MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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Resultados da Pesquisa

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    Bionarrativas sociais e a educação ambiental : um estudo das percepções e vivências ambientais de estudantes de uma escola pública na cidade de Ouro Preto.
    (2024) Reis, Renata Lima Santiago dos; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; Kato, Danilo Seith; Cabral, Wallace Alves; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Maia, Cristina de Oliveira
    A pesquisa investiga possibilidades de Educação Ambiental Urbana tendo como objeto de estudo as percepções e vivências ambientais de estudantes do ensino fundamental de Ouro Preto. Pautamos nosso trabalho na perspectiva dos diferentes modos de existir e ser dos sujeitos em seu território, apresentados na abordagem da Educação Ambiental desde el Sur, bem como nas produções autorais propostas pelos pesquisadores da Caravana da Diversidade, estudiosos da sociobiodiversidade, enquanto tema para o ensino de Biologia. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo: desenvolver uma proposta para promoção de Educação Ambiental contextualizada no território por meio de uma oficina pedagógica para produção de Bionarrativas Sociais, procurando observar as temáticas e apropriações elaboradas por estudantes de uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Ouro Preto, MG. O trabalho tem abordagem qualitativa e envolve a análise textual discursiva. Por meio da oficina desenvolvida, buscou-se compreender a relação dos estudantes com o território e, assim, elucidar as construções ideológicas, políticas, socioculturais e ambientais que se apresentarem. Diante do exposto, construímos os metatextos que apresentam os resultados e discussão, sendo eles: 1º - Elementos mobilizadores para Educação Ambiental contextualizada no território; 2º – Bionarrativas Sociais: um olhar dos estudantes sobre si e sobre o território. Ao analisarmos os fenômenos que se mostram em nossa pesquisa, procuramos reverberar a riqueza dos detalhes, sentimentos, encantamentos, retratados pelos estudantes. Consideramos que a oficina apresentou potencial para integrar os saberes populares, as vivências individuais e coletivas no território e a autoria como caminhos para uma educação ambiental contextualizada no território. Também se fez como espaço de escuta, sendo atenta ao que nossos referenciais denominam colonialidade do ser, do saber, do poder e da natureza. Contudo, nos deparamos com os desafios de mobilizar estes estudantes para que se sentissem confortáveis para expressar suas ideias, opiniões e sentimentos, sendo que eles muitas vezes se mostravam resistentes; bem como despertar nos estudantes maior segurança para a escrita mais autoral.
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    Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.
    (2023) Barbosa, Paula Stockler; Souza, Gilmar Pereira de; Teixeira, Kelison Ricardo; Maia, Cristina de Oliveira; Souza, Gilmar Pereira de
    A hegemonia do conhecimento científico tem sido instaurada de maneira uniformizante na estrutura educacional, entretanto, e oportunamente, esse paradigma vem sendo atualizado em alguns campos formativos, como na Extensão Universitária. Em uma sociedade pluralista como a nossa, um conhecimento único passa a ser visto como supressor, o que vem tornando a multiculturalidade na educação científica uma forma de atuação pedagógica baseada no Diálogo de Saberes. Sendo assim, a presente pesquisa, do tipo qualitativa exploratória, buscou refletir sobre a importância do princípio da dialogicidade para o Ensino de Ciências em atividades de cunho extensionista. Representamos os saberes químicos acadêmicos e escolares trabalhados por meio do ensino universitário, e procuramos estabalecer um diálogo com os saberes apresentados na Mina Du Veloso, considerada acervo turístico e histórico da mineração na cidade de Ouro Preto – MG. Os grupos investigados formam o que denominamos neste trabalho de Círculos Interacionistas (CI), compostos por servidores do Departamento de Química (DEQUI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e por agentes educativos que conduzem a visita orientada na Mina Du Veloso. Os instrumentos para coleta de dados envolveu diário de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionário a cinco integrantes de cada CI, totalizando dez respondentes. Utilizando a técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), emergimos duas categorias analíticas baseadas nas interações dialógicas da pesquisadora com os participantes, (1) Percepção da Extensão Universitária, e (2) Dialogando Saberes. Com isso, objetivamos a caracterização da Extensão na visão dos participantes em paralelo com a associação do entendimento que esses sujeitos têm acerca do que são saberes populares e científicos e quais as relações que eles estabelecem entre esses saberes, e destes na constituição da sua formação. As análises apontam uma noção ainda compartimentalizada do conhecimento, o que leva ao entendimento majoraitário da Extensão Universitária com caráter assistencialista, mas também indicam elementos nas falas transcritas que demonstram abertura da comunidade acadêmica e não acadêmica à heterogeneidade dos saberes nos processos educativos.