológico social que se fundamenta na consciência da existência do outro. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis empresários da Incubadora Tecnológica de Maringá, sendo os dados analisados segundo a abordagem fenomenológica de Sanders (1982). Destaca-se que não é pretensão desse estudo generalizar seus resultados, mas, todavia, abordar a temática em questão a partir de um referencial centrado na subjetividade humana.