DECAD - Departamento de Administração
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10655
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Item A gestão da qualidade em relação ao desenvolvimento de fornecedores : um estudo em empresas brasileiras.(2012) Azevedo, Simone Aparecida Simões Rocha de; Félix, Maurício Antônio; Soares, Keila Graciela Ribeiro; Silveira, Patrícia Rosa daAs empresas adotam um modelo de gestão da qualidade no desenvolvimento de seus fornecedores, sob a expectativa de atender aos seus processos produtivos e às necessidades de seus clientes. Este artigo é resultado da pesquisa de monografia de conclusão de curso. A metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva com natureza qualitativa, baseada na percepção dos autores sobre gestão da qualidade, tendo sido analisado o contexto do desenvolvimento de fornecedores para o cumprimento dos procedimentos de certificações existentes desta relação, bem como a garantia da qualidade para a manutenção dos clientes. As parcerias, utilizadas como estratégia para o desenvolvimento de fornecedores, são características comuns das empresas pesquisadas. Tudo, para que essas empresas possam ser inseridas em um mercado globalizado e competitivo.Item Vivências de prazer e sofrimento no trabalho : um estudo com bancários.(2021) Pena, Felipe Gouvêa; Pereira, Fernanda de Pádua Cardoso Alves; Oliveira, Silvana Alves de; Azevedo, Simone Aparecida Simões Rocha deEste artigo teve como objetivo analisar como um grupo de bancários, alocados em uma agência da cidade de Mariana – MG, significa as vivências de prazer e sofrimento no trabalho, a partir da aplicação do Teste de Evocação de Palavras (TEP). Em uma perspectiva qualitativa, os sujeitos de pesquisa foram convidados a evocar um conjunto de palavras diante de duas expressões indutoras. Ademais, foi solicitado que os participantes problematizassem e explicassem os termos citados. Mesmo diante de uma visão utilitarista do que seja o prazer no trabalho, os resultados enfatizam a presença de dinâmicas de sofrimento na atividade laboral. Corroborando estudos contemporâneos, o trabalho no setor bancário tem evidenciado contradições no que se refere à satisfação dos profissionais. Nesses termos, o texto contribui para o campo de estudos e apresenta uma agenda de pesquisa para novas e necessárias investigações sobre prazer e sofrimento no trabalho, ampliando os níveis de problematização.